Ulster e Leinster vencem galeses e sobem no PRO12; Enisei é campeão russo

ARTIGO COM VÍDEOS – A quinta rodada do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, foi toda dominada pelos irlandeses, com Ulster, Munster, Leinster e Connacht ganhando e subindo na tabela. O Glasgow Warriors também se recuperou e reencontrou as vitórias.

 

Ulster e Leinster derrubam galeses

A jornada do PRO12 tem dois encontros muitos aguardados entre equipes de Gales e Irlanda, e ambos acabaram com vitórias irlandesas. Jogando em casa, o Ulster se manteve no topo da tabela ao vencer os Ospreys no sufoco por 9 x 7, Logo aos 5′, Nicky Smith fez o try dos Ospreys, mas os norte-irlandeses mostraram poderosa defesa e confiaram nos pés de Paddy Jackson, que chutou 3 penais, sendo o último aos 78′, para garantir uma dramática vitória.

 

Em Cardiff, foi a vez do Cardiff Blues conhecer sua primeira derrota no campeonato ao cair diante do Leinster, liderado pelo inspirado Jonny Sexton. Anscombe, aos 31′, para os Blues, e Ruddock, aos 49′, para os visitantes, fizeram os único tries da partida, enquanto Sexton chutou três penais precisos para dar a vitória ao time de Dublin. O penal final veio aos 70′, quando Cardiff tinha um homem a menos, desempatando o duelo.


 

Munster e Connacht pegam o elevador

Invicto está o Munster, agora vice líder do torneio. O time do sul da Irlanda recebeu os italianos do Zebre e não deu chances ao oponente, fazendo 49 x 05. CJ Stander, o capitão, fez dois dos sete tries para os vermelhos na partida.

 

Já o Connacht finalmente saiu do zero e conquistou sua primeira vitória ao bater em casa os escoceses do Edinburgh, 28 x 15. Adeolokun, aos 9′, Roux, aos 36′, Kelleher, aos 45′, e Robb, aos 73′, anotaram os tries dos atuais campeões do PRO12.


 

Scarlets e Glasgow se recuperam

Quem também se reergueu foram Scarlets e Glasgow. O time de Llanelli foi o único galês a triunfar na rodada, derrotando fora de casa os italianos do Treviso por 22 x 6, com tries de Kruger, DTH van der Merwe e Steff Evans, apesar da indisciplina galesa no jogo.

 

Já os escoceses do Glasgow Warriors venceram em Gales os Dragons por 26 x 17, com Flynn e Alex Allan fazendo os dois tries do triunfo dos Warriors.


 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Treviso 06 x 22 Scarlets

Cardiff Blues 13 x 16 Leinster

Ulster 09 x 07 Ospreys

Munster 49 x 05 Zebre

Dragons 17 x 26 Glasgow Warriors

Connacht 28 x 15 Edinburgh

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork933
LeinsterIrlandaDublin932
OspreysGalesSwansea931
ScarletsGalesLlanelli927
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow926
UlsterIrlandaBelfast823
Cardiff BluesGalesCardiff922
ConnachtIrlandaGalway815
DragonsGalesNewport915
EdinburghEscóciaEdimburgo914
ZebreItáliaParma707
Benetton TrevisoItáliaTreviso906

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Na largada do Eccellenza italiano, Calvisano foi o único a vence com bônus – Por Giorgio Vuerich

Neste fim de semana teve início o Eccellenza, o Campeonato Italiano, competição que é hoje o segundo escalão do rugby da Itália, abaixo dos dois times do país que jogam o PRO12.
Os brescianos do Calvisano, vices da temporada passada, não perderam tempo e atropelaram na estreia os romanos da Lazio com um seco 49×9. Começo seguro para os anfitriões, com dois tries do abertura Novillo nos primeiros 15 minutos. Na segunda metade veio terceiro try de Novillo, além de mais três tries do n°8 Giammarioli, ampliando o placar para a 49×9.
Vitória sofrida para o campeão Rovigo no campo do Reggio Emilia, campeão da segunda divisão, por 25×13. Depois do um primeiro tempo terminado em empate de 6×6, os “Bersaglieri” marcam seu try na segunda etapa com o segunda linha Parker, mas o hooker Manghi empatou de imediato, 13×13. O jogo foi decidido através do try marcado pelo scrum-half Chillon, aos 60′, enquanto o try da abertura Rodriguez nos acréscimos privou os Devils do bônus.
Em Padova, depois de um primeiro tempo que terminou em 21×0 a favor de Petrarca, graças aos tries de Bettin, Conforti e Acosta, o Viadana reagiu no segundo tempo, encurtando o placar com Ormson e Taikato, mas não foi suficiente. Vitória do Petrarca, 27×19.

 

No primeiro clássico Vêneto da temporada, Mogliano caiu por 23×20 fora de casa contra o San Donà, que terminou a primeira etapa em 10×8 na frente. Na segunda metade, Mogliano virou o placar com um try de Ferraro, mas os chutes de Ambrosini garantiram o triunfo para San Donà.

 

Em Roma, por fim, os policias do Fiamme Oro derrotaram os Lyons de Piacenza por 22×16.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Reggio 13 x 25 Rovigo

San Donà 23 x 20 Mogliano

Petrarca 27 x 19 Viadana

Fiamme Oro 22 x 16 Lyons

Calvisano 49 x 09 Lazio

 

ClubeCidadeJogosPontos
CalvisanoCalvisano418
PetrarcaPadova414
San DonàSan Donà414
RovigoRovigo410
ViadanaViadana410
MoglianoMogliano410
Fiamme OroRoma407
ReggioReggio Emilia407
LyonsPiacenza406
LazioRoma403

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais;
– 10º lugar – Rebaixamento

 

Dérbi siberiano decidiu a Premier League da Rússia

Na Rússia, o sábado foi de final de sua liga profissional. E a decisão foi o grande dérbi do país entre os dois clubes da cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, verdadeira capital do rugby no país. Depois de uma grande campanha em gramados europeus na Challenge Cup passada, o Enisei voltou a se afirmar como o melhor time russo do momento e derrotou seu rival por 22 x 09, conquistando a segunda taça seguida. Nesta temporada, o Enisei jogará novamente a Challenge Cup, segunda copa europeia, enquanto o Krasny Yar estará no Torneio Qualificatório Europeu, a terceira competição de clubes do Velho Continente.

 

rpl

Premier League – Campeonato Russo

Final

Enisei 22 x 09 Krasny Yar, em Krasnoyarsk

Lista de campeões russos (desde 1992)

1 – Krasny Yar – 10 títulos

2 – VVA Saracens Moscow – 8 títulos

3 – Enisei-STM – 7 títulos

 
Foto: ©INPHO/Camerasport

Comentários