Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Na onda dos testes de regras novas e propostas de novas matemáticas para a pontuação do rugby, a África do Sul parece estar indo longe demais. Nesse fim de semana, foi dada a largada para a Varsity Cup 2016, o Campeonato Universitário Sul-Africano, certamente uma das mais fortes competições universitárias do planeta.

 

A novidade para este temporada é a introdução de tries de 9 pontos! Calma, o try segue valendo 5 pontos e a conversão 2 pontos, porém na Varsity Cup haverá bônus para tries dependendo de onde a jogada se iniciou. Caso a jogada do try tenha sido iniciada entre a linha de 22 metros de ataque e o meio campo, 2 pontos extras serão dados ao try, isto é, ele valerá 7 pontos. E caso o try seja iniciado no campo de defesa do time que marcou o try a jogada valerá quatro pontos extras, isto é, o try valerá 9 pontos! O que determina onde uma jogada se inicia e termina são as chamadas fases, portanto para o try valer 9 pontos nenhuma formação ou troca de posse de bola poderá ter ocorrido no meio da jogada que tenha se iniciado no campo de defesa para que os 9 pontos sejam validados. O objetivo da medida é aumentar a velocidade e a fluidez das ações, privilegiando o jogo aberto sobre o jogo de contato.

- Continua depois da publicidade -

 

E o primeiro try valendo 9 pontos foi marcado logo na primeira rodada, com Barendo Janse van Rensburg marca para o NWU Pukke contra o UP-Tuks.

 

 

3 COMENTÁRIOS