Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A França respirou neste fim de semana a largada de seu mata-mata, com a fase de repescagem para as semifinais. Diferente do PRO12 e da Premiership, o Top 14 qualifica seus seis primeiros colocados ao mata-mata, com os dois melhores – La Rochelle e Clermont – garantindo lugar diretamente nas semifinais, enquanto o 3º, o 4º, o 5º e o 6º colocados se enfrentaram valendo as duas últimas vagas nas semifinais. No primeiro duelo, na sexta, o Toulon venceu o Castres no sofrimento, 26 x 22, e se garantiu na partida contra o melhor time da temporada regular, o La Rochelle. Já no sábado, o Racing venceu fora de casa o Montpellier, 22 x 13, em embate de times milionários, e agora pensa no confronto com o Clermont.

 

O Toulon fez valer o mando de jogo e segue firme sonhando com uma taça, depois de viver momento em baixa, apesar do investimento que faz em atletas “galáticos”. E foi uma de suas estrelas que roubou a cena no Stade Mayol contra o Castres, em partida com sabor de rivalidade, pois os dois clubes se enfrentaram nas finais do Top 14 de 2013 e 2014, com um triunfo para cada lado. Foi o galês Leigh Halfpenny que se destacou, somando 18 pontos da vitória dos rubronegros.

- Continua depois da publicidade -

 

Os donos da casa largaram na frente no primeiro tempo, com Halfpenny arrematando 2 penais e com o pilar Laurent Delboulbès rompendo para o primeiro try do jogo aos 19′, recebendo passe de François Trinh-Duc. 13 x 03 na pausa para os provençais. Depois, no segundo tempo, o Toulon se complicou com dois amarelos, de Liam Gill, aos 48′, por tackle alto em Kockott (em lance que teve o try de Cambezou, do Castres, anulado pelo TMO), e de Drew Mitchell, aos 55′, também por um tapa na bola que impediu os visitantes de chegarem ao try. O árbitro deu penal try a favor do Castres, que teve um forte segundo tempo recompensado no placar. O Toulon, no entanto, se saiu muito bem na missão de jogar com 13 e depois 14 homens, e ainda brilhantemente guardou um try com um homem a menos, aos 64′, com Halfpenny levando a torcida da casa ao delírio e devolvendo a frente no placar aos Toulonnais. O Castres pressionou na busca pela frente, mas só somou pelos pés de Urdapilleta, enquanto Halfpenny respondeu na mesma moeda. 26 x 22 sofridos e emocionantes para os atuais vice campeões franceses.

 

No sábado, foi a vez do Montpellier, sedento por um primeiro título do Top 14, receber o atual campeão Racing, e, em jogo emocionante, sucumbiu frustrando seu torcedor. O jogo começou bom, com Leone Nakarawa, aos 15′, marcando o primeiro try do jogo para os parisienses e com Benoit Paillaugue dando o troco aos 19′ para os donos da casa, com um 7 x 7 promissor no início. Aos 24′, o Racing virou o marcador com try de Teddy Thomas, enquanto Catrakilis reduziu par o Montpellier antes do intervalo, com um 14 x 10 para os visitantes.

 

No segundo tempo, o Montpellier balançou quando, aos 44′, François Steyn recebeu cartão amarelo, mas se manteve firme na perseguição do placar com Catrakilis guardando novo penal, 14 x 13. O suspense no placar persistiu com muitos erros dos dois lados e só se resolveu aos 75′, quando o ex All Black Joe Rokocoko correu para o precioso try da vitória do Racing. No fim, o Montpellier ainda teve Jannie Du Plessis recebendo cartão vermelho, mas já sem esperanças de reação. 22 x 13 para os parisienses, que seguem renascendo após momentos ruins na temporada.

 

Também diferente das ligas inglesa e celta, a liga francesa não tem mando de jogo nas semifinais. Os dois jogos serão em campo neutro, em Marselha, na sexta e no sábado que vem. A grande final ocorre um final de semana depois das outras ligas, com o duelo decisivo marcado para o dia 4 de junho, em Paris.

 

Toulon copy26versus copiar22castres

Toulon 26 x 22 Castres, em Toulon

 

Montpellier logo novo copy13versus copiar22

Montpellier 13 x 22 Racing, em Montpellier

 

Semifinais

Dia 26/05 – 16h00 – La Rochelle x Toulon, em Marselha

Dia 27/05 – 13h00 – Clermont x Racing, em Marselha

 

*Horários de Brasília

 

Foto: LNR – Toulon x Castres