Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Campeonato Japonês chegou à sua quarta rodada com clássicos! Destaques para o triunfo do Suntory Sungoliath em vitóiria acachapante sobre o Panasonic Wild Knights no maior clássico nacional, liderança do Yamaha Jubilo após vitória avassaladora sobre o poderoso Toshiba Brave Lupus e para a queda do Toyota Verblitz diante do Kobelco Steelers.

 

Yamaha versus Toshiba: o jogo da rodada

- Continua depois da publicidade -

O scrum-half Yuki Yatomi abriu o placar aos 17 minutos com um try após um dummy bem executado. Ogawa até tentou esboçar uma reação após cobrança de penal, mas o primeiro tempo foi dominado pelos azuis que ainda anotaram mais dois tries, Otao e Yatomi.

 

Na segunda etapa os azuis de Iwata continuaram impondo um jogo de campeão. Miyazawa deixou seu try e Yatomi estava inspirado e fez um dos tries mais bonitos da temporada. Como um maestro coordenou bem o scrum, observou que Cory Jane estava sem cobertura na ponta esquerda, retirou a bola e correu para cima do All Black que recebeu um drible perfeito, a temporada pelos Sunwolves fez muito bem para ele.  Ainda havia espaço para o ultimo try do jogo, Shota Tanaka, fechando assim os números do jogo. Yamaha Júbilo segue imbatível, com um rugby consistente venceu o Toshiba Brave Lupus em casa pelo placar de 40 a 6.

 

 
Príncipe Chichibu: mais um dérbi e Panasonic em baixa

Na sexta o Canon Eagles perdeu seu duelo contra o Ricoh Black Rams com virada no apagar das luzes. Vencendo por 20 a 18 faltando apenas 6 minutos para o fim, Shuhei Matsuhashi fez o try que botou números finais ao jogo, 25 a 20. Depois, no sábado, o estádio principal de rugby da capital japonesa recebeu
mais duas partidas no sábado. A primeira foi a vitória do NEC Green Rockets contra o Toyota Shuttles por 23 a 7. O jogo foi tranquilo, decidido no primeiro tempo.

 

Depois, a equipe azul tetracampeã do Panasonic Wild Knights enfrentou um dos três de seus adversários na luta pelo título e já amarga a segunda derrota. Renascido, o Suntory Sungoliath venceu por 45 a 15. O Príncipe Chichibu teve público razoável para esta partida, pouco mais de 11 mil pagantes,
o gramado não estava em boas condições. Os cavaleiros entregaram o jogo principalmente com erros em formações e foram completamente dominados.

 


 

Demais partidas: Cai mais um invicto

O Toyoya Verblitz conheceu sua primeira derrota após encarar o Kobelco Steelers. O curioso foi que os verdes sofreram 27 pontos sem marcar nenhum, tendo cruzado o ingoal somente aos 35 do segundo tempo com Koji Wada, a torcida vibra, menos o desolado head coach Hiroshi Sugawara, que observa desolado. O placar foi de 27 a 7.

 

Os Arcs enfrentaram os Liners e não tomaram conhecimento do time da casa, vitória tranquila, já os Blues de Munakata tiveram mais dificuldades para vencer o Coca-Cola, 19 a 16. Chulwon Kim dos Arcs fez a sua partida de número 100 da Top League.

 

Outra partida que terminou em placar mínimo foi Kubota Spears versus Honda Heat, 18 a 15. A coisa apertou nos últimos 10 minutos de partida quando perdendo, de 8 a 18, o Honda chegou ao seu segundo try Lemeki Lomano Lava, deixando o placar muito apertado nos momentos finais.

 




 

Público tem leve melhora

Longe do “boom” da última edição, a Top League vem recuperando seu público que estava baixo. O pequeno aumento de 3,8% nesta rodada fez com que a média geral passasse dos 5 mil por jogo, 5.145. Muitas equipes estão jogando em campo neutro, o que pode estar impactando diretamente, o Yamaha Júbilo mandará seu próximo jogo em Tóquio, assim como o Panasonic fará novamente, beneficiando assim seus oponentes dessa região.

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Eagles 20 x 25 Black Rams

Shining Arcs 18 x 03 Liners

Green Rockets 23 x 07 Shuttles

Jubilo 40 x 06 Brave Lupus

Spears 18 x 15 Heat

Red Sparks 16 x 19 Blues

Verblitz 07 x 27 Steelers

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Suntory SungoliathTóquio1571
Yamaha JubiloShizuoka1567
Panasonic Wild KnightsGunma1562
Kobelco SteelersKobe1548
NTT Shining ArcsChiba1541
Ricoh Black RamsTóquio1540
Canon EaglesTóquio1537
Toyota VerblitzToyota1536
Toshiba Brave LupusTóquio1534
NEC Green RocketsChiba1531
Munakata Sanix BluesMunakata 1529
Kubota SpearsChiba1528
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1518
Toyota Industries ShuttlesNagoya1517
Kintetsu LinersOsaka1516
Honda HeatSuzuka1507
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
- 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
- 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira
Foto: http://www.suntory.co.jp/culture-sports/sungoliath/