Tempo de leitura: 4 minutos

co

Enquanto o Pro12 e a Premiership disputaram neste fim de semana suas semifinais, o Top 14 francês está uma fase atrás, em sua repescagem (as barrages, em francês), que definiram os dois times que se juntarão a Toulon e Clermont nas semifinais. 

Na primeira repescagem, o Toulouse, 3º colocado, fez uma partuda memorável diante do Racing Métro, 6º colocado, e garantiu sua vaga para enfrentar o Toulon na primeira semifinal, no dia 24. Já no sábado, o Castres, 4º colocado, se impôs em sua fortaleza sobre o Montpellier, 5º colocado, garantindo vaga para enfrentar o Clermont, no dia 25. As duas semifinais serão em campo neutro, na cidade de Nantes. Já a finalíssima será no dia 1º de junho, em Paris.

- Continua depois da publicidade -

 

Toulouse volta a brilhar

Na primeira partida do mata-mata final do Top 14, o Toulouse recebeu o Racing Métro e mostrou um nível de rugby que há muito não mostrava, chegando às semifinais pela 20ª vez consecutiva (isto é, desde o início da era profissional, o Toulouse jamais deixou de chegar a uma semifinal). 

O início da disputa foi de erros dos dois lados. McAllister abriu o placar para o Toulouse com penal aos 3′, mas Wisniewski virou o placar com 2 penais para os parisienses, que começaram em bom ritmo o duelo. Porém, a vantagem Ciel et Blanc durou pouco. Aos 17′, a rápida ação troca de passes do Toulouse foi finalizada por Fickou, recebendo grande passe de Jauzion. O Racing Métro voltou a equilibrar as ações, mas foi McAllister que marcou novamente, com mais um penal aos 24′. As chances foram aparecendo para os dois lados, com a partida ganhando em velocidade. E quem foi premiado antes do intervalo pela persistente foi o Racing Métro, com Matadigo finalizando com estilo a rápida troca de passes da linha parisiense em contra-ataque. 14 x 11 para o Toulouse no intervalo.

Na segunda etapa, o Toulouse deu um grande passo para a vitória com um reinício de alto nível. Aos 42′ e aos 49′, McAllister arrematou 2 penais para o Toulouse, que seguiu praticando um rugby de muitos passes com reza sua tradição. Aos 52′, Picamoles completou o poderoso volante rubronegro fazendo o segundo try dos anfitriões. 

O Racing Métro seguiu vivo na disputa e, aos 55′, deu o troco com try de Chavancy, escapando pela ponta. Porém, o Toulouse esfriou a reação dos Racingmen com novo penal chutado por McAllister. Aos 61′, Wisniewski respondeu com penal importante para os visitantes, mas o Toulouse não tardou a arrancar outro penal, novamente chutado com precisão por McAllister. Um duro golpe para os parisienses, que já não tiveram mais como reagir. Aos 75′, McAllister deu números finais com mais um penal: 33 x 19. 

 

Castres faz valer o mando de jogo

O Castres, por sua vez, manteve sua grande forma jogando em seu acanhado Stade Pierre-Antoine, uma verdadeira panela de pressão que cozinhou o time do Montpellier na segunda repescagem. O partida foi com muito menos espaço e o Castres fez valer seu jogo de forwards para impedir que a forte linha do Montpellier tive espaços para jogar. 

O Montpellier começou melhor o prélio, com Paillaugue acertando o primeiro penal aos 3′. Jogando na inteligência, Talès empatou o jogo com um drop goal para o Castres, para levantar o estádio. Paillaugue respondeu com mais um penal para o Montpellier, aos 19′, respondido aos 25′ com penal chutado por Kockott. O Montpellier apostou também no seu poderoso pack para duelar com o Castres, mantendo a partida truncada e sem espaços, ao invés de buscar sua habilidosa linha. A estratégia se provou falha e o time da casa foi, pouco a pouco, tomando as rédeas da partida. Aos 30′ e aos 39′, Kockott chutando mais 2 penais, respondidos aos 34′ por Paillaugue. 12 x 9 ao final do primeiro tempo.

Com o cartão amarelo recebido por Gorgodze aos 37′, o Montpellier já previa um duro início de segundo tempo, que se confirmou com vantagem territorial pendendo favorável ao CO. A pressão inicial fez efeito e Claassen encontrou o único try da partida aos 45′, para abrir vantagem a favor do Castres. A torcida cresceu e o Montpellier voltou a errar, cedendo penal ao Castres aos 53′. O jogo se equilibrou, com o Montpellier se mostrando muito aguerrido em campo. Aos 58′, Paillaugue descontou com mais um penal para os visitantes. Mas, aos 62′, Kockott não perdoou mais um penal, abrindo uma vantagem que se provou decisiva a favor do CO. Os minutos finais foram tensos, mas a vitória foi assegurada para o time de Midi. 25 x 12.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Repescagens (Barrages)

Toulouse badge33versus copiar19racing metro

Toulouse 33 x 19 Racing Métro, em Toulouse 

castres25versus copiar12montpellier

Castres 25 x 12 Montpellier, em Castres 

 

Semifinais

Toulon x Toulouse, em Nantes – Dia 24/5

Clermont x Castres, em Nantes – Dia 25/5