ARTIGO COM VÍDEO – Neste sábado, Montevidéu foi uma festa só. O Uruguai, anfitrião da edição 2017 do Troféu Mundial M20, a segunda divisão mundial, comemorou um feito maiúsculo, vencendo pela segunda vez em três anos Fiji.

O feito dos Teritos veio após derrota para Portugal na estreia e foi impressionante: 34 x 03, que começou com um atropelo nos 10 minutos, que tiveram os uruguaios fazendo 2 tries seguidos, com o ponta Piazza Mari e o pilar León Pujadas. Fiji simplesmente não foi capaz de reagir e ainda levou o terceiro try antes do intervalo, com o hooker Torre Arburuas e o pack poderoso dos donos da casa. Aos 51′, veio o sepultamento, com try do segunda linha Leindekar. A defesa uruguaia seguiu exuberante e o jogo se encerrou com cinco tries para o Uruguai, o último com Garese. Incrível.

A liderança do Grupo B, no entanto, é de Portugal, que chegou à segunda vitória com mais dificuldades que o esperado contra Hong Kong. Os asiáticos levaram trabalho para os Lobitos, que emergiram vitoriosos por 31 x 24 em um jogo que parecia ser tranquilo para os portugueses, que abriram 15 x 03 na primeira etapa. Hong Kong, contudo, apertou na segunda etapa, com 3 tries que deixaram a diferença em apenas 25 x 24. Mas 2 penais de Abecasis no fim livraram Portugal da decepção.

O Grupo A não teve margem para surpresas. O Japão manteve seu favoritismo, aplicando sonoros 50 x 12 para cima do decepcionante Canadá. 28 x 00 só na primeira etapa, com um total de 8 tries para os nipônicos ao final do duelo.

- Continua depois da publicidade -

O Chile, por sua vez, deu adeus às chances de promoção sendo superado pela sensação do torneio, a Namíbia, que lidera a chave. O ótimo time africano colocou 33 x 19 nos Condoritos, mas não foi fácil. O primeiro tempo foi duro, com 2 tries para cada lado e vantagem da Namíbia por 14 x 12. O segundo tempo começou duro com uma troca de tries entre as duas equipes no início. O momento crucial veio aos 57′, com Schickerling fazendo o quarto try namibiano. O Chile não conseguiu mais reagir e os africanos liquidaram aos 63′ com Beukes marcando o quinto try.

A terceira e decisiva rodada acontecerá na quarta-feira, com Japão e Namíbia duelando pelo primeiro lugar do Grupo A, ao passo que o Uruguai precisará vencer Hong Kong e torcer por uma queda de Portugal diante de Fiji. Os portugueses só dependem de seu próprio resultado para irem à final, enquanto os fijianos dependerão ainda de um improvável triunfo de Hong Kong.

 

Troféu Mundial M20 – World Rugby U20s Trophy – em Montevidéu, Uruguai

Portugal 31 x 24 Hong Kong

Namíbia 33 x 19 Chile

Japão 50 x 12 Canadá

Fiji 03 x 34 Uruguai

 

SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Japão314
Namíbia310
Chile37
Canadá31
Grupo B
Portugal312
Uruguai311
Fiji36
Hong Kong31

 

Quarta-feira, dia 06 de setembro

11h30 – Canadá x Chile

13h30 – Uruguai x Hong Kong

15h30 – Fiji x Portugal

17h30 – Japão x Namíbia

 

Foto: World Rugby – Fiji x Uruguai