Tempo de leitura: 1 minuto

A novela da profissionalização do rugby nos Estados Unidos ganhou mais uma capítulo importante. Após o fracasso do PRO Rugby, a liga profissional de franquias organizada no ano passado, nove clubes do centro do país se uniram e formaram a nova Major League Rugby (MLR), com o intuito de formarem uma nova competição profissional.

 

Nessa quinta-feira, a MLR lançou um comunicado oficial marcando o início da liga para 2018. A liga contratou uma consultoria para ajudar em sua organização, para identificar estádios e investidores que ajudem a transformar as atuais agremiações em equipes profissionais. O modelo almejado pela MLR é diferente do PRO Rugby, uma vez que a liga será formada por clubes hoje independentes, ao contrário do modelo centralizado de uma liga dona das franquias, como ocorreu com o PRO Rugby.

- Continua depois da publicidade -

 

As 9 cidades para a temporada inaugural são Austin, Dallas, Houston (todas no Texas), New Orleans, Kansas City, Minneapolis, Seattle, Salt Lake City e Glendale/Denver. Chicago estava nos planos originais mas deverá participar apenas em 2019. Detalhes sobre transmissões e salários deverão ser revelados nos próximos meses, assim como as denominações das equipes dentro da liga (se seguirão com seus nomes originais ou se terão novas marcas).

 

Os clubes de elite da Califórnia, Nova York e Boston, tradicionais potências do rugby norte-americano, ainda não aderiram ao movimento, gerindo hoje suas próprias competições (a Pacific Premership, para os californianos, e a American Premiership, para a Costa Leste) ainda amadoras.
 
Quer sugerir atletas à MLR? Clique aqui.