Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse fim de semana, a Inglaterra terá novamente a Premiership interrompida, com a seleção iniciando seus treinamentos para encarar os amistosos de novembro a partir do dia 12. Os clubes, no entanto, seguirão em campo, mas a partir dessa sexta-feira outra competição também estará em suas metas: a tradicional Copa Anglo-Galesa (Anglo-Welsh Cup), nesta temporada já sem o patrocinador no nome do torneio. No ano passado, a competição, conhecida como LV= Cup, não foi realizada, por conta da Copa do Mundo, ao passo que em 2014-15 o campeão foi o Saracens.

 

Trata-se da competição nacional mais antiga do país, nascida em 1971 como a Copa da Inglaterra, no formato de mata-mata, e transformada em 2005 em Copa Anglo-Galesa, com a adição das equipes profissionais de Gales no torneio. Muita gente não sabe, mas até 1970 não havia nenhuma competição nacional de clubes na Inglaterra, em uma época em que o profissionalismo no rugby era proibido. A única competição nacional naquela época era o velho campeonato entre seleções regionais, o County Championship, que existe até hoje envolvendo apenas atletas amadores. Em 1971, a criação da então chamada National Knock-Out Competition, ou Copa da Inglaterra, mudou o cenário, sendo a única competição nacional de clube até 1987, quando a liga, atual Premiership, foi criada.

- Continua depois da publicidade -

 

Com o calendário cheio, a Copa Anglo-Galesa é disputada nos períodos de atividades da seleção inglesa, com os clubes em geral disputando o torneio desfalcados de vários titulares. Nesse fim de semana, a primeira rodada terá apenas os clubes ingleses, com os galeses folgando – opção galesa para dar destaque ao primeiro jogo de Gales nos amistosos de novembro contra a Austrália, já nesse sábado, dia 5.

 

O formato da Copa Anglo-Galesa é pouco usual. As 16 equipes (12 inglesas e 4 galesas) foram divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Porém, não há jogos entre as equipes do mesmo grupo. Os times do Grupo A enfrentarão apenas os times do Grupo D, enquanto os times do Grupo B jogarão somente contra os times do Grupo C, em um total de quatro jogos na primeira fase, que se encerrarão fevereiro, durante o Six Nations. O primeiro colocado de cada grupo avançará às semifinais, que ocorrem entre 10 e 12 de março, e a grande final será logo na sequência, no dia 18 ou 19 de março de 2017, no fim de semana da última rodada do Six Nations.

 

the anglo-welsh 2016

Copa Anglo-Galesa

Grupo A: Bath, Dragons, Northampton Saints e Saracens

Grupo B: Exeter Chiefs, Ospreys, Sale Sharks e Worcester Warriors

Grupo C: Bristol, Cardiff Blues, Harlequins e Wasps

Grupo D: Gloucester, Leicester Tigers, Newcastle Falcons e Scarlets

 

Confrontos: Grupo A x Grupo D e Grupo C x Grupo D

 

1ª rodada

Dia 04/11 – Bath x Leicester Tigers

Dia 04/11 – Worcester Warriors x Bristol

Dia 04/11 – Sale Sharks x Wasps

Dia 05/11 – Harlequins x Exeter Chiefs

Dia 05/11 – Gloucester x Saracens

Dia 06/11 – Newcastle Falcons x Northampton Saints

 

Lista de campeões da Copa da Inglaterra (desde 1971-72) e Copa Anglo-Galesa (desde 2005-06)

1 – Bath – 10 títulos

2 – Leicester Tigers – 7 títulos

3 – Gloucester – 5 títulos

4 – Newcastle Falcons – 4 títulos

5 – Harlequins – 3 títulos

Wasps – 3 títulos

7 – Coventry – 2 títulos

Saracens – 2 títulos

9 – Bedford Blues – 1 título

Bristol – 1 título

Birmingham Moseley – 1 título

Exeter Chiefs – 1 título

London Irish – 1 título

Northampton Saints – 1 título

Yorkshire Carnegie – 1 título

Cardiff Blues (Gales) – 1 título

Ospreys (Gales) – 1 título