Top League: Yamaha segue líder, Panasonic se recupera, Toshiba tropeça

ARTIGO COM VÍDEOS – No último final de semana a Top League japonesa chegou à sua quinta rodada com apenas dois times permanecendo invictos: Yamaha Jubilo e Suntory Sungoliath. Destaques também para a vitória do Panasonic Wild Knights e para a derrota do Toshiba Brave Lupus.

 

Três jogos no Príncipe Chichibu: Gramado Castigado

Na sexta, os Shining Arcs, com a vantagem de jogar em Tóquio como visitantes, não tiraram proveito e perderam para o Panasonic por 42 a 14. Um jogo que foi vencido pelos Azuis por todo momento, não tendo sofrido um ponto sequer até os 18 minutos do segundo tempo, quando vencia por 35 a 0.


 
O primeiro desafio de sábado na casa do rugby japonês foi uma partida de campo neutro. Kubota Spears, o mandante foi derrotado pelo Kintestu Liners. Os Liners de Osaka, perdendo por 20 a 15, alcançaram a virada aos 20 minutos da segunda etapa com try de Atsushi Kashimoto, ampliando com mais um nos últimos 10 minutos com Shigemitsu. O placa final foi de 29 a 20. O Kubota spears de Tatekawa vai mal, ocupa a décima primeira posição.

 

O Yamaha Júbilo segue regular e desprendido na liderança, foi pouco agredido e venceu com imponência o
Ricoh Black Rams fora de casa, já que o mandante era a equipe visitante (?). O placar de 47 a 14 foi construído com belos tries, mesmo o gramado estando bastante ruim. O try mais bonito da partida aconteceu logo aos 4 minutos quando Rocky Havili recebeu belo cruzamento de Otao e com um offload tocou para Masatoshi Miyazawa marcar. Novamente Yatomi foi decisivo marcando seu try. Se lá no início estava afirmado que o try mais bonito foi Miyazawa, pois bem, talvez não seja, pois a bela jogada individual de Gerhard van den Heever para fechar o placar foi impecável.

 

Os invencíveis azuis de Iwata caminham para seis rodadas teoricamente mais fáceis, tendo seu maior desafio somente em dezembro quando enfrentam o Kobelco Steelers, sendo que após esse embate o último grande desafio será contra o Sungoliath, talvez já estando com o título assegurado ou afunilado até lá.
 
Demais Resultados: Kobelco atropela Shuttles

O lindo try do fullback Codey Rei anunciava o que estava por vir. Poucos instantes depois, Nicholas Ealey ampliou com outra pintura, que começou com um dummy seguido de um “chapéu”, olé completo. A partida terminou em 41 a 5 para o Kobelco Steelers, partida limpa, sem cartões.

 
Algo completamente atípico aconteceu, Coca-Cola não apenas venceu como aplicou 42 a 12. O Honda Heat, amarga a última colocação com zero vitórias até aqui. Emoções não faltaram na vitória do NEC Green Rockets contra o Toyota Verblitz. Yuta Haruyama Foi amarelado nos minutos finais de partida quando sua equipe vencia por 17 a 12. O try da virada dos Rockets saiu aos 34, Mao Enoki, convertido por Yu Tamura que ainda acertou um penal no apagar das luzes, 19 a 17.


 

O Suntory Sungoliath venceu o Canon Eagles por 37 a 22 em Yamashi, mais de 100km distante de Tokyo, torcedores das duas equipes teriam que pegar a estrada para verem o certame, pouco mais de 2.000 pessoas lá estavam. O dérbi foi disputado, vários belos tries com direito a golaço Juanclaude Roos, dos Eagles.

 

Sanix Blues querendo ser grande

Nesta temporada nem o torcedor mais fanático poderia esperar que os azuis de Munakata fariam um bom início de temporada como estamos vendo. Em uma partida inusitada onde apenas pouco mais de 3.000 pessoas viram os azuis jogando de vermelho e os vermelhos jogando de azul. Somente durante o cartão amarelo de Hencus Van Wyk houve a retomada da liderança no placar pelo Toshiba Brave Lupus, pois o time de Andrew Everingham com 5 tries e três conversões assegurou, por boa parte do segundo tempo, sua vitória por 31 a 21.


 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Wild Knights 42 x 14 Shining Arcs

Spears 20 x 29 Liners

Heat 12 x 42 Red Sparks

Jubilo 47 x 14 Black Rams

Steelers 41 x 05 Shuttles

Green Rockets 22 x 17 Verblitz

Blues 31 x 21 Brave Lupus

Sungoliath 37 x 22 Eagles

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Yamaha JubiloShizuoka1048
Suntory SungoliathTóquio1047
Panasonic Wild KnightsGunma1038
Kobelco SteelersKobe1038
Toyota VerblitzToyota1033
NTT Shining ArcsChiba1026
Ricoh Black RamsTóquio1024
Toshiba Brave LupusTóquio1022
Munakata Sanix BluesMunakata1021
NEC Green RocketsChiba1020
Canon EaglesTóquio1016
Kubota SpearsChiba1015
Kintetsu LinersOsaka1013
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1012
Honda HeatSuzuka1006
Toyota Industries ShuttlesNagoya1006

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

– 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
– 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
– 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira

Foto: Kenji Demura – JRFU

Comentários