Foto: ©INPHO/Ryan Byrne

ARTIGO COM VÍDEO – A Irlanda está viva na busca pelo título do Six Nations. Neste domingo, os Verdes venceram a França em jogo que parecia que viraria um atropelo sem precedentes, mas que acabou com placar menos doloroso aos franceses, 26 x 14. O bônus manteve a Irlanda 1 ponto abaixo da Inglaterra e reduziu a distância para 2 pontos com relação ao líder Gales.

O domínio irlandês no primeiro tempo foi colossal, com o jogo indo ao intervalo com mais de 90% de domínio territorial verde. E a demonstração de força dos atuais campeões começo logo, com a Irlanda optando por chutar para a lateral seu primeiro penal, ao invés de buscar 3 pontos. E a aposta deu certo, com Rory Best rompendo após o lateral para cravar o primeiro try da partida, logo a 2′.

Aos 5′, a França teve try anulado, quando Penaud recebeu chute cruzado e furou a recepção, mas tocou na bola, acusando um knock-on. Ramos seguiu a jogada, marcou o try, mas o TMO anulou o lance.

Depois disso a França não teve mais oportunidades na primeira etapa. A Irlanda controlou as ações, parou brevemente na defesa francesa – muito forte no breakdown, de Lauret, Picamoles e Iturria – e também teve try anulado, aos 16′, quando Cian Healy se esticou para bater a mão na bola que estava livre atrás do ruck francês, dentro do in-goal. Mas Healy cometeu knock-on na hora do apoio.

- Continua depois da publicidade -

Sem problemas, pois aos 29′ o try saiu, com Jonny Sexton recebendo mágico passe de Ringrose para furar a defesa tricolor. E os Bleus acusaram o golpe, quase permitindo o terceiro try irlandês aos 33′, com Ringrose ganhando disputa aérea contra Ramos para ir para o try. Porém, o centro irlandês perdeu o controle da bola na hora da finalização.

A anulação não diminuiu o volume de jogo da Irlanda, que seguiu pressionando incessantemente até, aos 36′, Jack Conan ganhar no impacto e romper a já exausta defesa francesa. 19 x 00 no intervalo.

A França aliviou um pouco da pressão no início do segundo tempo, mas por pouco tempo. O precioso try do bônus verde saiu aos 55′, com Keith Earls acabando com a apreensão disparando pelo buraco formado na defesa azul após maul após passe do oitavo CJ Stander.

Com a missão cumprida, a Irlanda diminuiu seu ritmo e não capitalizou depois do amarelo para o francês Aldegheri. A França pôde atacar um pouco no fim, sendo recompensada pela resiliência com try de Huget aos 76′, depois de Gregory Alldritt furar a defesa verde. E com o tempo esgotado o maul francês funcionou e Camille Chat cravou o segundo try, dando números finais ao duelo. Irlanda 26 x 14 França.

Na última rodada, a Irlanda visitará Gales e precisará vencer. Caso vença, dependerá ainda de um tropeço da Inglaterra contra a Escócia no jogo seguinte para ser campeã.

26versus copiar14

Irlanda 26 x 14 França, em Dublin

Árbitro: Ben O’Keeffe (Nova Zelândia)

Irlanda

Tries: Best, Sexton, Conan e Earls

Conversões: Sexton (3)

15 Rob Kearney, 14 Keith Earls, 13 Garry Ringrose, 12 Bundee Aki, 11 Jacob Stockdale, 10 Jonathan Sexton, 9 Conor Murray, 8 CJ Stander, 7 Josh van der Flier, 6 Peter O’Mahony, 5 James Ryan, 4 Iain Henderson, 3 Tadhg Furlong, 2 Rory Best (c), 1 Cian Healy;

Suplentes: 16 Niall Scannell, 17 Dave Kilcoyne, 18 John Ryan, 19 Ultan Dillane, 20 Jack Conan, 21 John Cooney, 22 Jack Carty, 23 Jordan Larmour;

França

Tries: Huget e Chat

Conversões: Serin (2)

15 Thomas Ramos, 14 Damian Penaud, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Gaël Fickou, 11 Yoann Huget, 10 Romain Ntamack, 9 Antoine Dupont, 8 Louis Picamoles, 7 Arthur Iturria, 6 Wenceslas Lauret, 5 Felix Lambey, 4 Sebastien Vahaamahina, 3 Demba Bamba, 2 Guilhem Guirado (c), 1 Jefferson Poirot;

Suplentes: 16 Camille Chat, 17 Etienne Falgoux, 18 Dorian Aldegheri, 19 Paul Willemse, 20 Gregory Alldritt, 21 Baptiste Serin, 22 Anthony Belleau, 23 Maxime Médard;

 

 SeleçãoJogosPontos
Gales523
Inglaterra518
Irlanda514
França510
Escócia59
Itália50
- Grand Slam = 3 pontos;
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;