Top League conhece seus quatro primeiros classificados à fase final

Hora de falar da Top League japonesa, pois quatro classificados à segunda fase já estão definidos. E todos são do Grupo B: Yamaha Jubilo, Toyota Verblitz, Canon Eagles e Kobelco Steelers.

 

Yamaha 100%

Domínio total dos azuis de Iwata no grupo B. A equipe de Goromaru encarou o estrelado Red Hurricanes e começou perdendo. Quem tirou o nulo do marcador foi o fullback Saiguchi, aos 3’, com cobrança de penal. Handre Pollard estava no banco e foi o abertura Sato que fez o primeiro try do jogo com conversão de Saiguchi. Com cobrança tranquila de frente para o gol, Goromaru marca os primeiros trés pontos do Yamaha. O try de empate veio aos 23 minutos com o oitavo Kyosuke Horie e conversão de Goromaru. Ainda coube no primeiro tempo um dropgoal de Poseti, botando os vermelhos na frente no final da primeira etapa, 13 a 10.

 

Etzebeth estava fazendo uma boa partida, uma muralha, Ma’le Sau sofreu com um tackle do gigante, na hora do Scrum, Duke Krishnan também trocou farpas com o springbok. mas o segundo tempo foi do Yamaha que nocauteou os vermelhos com cinco tries. Tsujii fez o try de desconto para os vermelhos no ultimo lance. Era uma partida impecável dos azuis que com a dupla Sau e Yatomi vieram lances belos e precisos, um rugby de altíssimo nível de um time que, exceto Potiegeter, não foca em contratação de estrelas e sim no conjunto, jogando aquele estilo do pacifico que consagrou a seleção recentemente. Placar de 41 a 20, mais que merecido.

 

Classificado, o time de Iwata pode terminar invicto e em primeiro lugar, bastando agora duas vitorias simples.

 

Wild Knights deixa a vitória escapar  

O Panasonic começou a partida contra o Toshiba Brave Lupus com tudo, logo aos 3 minutos, Tanaka estava pressionado no campo defensivo e articulou bela jogada com Barnes, fazendo o try mais bonito visto até aqui, a jogada foi concretizada por Kentaro Kodama que recebeu um belo cruzamento na ponta esquerda, ele anda pontuando em todas as rodadas. O jogador que fez a diferença no jogo foi o asa do Toshiba Yamamoto, ele fez dois tries, um no primeiro tempo após boa formação de maul próximo ao ingoal, e outro no segundo após grande pressão em busca do empate, quando o jogo persistia no placar de 17 a 10. A conversão de Fraçois Steyn deu números finais ao jogo, já que o dropgoal de Berrick Barnes no ultimo momento não entrou. Placar Final: 17 a 17.

 

O Panasonic não está matematicamente classificado, já que o quinto colocado pode chegar a 26 pontos. Uma vitória com ponto bônus na próxima rodada e derrota de Suntory ou Arcs selam a classificação antecipada.

 

Derby de Tóquio: Suntory no G-4

O NTT Shining Arcs não resistiu ao Sungoliath a equipe amarela demorou 53 minutos para tirar o zero do placar, quando já havia sofrido 4 tries na primeira etapa.O Suntory nao mexeu no placar durante todo o segundo tempo e no ultimo momento Tusi Pisi marcou seu try e o competente Kosei Ono converteu e fez a ultima movimentação no jogo. Com o Placar de 38 a 5, a vitória com ponto bônus colocou o Suntory à frente do Shining Arcs nos critérios de desempate, ambos com 16 pontos, a briga segue acirrada.

 

Despedindo do título

Na quinta rodada, Honda, Spears, Ricoh, Red Hurricanes, Shuttles, Coca-Cola e Green Rockets se despedem da chance de levantar a Lixil Cup. Agora a briga é na parte de baixo para conseguir pontos na próxima fase no torneio playdown.

 

Ricoh Black Rams  outra equipe famosa por dar trabalho aos grandes tem desempenho pífio contra o Kintetsu Liners, que parece ter ambições maiores dentro da competição. Os pretos perderam por 40 a 22 e não passaram perto da vitória. Bernard Foley e seus companheiros brigarão para não cair, enquanto o Liners segue na briga pelo título.

 

No duelo dos tradicionais verdes, o NEC Green Rockets afundou de vez contra o Verblitz, o primeiro tempo foi inusitado foram apenas dois penais, um pra cada lado, já na segunda etapa a pilha dos Rockets acabou. 5 Tries foram marcados pelo Toyota Verblitz que venceu por 34 a 3.

 

O Kubota Spears enfrentou o Honda Heat no confronto direto. A conta era simplesmente vencer com ponto bônus, outro resultado desclassificaria os dois. Em uma partida de pouca movimentação no placar cada time saiu vitorioso em um tempo. A primeira etapa foi do Heat, dois tries, Koji Nakata e Daisuke Konishi, mas quem começou vencendo foi o Spears com try de Otukolo no primeiro minuto de ação. O placar era 12 a 7 e somente aconteceu um try penal e uma penalidade para os Spears, Takahashi marcou todos os pontos. E assim aos 23 minutos a partida tinha seu desfecho. Kubota Spears 17 a 12.

 

Os vermelhos de Kobe enterraram o Coca-Cola por 47 a 24, completando assim a lista dos clubes que investiram em talentos individuais que não respondem em campo. Fechando a rodada ainda teria a desclassificação dos Shuttles que venceram em um primeiro tempo morno, 5 a 0, viram a reação do esforçado Canon Eagles que anotou 5 tries e selou a classificação. Agora Kobelco e Eagles brigam para saber quem ficará melhor colocado. Ambos enfrentarão os mesmos adversários nas ultimas rodadas, Yamaha e Verblitz.

Equipes expressivas, públicos expressivos

Não e uma questão de um aumento sensível, é um aumento severo. Públicos compatíveis com grandes ligas europeias. O duelo entre Toshiba Brave Lupus e Panasonic Wild Knights reuniu mais de 20 mil pessoas. Outros jogos marcaram também torcidas acima do que é habitual em uma liga que não está entre as grandes torcidas de modalidades como beisebol e futebol na terra do sol nascente. A média da rodada foi de 9.327 e um aumento de mais de 100% comparado a mesma da edição passada, não houve sequer um jogo acima de 12.189 pessoas em toda a temporada regular de 2014/2015, recorde quebrado por duas vezes na competição atual, o anterior foi acima de 18.000.

 

Escrito por: Leandro Vieira

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Shining Arcs 5 x 38 Sungoliath

Brave Lupus 17 x 17 Wild Knights

Liners 40 x 22 Black Rams

Heat 12 x 17 Spears

Verblitz 34 x 3 Green Rockets

Jubilo 41 x 20 Red Hurricanes

Steelers 47 x 24 Red Sparks

Shuttle 19 x 35 Eagles

 

Clube Jogos Pontos
Grupo A
Panasonic Wild Knights 7 31
Toshiba Brave Lupus 7 26
Kintetsu Liners 7 23
NTT Shining Arcs 7 22
Suntory Sungoliath 7 21
Kubota Spears 7 10
Honda Heat 7 05
Ricoh Black Rams 7 02
Grupo B
Yamaha Jubilo 7 29
Kobelco Steelers 7 27
Toyota Verblitz 7 26
Canon Eagles 7 25
Toyota Industries Shuttles 7 13
NTT-Docomo Red Hurricanes 7 12
NEC Green Rockets 7 07
Coca-Cola West Red Sparks 7 03

Comentários