Jaguares dão show em Buenos Aires contra os Sharks. Foto: Super Rugby

ARTIGO COM VÍDEOS – Penúltima rodada do Super Rugby e Argentina em alta! Os Jaguares seguem com um campanha memorável, dando a certeza de uma recuperação importante na forma dos Pumas para a Copa do Mundo. O time argentino já está classificado para o mata-mata e agora garantiu o título da Conferência Sul-Africana/Argentina pela primeira vez na história.

A rodada ainda teve os Brumbies se classificando às quartas de final, garantindo o título da Conferência Australiana, ao passo que os Crusaders também asseguraram o título da Conferência Neozelandesa nesta rodada. Para a última jornada da temporada regular haverá 4 vagas nas quartas sendo disputadas por 8 times (Bulls, Lions, Stormers, Rebels, Chiefs, Highlanders e Waratahs), com somente Blues, Reds e Sunwolves já eliminados.

Os Jaguares, do técnico Gonzalo Quesada, que mudou a cara do time, venceram com contundência em casa os Sharks em jogo que lhes valeu o título de conferência. 34 x 07 construídos com brio da linha argentina do começo ao fim.. Logo aos 2′ Cancelliere arrancou desde o meio campo. Depois, Boffelli brilhou, rompendo tackles aos 15′ e apanhando chute brilhantemente aos 53′ para abrir vantagem aos argentinos. Cancelliere ainda fez mais um, após grande ação de Boffelli, e somente aos 68′ Eesterhuizen reduziu para os Sharks. No fim, o novato Carreras fechou o placar para os Jaguares com o 5º try.

Os Brumbies também festejaram e foi fora de casa, vencendo clássico australiano contra os Waratahs em Sydney para praticamente eliminar o rival. 35 x 24, graças a um primeiro tempo devastador do time de Canberra, com 4 tries sem resposta (com o pack visitante arrepiando). Phipps fez um try que ensaiava reação dos ‘Tahs, mas que não se consumou, com os Brumbies dominando o contato. Somente no fim os donos da casa reagiram com 2 tries tardios.

Os Crusaders asseguraram o título da Conferência Neozelandesa com um triunfo avassalador sobre os australianos do Rebels por 66 x 00. Demolição de 10 tries para o time de Christchurch, com shows de Sevu Reece e Braydon Ennor, ambos completando hat-tricks (3 tries cada). O jogo foi de homenagem a Ryan Crotty pelos 100 jogos pelos ‘Saders.

Classificados, os Hurricanes colocaram a classificação dos Lions em risco ao derrotarem fora de casa os sul-africanos por 37 x 17. Dyantyi marcou os 2 tries dos Lions no jogo, mas o time de Joanesburgo não é mais o mesmo. Ben Lam e Dane Coles, com 2 tries cada, e Laumape deixando o seu, selaram o triunfo neozelandês.

Derrotas de Sharks e Lions beneficiaram os Stormers, que pularam para o G8 ao se imporem sobre os japoneses do Sunwolves por 31 x 18. Jaco Coetzee foi destaque com 4 tries, mas o time do Cabo lamentou a perda do bônus ao ceder try aos asiáticos no finzinho.

Já Highlanders e Bulls empataram na Nova Zelândia, em resultado ruim para os dois lados. McKay e Naholo marcaram os 4 tries (2 cada) dos ‘Landers, mas os Bulls dominaram mais de 70% da posse de bola e território no segundo tempo e arrancaram o empate no apagar das luzes com try de Jaco Visagie.
Por fim, os Blues deram adeus às chances de playoffs ao deixarem escapar uma vitória vital contra os Reds fora de casa. Os Blues lideraram o placar até o fim, mas o veterano Scott Higginbothan cravou o try da virada australiana aos 77′.

Qual a conta para a última rodada?

- Continua depois da publicidade -

Na rodada final, haverá 4 duelos diretos pelo G8: Highlanders x Waratahs, Rebels x Chiefs, Stormers x Sharks e Bulls x Lions. Os vencedores deverão ser os 4 classificados ao mata-mata, mas os bônus obtidos por cada time nesses duelos poderão embaralhar a matemática.

Os Jaguares, por sua vez, podem conseguir algo ainda maior. Caso derrotem os Sunwolves, uma eventual semifinal dos argentinos seria disputada em Buenos Aires. As quartas de final já serão em solo argentino.

 

Super Rugby 2019

Highlanders 24 x 24 Bulls

Reds 29 x 28 Blues

Crusaders 66 x 00 Rebels

Waratahs 24 x 35 Brumbies

Lions 17 x 37 Hurricanes

Stormers 31 x 18 Sunwolves

Jaguares 34 x 07 Sharks

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;

 

Última rodada

14/06 – Highlanders x Waratahs

14/06 – Rebels x Chiefs

14/06 – Jaguares x Sunwolves

15/06 – Hurricanes x Blues

15/06 – Brumbies x Reds

15/06 – Stormers x Sharks

15/06 – Bulls x Lions