Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira, em Orã, na Argélia, foi jogada a segunda partida do novo Magreb Tri Nations, o Três Nações do Norte da África. Depois de derrotar a seleção da casa na abertura, o Marrocos duelou com sua velha rival, a Tunísia, e conquistou uma suada vitória, 14 x 12, que lhe valeu o título do torneio.

 

Tanto Marrocos como Tunísia participaram por décadas do Campeonato Europeu (Troféu da FIRA e Europeu de Nações), com o Marrocos chegando a ser terceiro colocado da competição em 1971, quando derrotou a Itália, 1972 e 2000, quando os marroquinos participaram da competição pela última vez, migrando para a Copa da África. Desde então, os Leões do Atlas entraram em contínuo declínio até caírem à terceira divisão africana, mas o país deu agora sinais de recuperação.

- Continua depois da publicidade -

 

No dia de natal, Tunísia e Argélia encerrarão o torneio.

 

Magreb Tri Nations

Tunísia 12 x 14 Marrocos, em Orã (Argélia)

 

Melhores momentos de Argélia 11 x 12 Marrocos, da primeira rodada

Novos membros para a Rugby Africa

Foram anunciadas neste fim de ano também pela Rugby Africa, a confederação africana, as filiações de três novos países: Argélia, Lesoto e Gabão, que agora são formalmente membros da entidade.

 

O anúncio foi feito junto da confirmação de como serão as três primeiras divisões da Copa da África em 2017, que ocorrerão entre junho a agosto. A Argélia estreará já na terceira divisão, que terá seis times, divididos em dois grupos, contando também o retorno de Camarões e a estreia de Ruanda. A quarta divisão ainda não teve seus participantes definidos. A segunda divisão terá quatro equipes e a primeira divisão terá seis times, inaugurando um novo “Seis Nações Africano”.

 

Copa da África 2017

1ª divisão – Namíbia, Quênia, Uganda, Zimbábue, Senegal e Tunísia

2ª divisão – Madagascar, Costa do Marfim, Botsuana e Marrocos

3ª divisão – Grupo A: Zâmbia, Maurício e Ruanda / Grupo B: Nigéria, Camarões e Argélia

 

Ásia também define suas divisões para 2017

A Asia Rugby, a confederação asiática, também definiu seus torneios para o próximo ano, com as três primeiras divisões já formadas. Resta a definição dos grupos da quarta divisão, com apenas uma chave, a “Oeste”, confirmada até aqui.

 

Campeonato Asiático de 2017

Top 3 (1ª divisão) – Japão, Hong Kong e Coreia do Sul (entre 22/04 e 03/06, ida e volta)

Division 1 (2ª divisão) – Malásia, Sri Lanka, Filipinas e Emirados Árabes Unidos (entre 17 e 23/04, todos contra todos, na Malásia)

Division 2 (3ª divisão) – Singapura, Tailândia, Taiwan e Índia (entre 17 e 20/05, semifinais e finais, local a definir)

Division 3 (4ª divisão) – Grupo Oeste – Uzbequistão, Qatar, Líbano e Irã (entre 28 e 31/03, semifinais e finais, no Uzbequistão)

 

Foto: Marrocos – Lionsdatlas.net