La Rochelle derrotou o favorito Racing. Foto: La Rochelle

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A França teve um fim de semana de decisões com as disputas das Repescagens do Top 14. Nas Repescagens pelas duas últimas vagas nas semifinais, o La Rochelle venceu em Paris o poderoso Racing por 19 x 13, e garantiu vaga para enfrentar o Toulouse em uma das semis. Já o Lyon recebeu e despachou o Montpellier com vitória por 21 x 16, assegurando classificação para encarar o Clermont na outra semi. Por fim, ainda rolou a Repescagem de Promoção e Rebaixamento, com o Brive ganhando promoção e rebaixando o Grenoble com um triunfo por 28 x 15.

Abrindo o final de semana, na sexta feira, o La Rochelle viajou para Paris enfrentar o Racing por um lugar na semifinal. O time da pequenina cidade da costa atlântica, com apenas 75 000 habitantes entrou em campo disposto a surpreender o milionário time da capital e conseguiu. Mostrando uma disposição física sem igual os visitantes dominaram a partida controlando o jogo do começo ao fim, com o placar não refletindo o que foi a partida, vencida pelos atlânticos por 19 a 13. O La Rochelle se prepara agora para enfrentar o Toulouse, que dominou a primeira fase da competição, tendo o fator casa a seu favor. Apenas duas horas de trem de Bordeaux a fanática torcida da pequena cidade vai lotar o estádio e impulsionar o time para o que pode ser a primeira final a história de sua história.

No sábado o Lyon recebeu a equipe do Montpellier levando a melhor por 21 a 16, vencendo um jogo equilibrado até o final. Os visitantes abriram o placar logo aos 4’ com o abertura, o veterano All Balck Aaron Cruden, no que parecia uma repetição da semifinal da temporada passada quando o Montpellier levou a melhor. Dessa vez porém os lobos levaram a melhor conseguindo se recuperar e vencendo a partida. O time agora se prepara para enfrentar o Clermont. A vitória não é apenas para os torcedores, mas também para a federação, Lyon é a segunda maior região metropolitana da França, bem no coração do sul, a terra do rugby, não emplacou nenhuma equipe na era amadora. Com o time na segunda semifinal seguida, muitas pessoas esperam que a cidade adote também o rugby, abrindo um novo mercado importante para a modalidade.

No domingo, o assunto foi outro. Brive e Grenoble se enfrentaram na repescagem entre o vice campeão da Pro D2 e o penúltimo colocado do Top 14, valendo a última vaga na elite do país para a próxima temporada. A torcida do Brive lotou o estádio, organizando uma festa emocionante para a equipe, que não decepcionou batendo o Grenoble por 28 a 15, em uma partida tecnicamente fraca. Os alpinos caem vitimas do próprio veneno já que temporada passada bateram o Oyonnax para garantir a vaga no Top 14. Essa é a segunda vez seguida que o time da segunda divisão bate a equipe do Top 14 na repescagem.

Top 14 – Campeonato Francês

- Continua depois da publicidade -

Repescagens para as Semifinais

13versus copiar19

Racing 13 x 19 La Rochelle, em Paris

 

21versus copiar16Montpellier logo novo copy

Lyon 21 x 16 Montpellier, em Lyon

 

Semifiinais

Dia 08/06 – Toulouse x La Rochelle, em Lyon

Dia 09/06 – Clermont x Lyon, em Lyon

 

Repescagem de Promoção/Rebaixamento

Brive 28 x 15 Grenoble, em Brive