Tempo de leitura: 3 minutos

Saíram os grupos do Sevens de Londres, penúltima etapa da Série Mundial de Sevens, liderada até o momento por Samoa. O campeonato ocorre nos dias 22 e 23 de maio.

Confira a análise dos grupos neste post.

- Continua depois da publicidade -

Grupo A: Samoa, Estados Unidos, Argentina e Itália

A seleção samoana, que vem de uma série incrível de 3 vitórias nas últimas 3 etapas, em uma arrancada que deixou Fiji e Nova Zelândia para trás é candidata certa a levar o primeiro lugar do grupo. Argentina e Estados Unidos ocupam respectivamente a 8ª e 9ª posição no circuito, com apenas 6 pontos de diferença, o que torna a disputa pela segunda posição imprevisível. Os norte-americanos terminaram as duas últimas etapas na frente, incluindo um histórico vice campeonato em Adelaide. A Itália não possui o mesmo nível de seus adversários, e deve mesmo ficar com o últmio posto do grupo.

Grupo B: Nova Zelândia, Quênia, País de Gales e Portugal

A Nova Zelândia bobeou nas últimas etapas, e deixou a liderança, que era tranquila, escapar para outra ilha do pacífico. Neste grupo tem a companhia de boas equipes, que costumam dar trabalho, inclusive o atual campeão mundial de Sevens (País de Gales), mas está jogando maelhor, e não deve deixar a liderança do grupo escapar, apesar de que a vitória não virá sem dificuldades. Quênia, sétima colocada na Série e País de Gales, 10º fazem um grande duelo pelo segundo posto, e Portugal corre por fora, mas pode arrancar um 3º posto no grupo, provavelmente em um confronto com País de Gales.

Grupo C: Fiji, África do Sul, Canadá e França

Um grande duelo está reservado para o Grupo C. Fiji, terceiro colocado na Série desse ano, enfrenta os atuais campeões da Série, a África do Sul, que faz campanha apenas modesta, na sexta posição. O vencedor do confronto seguramente será o primeiro colocado, deixando a disputa da terceira posição para Canadá e França. Os canadesnes levaram a Taça de Bronze no último Hong Kong Sevens, e conseguiu melhores colocações em algumas etapas, o que lhe dá um pequeno favoritismo no duelo francófono.

Grupo D: Austrália, Inglaterra, Escócia e Rússia

Mais um grande confronto na fase de grupos do Sevens de Londres. O time da casa recebe os australianos, mas esse é o único fator positivo para os ingleses. Os Wallabies tem uma dianteira de apenas 4 pontos sobre os anfitriões, o que torna o confronto o mais equilibrado da fase de grupo nessa etapa. Assim como no grupo C, a equipe que sair vitoriosa deverá se consolidar como primeiro colocado. Já os criadores do Seven, que fecham a Série Mundial de Sevens, não ttem uma equipe muito forte, mas devem superar com dificuldade os anfitriões da próxima edição do Mundial, que ocorre em 2013. A Rússia vem crescendo no cenário mundial, inclusive com a classificação inédita para o Mundial de XV no ano que vem, mas ainda tem que melhorar no Seven a side.