Toulouse bate Lyon em casa. Foto: R. Gabalda / AFP

Tempo de leitura: 3 minutos

O Six Nations chegou ao final e agora todos os olhares na França se voltam para o Top 14, que ruma ao final da primeira fase, com muita coisa ainda para ser decidida. O Toulouse (1º) é cada vez mais líder, batendo em casa o Lyon (5º), seguido de perto pelo Clermon (2º) que em seus domínios venceu um jogo duro contra a Section Paloise (11º). Na disputa pelas quatro ultimas vagas nas finais cinco estão separadas por apenas três pontos.

O Toulouse segue absoluto nesse Top 14. Os occitanos jogaram em casa, sem seus melhore jogadores que estavam no Six Nation, mas isso não impediu a equipe de atropelar o Lyon, que veio com o time completo por 53 a 21, engatando o décimo terceiro jogo sem perder. O time marcou oito tries com destaque para o segundo centro Sofiane Guitoune que fez o seu Hat Trick.

- Continua depois da publicidade -

A Section Paloise deixou escarpar uma rara chance de vencer fora de casa esse final de semana. Jogando contra o Clermont o time do interior ficou com um jogador a mais por 60 minutos depois que o segunda linha Philipp Van der Merwe foi expulso por um tackle perigoso, apesar disso os visitantes não conseguiram aproveitar a superioridade numérica e terminaram derrotados por 27 a 14. O Clermont, em desvantagem, fez uma partida pragmática e com muita doação de todos em campo, conquistando um resultado importante, que mantém o time no encalço do Toulouse.

O Castres (3º) teve a missão mais fácil da rodada, recebendo o Perpiganan (14º), que ganhou apenas uma partida na temporada e a história não foi diferente esse final de semana, com os donos da casa vencendo por 36 a 17. Essa é a sexta vitória seguida dos atuais campeões que voltam para a zona de classificação, saltando para a terceira posição.

O Bordeaux (4º) fez valer o fator casa batendo os parisienses do Stade Français (8º) por 26 a 12, um resultado importante para a classificação final das equipes, que colocou o Bordeaux de volta na zona de classificação e empurrou o time de rosa para a sétima posição. O jogo foi muito amarrado e por vezes tecnicamente fraco. Os únicos momentos de rugby mais exuberante vieram das mãos do segundo centro o fijiano Semi Radradra, que participou dos dois tries dos donos da casa.

O Racing (6º) viajou para os Alpes batendo o Grenoble (13º) por 36 a 14, o resultado afunda os donos da casa na zona de rebaixamento, tornando a equipe uma das favoritas ao descenso. Os visitantes dominaram o jogo do começo ao fim, conquistando um importante ponto bônus ofensivo, anotando quatro tries, dois deles do jovem ponta Teddy Thomas, que ainda sonha com uma vaga na seleção francesa.

No início da temporada todos esperavam que o embate entre Toulon (10º) e Montpellier (9º), disputado na Provence dessa vez, seria um duelo entre dois candidatos ao título dado o histórico e os elencos milionários. Dessa vez porém foi diferente com os dois times sem chances de classificação, apenas jogando para evitar uma chance muito remota de rebaixamento. Isso porém não impediu um bom jogo, com os visitantes do Montpellier levando a melhor por 21 a 18, para alívio da torcida visitante essa foi a primeira vez em muito tempo que os forwards do time, grande arma da equipe, tiveram uma atuação dominante. O Toulon perde mais uma em casa e segue seu calvário rumo ao final da temporada.

O pequenino Agen conquistou uma vitória gigante batendo em casa o La Rochelle por 19 a 7 abrindo nove pontos da zona de rebaixamento. Os donos da casa dominaram a maior parte do jogo, mas não conseguiram matar a partida, com os visitantes pressionando até o final. A vitória foi construída principalmente nos pés do abertura australiano Jake Macintyre, que chutou muito bem. A derrota tira os Atlânticos da zona de classificação para as finais e acendo o sinal amarelo.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Toulon 18 x 21 Montpellier

Castres 36 x 17 Perpignan

Grenoble 16 x 34 Racing

Agen 19 x 7 La Rochelle

Bordeaux 26 x 12 Stade Français

Clermont 27 x 14 Pau

Toulouse 53 x 21 Lyon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto