Tempo de leitura: 6 minutos

Faltam apenas três rodadas para o fim da primeira fase do Top 14 e a briga pelo mata-mata segue intensa. O Toulon (1º) foi derrotado pelo La Rochelle (9º), mas segue na liderança isolada da liga. O Castres (12º) continua sua reação milagrosa contra o rebaixamento ao bater em casa o Clermont (2º), enquanto o Toulouse (3º) superou o Stade Français, em Paris (4º), no grande clássico nacional.

 

O Racing Métro (5º), por sua vez, foi batido fora de casa pelo Oyonnax (6º), que fecha a lista de classificados paras as finais. O Montpellier (7º), possível outro finalista, parece ter perdido fôlego ao ser derrotado fora de casa pelo Brive (10º). Já na parte de baixo da tabela, o Lyon (14º) recebeu o Bordeaux (8º), que ainda busca uma luz no fim do túnel pela classificação, e praticamente teve selado seu rebaixamento. Por fim, o Grenoble (11º) foi do céu a inferno e acabou derrotado, no País Basco, pelo Bayonne (13º).

- Continua depois da publicidade -

 

Toulon tropeça no Atlântico

O La Rochelle mais uma vez surpreendeu um gigante. Jogando em casa, os aurinegros bateram o supercampeão Toulon, por 32 a 29, e praticamente garantiram sua vaga no Top 14 na próxima temporada. Os atlânticos jogaram um rugby envolvente e, mesmo pecando nos penais, fizeram uma partida para se orgulhar, pondo a bola no chão com os pontas Sereli Bobo e Alofa Alofa, o centro Malietoa Hingano e o fullback Kini Murimurivalu. O Toulon, que poupou vários atletas pensando na Champions Cup, fez apenas dois tries com o ponta Josua Tuisova e o oitavo Mamuka Gorgodze e se aproximou no placar com a tradicional eficiência nos chutes. Faltando apenas três rodadas para o fim da competição, o La Rochelle viaja pra enfrentar o já rebaixado Lyon e pode carimbar sua permanência no Top 14. O Toulon se aproveitou do tropeço dos rivais para continuar na liderança e recebe agora o desesperado Castres.

 

Castres se mantém vivo na competição

O Clermont, classificado para a final da Champions Cup, entrou em campo sem foco e acabou surpreendido por 31 a 10 diante de um Castres que tem deixado o coração em campo a cada partida, trazendo alívio para sua torcida, a qual tem demonstrado apoio incondicional a cada jogo. Os donos da casa contaram com uma atuação inspirada do ponta Sitiveni Sivivatu, que anotou três tries, e também colocaram a bola no chão o também ponta Remy Grosso e o pilar reserva Yannick Forestier. O ponto de honra do Clermont foi marcado pelo fullback Jean Buttin.

 

Apesar de estar jogando bem o Castres continua a perigo, empatado em pontos com o Bayonne (13º), e tem a dura missão de bater longe de casa o poderoso Toulon, sob o risco de voltar à zona da degola. Com a derrota, o Clermont deixa de assumir a liderança. Nada muito dramático para a equipe que mantém a excelente segunda colocação, mas corre o risco de ter de jogar as quartas de final.

 

Brive garante mais um ano na divisão de elite

Os alvinegros do Limousin bateram o milionário Montpellier em casa por 15 a 10 e praticamente se garantiram no Top 14 mais um ano. Os donos da casa não jogaram um rugby vistoso, mas venceram na dedicação e no esforço coletivo, mesmo tendo de sacrificar o jogo bonito. O único try foi marcado pelos visitantes com o ponta Yohann Artru. Com o resultado, a torcida do Brive respira aliviada. O time agora viaja para enfrentar o Toulouse. A derrota é um duro golpe nas luta do Montpellier pelo mata-mata e os azuis jogam suas últimas fichas viajando para enfrentar o desesperado Bayonne.

 

Oyonnax se firma entre os grandes

Aos poucos a equipe da pequena Oyonnax foi cavando seu espaço no campeonato e agora pode se orgulhar de estar muito perto da classificação ao mata-mata. Destacando-se sempre pelos excelentes jogos contra os times mais fortes, o rubronegro aplino agora bateu em casa, por 21 a 16, o milionário Racing Métro. A partida não foi a mais bonita do mundo e viu os donos da casa jogando um rugby eficiente e voltado para o resultado. O Oyonnax conseguiu superar o try do Racing, único do jogo, com o ponta Juan Imhoff, e garantiu a vitória pelos pés de Urdapilleta. O pequeno notável agora viaja para enfrentar o Bordeaux, que joga ainda pela Pré-Champions Cup, e pode voltar da terra dos vinhos já com a classificação garantida. O Racing precisa parar de tropeçar, sob o risco de ter de jogar as finais longe de Paris, e agora recebe o Stade Français no grande clássico da Cidade Luz, precisando de um bom resultado.

 

O Toulouse volta a incomodar e vence Le Clasico

Demorou mas os maiores campeões franceses parecem ter encontrado o seu rugby. O gigante viajou até Paris e venceu o Stade Français por 21 x 12 no aclamado Le Clasico, o grande clássico do rugby francês. Os occitanos foram os únicos a colocarem a bola no chão, com o fullback Maxime Médard e o asa Yannick Nyanga. Os parisienses tiveram sua melhor chance com Bézy, logo após o try de Médard, mas seu try foi anulado pela arbitragem.

 

Mesmo com a derrota, o Stade Français está muito perto da classificação e agora se prepara para o grande clássico de Paris contra o Racing Métro. O Toulouse cresce no momento certo e recebe o Brive de olho na segunda colocação.

 

Bayonne vence e mantém na luta contra a degola

Os bascos precisavam vencer em casa para continuarem no encalço do Castres na luta contra a segunda divisão. A equipe não decepcionou sua torcida e fez uma grande partida, vencendo por 43 a 33 e conquistando um ponto-bônus ofensivo que, de quebra, afundou o Grenoble, agora ameaçado pela degola. Os donos da casa dominaram a partida do começo ao fim marcando seis tries, com o fullback Scott Spedding (três vezes), os centros Mathieu Ugalde e Martin Bustos Moyano e o ponta Joe Rokocoko. Os alpinos só fizeram seus pontos nos minutos finais com o segunda linha reserva Paul Willemse, o fullback reserva Jono Owen e um penal try.

 

O Bayonne ainda se mantém na zona de rebaixamento, mas segue empatado com o Castres e, na próxima rodada, quando viaja para enfrentar o Montpellier, já poderá deixar essa incômoda situação. O Grenoble se vê em uma situação crítica e, se algumas rodada atrás o time era cotado para disputar as finais, agora os jogadores começam a se preocupar com um possível rebaixamento.

 

Lyon espera um milagre

O Bordeaux viajou até Lyon para agarrar suas últimas esperanças de ir à Champions Cup e praticamente rebaixou os donos da casa, vencendo por 37 a 22. Fizeram os tries do Union os pontas Blair Connor (duas vezes) e Sofiane Guitoune, enquanto os donos da casa responderam com o hooker Damien Fitzpatrick, o fullback Jérôme Porical e o centro Enrico Januarie. O resultado deixa o Lyon em uma situação desesperadora, precisando vencer todos os três jogos que faltam, sendo o próximo em casa contra o La Rochelle. O Bordeaux, por sua vez, recebe o Oyonnax e ainda sonha com ao menos o sétimo lugar, para tentar sua classificação inédita à Champions Cup.

 

Agen vence e cresce na Pro D2

Na segunda divisão francesa, o título já é do Pau, mas a luta pelas quatro vagas no mata-mata pelo vice-campeonato e promoção ao Top 14 segue intensa. Com apenas mais duas rodadas para o fim da temporada regular, quem deu um passo crucial rumo à classificação foi o Agen, que atropelou justamente o Pau por 41 x 20 e assumiu a vice-liderança isolada, 7 pontos acima do sexto colocado (o primeiro de fora da zona de classificação).

 

O Agen foi beneficiado pela derrota do Perpignan, pesados 52 x 14 frente ao Aurillac, que pulou para a quinta posição. A derrota jogou o Perpignan para o terceiro lugar, ao passo que o quarto colocado é o Mont-de-Marsan, que superou fora de casa o Montauban e se igualou em pontos aos catalães. Já o Aurillac se beneficiou da derrota do Biarritz fora de casa, 42 x 33 , diante do Colomiers. Com o resultado, o Aurillac se igualou aos bascos em pontos, mas assumiu a quinta posição pelo saldo, deixando em sexto o Biarritz. O Albi também soma os mesmos 72 pontos de Aurillac e Biarritz, após vencer fora de casa o Dax, mas está em sétimo por conta do saldo, deixando a briga emocionante.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Stade Français 12 x 21 Toulouse, em Paris

La Rochelle 32 x 29 Toulon, em La Rochelle

Bayonne 42 x 33 Grenoble, em Bayonne

Brive 15 x 10 Montpellier, em Brive

Lyon 22 x 37 Bordeaux, em Lyon

Oyonnax 21 x 16 Racing Métro, em Oyonnax

Castres 31 x 10 Clermont, em Castres

 

ClubeCidadeJogosPontos
ToulonToulon2676
ClermontClermont-Ferrand2675
ToulouseToulouse2670
Stade FrançaisParis2670
Racing MétroParis2665
OyonnaxOyonnax2662
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2661
MontpellierMontpellier2655
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2653
BriveBrive2653
CastresCastres2652
BayonneBayonne2652
LyonLyon2641
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à fase preliminar da Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Aurillac 52 x 14 Perpignan, em Aurillac

Carcassonne 20 x 17 Massy, em Carcassonne

Colomiers 42 x 33 Biarritz, em Colomiers

Dax 24 x 29 Albi, em Dax

Montauban 17 x 19 Mont-de-Marsan, em Montauban

Narbonne 16 x 16 Bourgoin, em Narbonne

Tarbes 35 x 22 Béziers, em Tarbes

Agen 41 x 20 Pau, em Agen

 

ClubeJogosPontos
Pau3094
Mont-de-Marsan3083
Perpignan3082
Agen3081
Albi3080
Aurillac3077
Biarritz3077
Colomiers3069
Carcassonne3066
Montauban3064
Béziers3063
Tarbes3062
Bourgoin3052
Narbonne3050
Dax3047
Massy3041
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento