Vai ser dado o início para o Europeu de Nações, o Six Nations B!

Na Europa, o fim de semana não será somente de Six Nations. Enquanto ingleses, franceses, galeses, irlandeses, escoceses e italianos duelam na competição mais prestigiada do Velho Continente, georgianos, romenos, russos, espanhóis, portugueses e alemães se enfrentam nas mesmas datas pela 1ª Divisão A do Europeu de Nações, popularmente chamado de Six Nations B.

 

O Europeu de Nações “1A” tem formato de disputa semelhante ao Six Nations, com seis participantes se enfrentando uma vez. Porém, ao contrário do primo mais rico, o Europeu de Nações utiliza o sistema convencional de ponto do rugby, com 4 pontos para a vitória, 2 para o empate, 0 para a derrota, 1 ponto bônus para a derrota por 7 pontos de diferença ou menos e 1 ponto bônus para a seleção que marca 4 ou mais tries. Além disso, existe rebaixamento entre a 1ªDivisão A e a 1ª Divisão B (o “Six Nations C”) do Europeu de Nações, o qual ocorre a cada dois anos, após todos os times se enfrentarem em casa e fora de casa. Por isso, 2016 será mais especial, pois um time rebaixado será conhecido, a partir da somatória dos pontos desta edição com a edição de 2015.

 

Como já virou costume, o favoritismo todo recai sobre a Geórgia, uma das seleções que mais cresceram no mundo recentemente. Os Lelos terão a seu favor o fato de encerrarem a campanha em casa contra a principal concorrente, a Romênia, seleção mais gabaritada para atrapalhar os georgianos. Muitas variáveis estarão em jogo, em especial se Geórgia e Romênia contarão ou não com seus principais nomes. A Geórgia anunciou uma lista de atletas forte, sem dúvida a mais gabaritada do certame, que inclui muitos nomes que estiveram na Copa do Mundo, quando os Lelos conseguiram a histórica terceira colocação em seu grupo, mas não contarão com Gorgodze, Nariashvili, Chilachava, Kolelishvili, Mikautadze e outros bons nomes, que ganharam descanso da seleção para se focarem em seus clubes – ou, no caso de Gorgodze, sua ausência pode ser entendida como parte da negociação com o Toulon para liberá-lo em período de preparação para o Mundial. Com isso, a renovação do elenco e garantir maior experiência para mais atletas estão fortemente na pauta do técnico Milton Haig.

 

A Romênia também passará por renovação, apostando em um elenco formado sobretudo por atletas que atuam no próprio país. Com isso, a diferença entre georgianos e romenos deve se manter, assim como sua superioridade para os demais. O profissionalismo doméstico dos romenos garantirá jogadores em nível condizente com as tradições do país.

 

Rússia e Espanha formam o bloco intermediário e se enfrentam logo na primeira rodada em solo russo. Depois de falharem em obter vaga na Copa do Mundo, as duas equipes mostraram evolução, em especial a Rússia, com um de seus clubes, o Enisei, mostrando força na Challenge Cup. Ao contrário de Geórgia e Romênia, que baseiam seu jogo nos forwards, russos e espanhóis apostam em geral em um jogo mais aberto e costumam oferecer placares elásticos. Com um jogo a mais em casa, a Rússia tem tudo para encerrar como a terceira força.

 

Por fim, Portugal e Alemanha são as equipes que deverão brigar ponto a ponto contra o rebaixamento. Enquanto os portugueses têm maior tradição e está em vantagem na classificação, a Alemanha mostrou evolução nítida, sobretudo após sua gira pelo Brasil, com o Heidelberger, usando a base da seleção do país, conquistando bons placares na Challenge Cup, entre eles uma vitória fora de casa sobre o campeão português Direito. A partida decisiva entre os dois times será em solo alemão, mas os alemães precisam descontar 4 pontos, o que talvez não seja possível apenas com uma vitória. Ambos jogam apenas duas vezes em casa, com a Alemanha recebendo ainda a Espanha. Ao contrário de outros anos, 2016 promete emoção e briga acirrada contra o rebaixamento.

 

Europeu de Nações – 1ª Divisão A

1ª rodada

Dia 06/02: Romênia x Portugal, em Cluj-Napoca

Dia 06/02: Rússia x Espanha, em Sochi

Dia 06/02: Geórgia x Alemanha, em Tbilisi

 

2ª rodada

Dia 13/02: Portugal x Geórgia, em Lisboa

Dia 13/02: Espanha x Romênia, em Madri

Dia 13/02: Rússia x Alemanha, em Sochi

 

3ª rodada

Dia 27/02: Geórgia x Espanha, em Tbilisi

Dia 27/02: Romênia x Rússia, em Cluj-Napoca

Dia 27/02: Alemanha x Portugal, em Hanover

 

4ª rodada

Dia 12/03: Rússia x Geórgia, em Sochi

Dia 12/03: Espanha x Portugal, em Madri

Dia 12/03: Romênia x Portugal, em Bucareste

 

5ª rodada

Dia 19/03: Geórgia x Romênia, em Tbilisi

Dia 19/03: Portugal x Rússia, em Lisboa

Dia 19/03: Alemanha x Espanha, em Colônia

 

Disputa contra rebaixamento

Seleção Jogos Pontos 2014-16 Pontos 2016
Geórgia 10 45 24
Romênia 10 34 19
Rússia 10 27 14
Espanha 10 23 09
Alemanha 10 08 07
Portugal 10 06 01

 

Lista de campeões do Europeu de Nações (desde 2000)

1 – Geórgia – 8 títulos

2 – Romênia – 4 títulos

3 – Portugal – 1 título

Comentários