Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Super Rugby tem dono e é uma velha potência: o Crusaders, que carimbou nesse sábado a faixa de campeão do Hurricanes e disparou ainda mais na liderança, como o único invicto após 11 partidas.

 

O torneio ainda teve mais uma decepção para os argentinos do Jaguares e grandes vitórias para Lions, Kings, Blues, Highlanders e Reds. Folgaram na jornada Sunwolves, Chiefs, Waratahs e Stormers.

- Continua depois da publicidade -

 

Crusaders impenetráveis

Em Christchurch, Crusaders e Hurricanes protagonizaram um dos mais aguardados clássicos neozelandeses da temporada e o resultados foi impactante, com os ‘Saders batendo os ‘Canes por 20 x 12 e se afirmando agora como os favoritos reais ao título do Super Rugby.

 

O jogo foi duro, mais fechado que o normal, e com as defesas prevalecendo. Jordie Barrett e Richard Mo’unga trocaram penais, com os dois times mostrando jovens e talentosos chutadores. No embate físico, o time da casa prevaleceu, mostrando qualidade máxima nas formações fixas, sendo que o único try da partida nasceu a partir de maul, aos 51’, com Matt Todd, para os Crusaders. E com uma defesa impenetrável, os ‘Saders deixaram os ‘Canes sem fazerem tries pela primeira vez desde 2014.

 

Blues e Highlanders seguem na frente dos Brumbies

Blues e Highlanders foram outros neozelandeses que saíram vencedores da rodada. Os Blues receberam em casa os Cheetahs e, como em todo jogo que têm os laranjas sul-africanos, o placar foi elástico, cheio de tries para os dois lados. Merecidos 50 x 32 para o time de Auckland, que correu para 8 tries. Rieko Ioane brilhou com 2 tries para os Blues.

 

Já os Highlanders venceram fora de casa os sul-africanos do Bulls, 17 x 10, em partida tensa, com um cartão vermelho para cada lado e decidida apenas no apagar das luzes, com Fekitoa marcando o try da vitória dos Highlanders aos 76′.

 

Esses resultados mantiveram todos os times da Nova Zelândia muito acima dos times da Austrália. O melhor time australiano segue sendo o Brumbies, que, no entanto, sofreu sua quarta derrota seguida, o que não ocorria desde 2011. Desta vez, o time de Canberra caiu em casa contra os Lions, os melhores da África do Sul. 13 x 06, com Kwagga Smith marcando o único try do jogo para os vermelhos de Joanesburgo.

 

Reds e Kings vencem dérbis

Dois dérbis nacionais ainda movimentaram a rodada. Na Austrália, o Queensland Reds venceu fora de casa o Melbourne Rebels, 29 x 24, em jogo bom, aberto e ofensivo dos dois lados. Foram 5 tries a 3 a favor dos Reds, mas a vitória veio apenas com muita emoção no fim, graças ao try de Samu Kerevi aos 79′.

 
Enquanto isso, na África do Sul, o Kings seguiu surpreendendo e derrotou o Sharks por 35 x 32. Foi outra partida decidida somente no finzinho, com Pieter-Steyn de Wet cravando, aos 78′, o try da improvável vitória do time que era tido desde o início do torneio como o maior candidato a saco de pancadas da liga. O Kings sonha alto já neste momento.

 

Desastre argentino

E por falar em sonhos, a Argentina vem tendo o seu sonho de Super Rugby frustrado. Jogando em casa, os Jaguares sofreram mais uma vitória, que fez se complicar sua situação na briga pela classificação ao mata-mata. Os argentinos perderam o jogo que não podiam, em casa, contra o humilde Western Force. Desempenho paupérrimo dos Jaguares, que não fizeram nenhum try e viram os australianos garantirem a vitória com dois tries no fim, de Newsome, aos 68′, e de Naisarani, aos 75′. Improváveis 16 x 06 e com destaque para um incrível try perdido por Tuculet no primeiro tempo.

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Blues 50 x 32 Cheetahs

Brumbies 06 x 13 Lions

Crusaders 20 x 12 Hurricanes

Rebels 24 x 29 Reds

Bulls 10 x 17 Highlanders

Kings 35 x 32 Sharks

Jaguares 06 x 16 Force

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

Próxima rodada

Dia 19/05 – Chiefs x Crusaders

Dia 19/05 – Stormers x Blues

Dia 20/05 – Hurricanes x Cheetahs

Dia 20/05 – Force x Highlanders

Dia 20/05 – Sunwolves x Sharks

Dia 20/05 – Lions x Bulls

Dia 20/05 – Kings x Brumbies

Dia 21/05 – Waratahs x Rebels

 

Foto: Jaguares