Tempo de leitura: 1 minuto

Pela segunda gira consecutiva, Sir Warren Gatland, neozelandês técnico de Gales, assumirá o comando dos British and Irish Lions, a seleção que reúne atletas de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda.

 

De quatro em quatro anos, os Lions fazem uma gira a um dos grandes países do Hemisfério Sul. Em junho de 2017, os Lions irão à Nova Zelândia para uma série de 10 jogos, sendo 5 partidas contra as equipes neozelandesas do Super Rugby – que já tiveram força máxima assegurada pela SANZAAR -, 2 contra combinados locais – o New Zealand Barbarians e o Maori All Blacks – e 3 contra os All Blacks.

- Continua depois da publicidade -

 

A “melhor de 3” contra os All Blacks define quem será o vitorioso da série (sendo precisas duas vitórias para Lions ou All Blacks vencerem a serie). Na história, os Lions venceram somente uma série contra os All Blacks, em 1971. O último confronto entre eles ocorreu em 2005, com os neozelandeses vencendo por 3-0 (3 vitórias e nenhuma derrota).

 

Esta será a segunda vez que Gatland comandará os Lions. O treinador já havia assumido a equipe em 2013, na gira vitoriosa contra a Austrália, quando os Lions venceram por 2-1 (2 vitórias e 1 derrota). Antes, em 2009, na gira à África do Sul, Gatland serviu como assistente técnico do escocês Ian McGeechan. Gatland assumirá já neste mês sua função.

 

Rob Howley será o técnico de Gales

Como ocorrido em 2016-17, o galês Rob Howley, assistente de Gatland na seleção galesa, assumirá o comando da equipe durante a ausência do neozelandês. Howley comandará Gales nos amistosos de novembro deste ano, no Six Nations de 2017 e nos amistosos de junho de 2017.