Glasgow bate os Scarlets em duelo de gigantes de Escócia e Gales. Foto; PRO14

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO14 chegou à sua 10ª rodada com um grande destaque: os escoceses do Glasgow Warriors, que venceram o jogo mais aguardado da jornada, contra os galeses do Scarlets, e seguem líderes da Conferência A. Já na Conferência B não houve conversa e o Leinster continua atropelando. A rodada foi positiva na verdade para toda a Irlanda, com seus quatro times – Leinster, Munster, Ulster e Connacht – vencendo.

 

Assista ao PRO14 na FLO!

- Continua depois da publicidade -

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Glasgow é a bola da vez

Glasgow Warriors e Scarlets fizeram o grande jogo da rodada, com os escoceses falando mais alto e com emoção. Aos 18′, Alex Allan recebeu cartão vermelho por tackle perigoso e deixou os Warriors com um homem a menos por todo o restante da partida. Ainda assim, Glasgow venceu por 29 x 20, em jogo que teve o abertura sul-africano de 23 anos Brandon Thomson brilhando. Ele fez o primeiro try do jogo e Nick Grigg marcou o segundo dos escoceses logo após a volta do intervalo. Mas os galeses responderam com 3 tries na segunda etapa, insuficientes para a virada porque Thomson chutou mais 3 penais cruciais para os Warriors.

O Leinster, por sua vez, venceu com muita tranquilidade fora de casa os galeses do Dragons, em Newport, por 59 x 10. Nada menos com 9 tries e destaque mais uma vez para o jovem ponta Adam Byrne, autor de 2 tries. Novamente liderados pelo australiano Scott Fardy, os irlandeses pouparam atletas de seleção e isso não foi um problema.

O Munster também se deu bem e com contundência, aplicando 44 x 14 para cima dos escoceses do Edinburgh. Foram 8 tries a 2 para os irlandeses, com destaque para um hat-trick (3 tries) do veterano astro Keith Earls. Chris Farrell (voltando após 8 meses afastado por lesão) e Andrew Conway igualmente se destacaram com 2 tries cada, ao passo que para o Edinburgh os 2 tries foram do canadense artilheiro DTH van der Merwe, de volta após a classificação de seu país à Copa do Mundo.

O Ulster teve mais trabalho, mas conseguiu uma importantíssima vitória sobre o Cardiff Blues por 16 x 12. O jogo começou cheio de tries, com Matthew Morgan marcando o primeiro dos Blues, respondido com try irlandês de Treadwell aos 13′. Mas Kristian Dacey  respondeu rápido com try aos 19′ para os galeses e foi só em termos de tries. O Ulster arrancou a virada e a vitória no segundo tempo graças aos penais de John Cooney.

O Connacht, por sua vez, festejou na África do Sul derrotando o Cheetahs por 21 x 17. Foram 3 tries para o time da casa e 2 para os visitantes, ambos no primeiro tempo, mas a vitória irlandesa foi selada com os penais de Horwitz na segunda etapa.

O único galês que venceu foi o Ospreys – que venceu bem demais. Nada menos que 43 x 00 sobre os italianos do Zebre, com Luke Morgan roubando a cena com hat-trick (3 tries0 para o time de Swansea.

Mas o fim de semana não foi todo ruim para a Itália. O Benetton Treviso foi à África do Sul e voltou com vitória sobre os Kings por 22 x 19 dramáticos em jogo que teve outro hat-trick, e foi de primeira linha, do hooker neozelandês Hame Faiva. Os Kings reagiram no fim mas não conseguiram virar o marcador.

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Kings 19 x 22 Benetton Treviso

Glasgow Warriors 29 x 20 Scarlets

Dragons 10 x 59 Leinster

Cheetahs 17 x 21 Connacht

Ulster 16 x 12 Cardiff Blues

Ospreys 43 x 00 Zebre

Munster 44 x 14 Edinburgh

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;