Tempo de leitura: 1 minuto

Entre os testes nas Leis do Rugby propostas pelo World Rugby (a federação internacional) está a introdução de um cartão laranja, que seria o quarto cartão, somando-se ao amarelo (exclusão de 10 minutos), ao vermelho (expulsão), ao branco e ao azul (estes dois ainda em teste, para sinalizar a necessidade de um atleta sair de campo para averiguar concussão).

O cartão laranja será testado para sinalizar um tackle alto que possa resultar na expulsão de um atleta. Ao receber o cartão laranja, o jogador deverá sair e ficará 15 minutos de fora, com o lance da infração sendo revisto nesse período pelo árbitro de vídeo, que poderá julgar se o cartão será transformado em vermelho (resultando na exclusão definitiva do atleta). O cartão laranja se assemelha ao cartão branco testado em 2012 e rejeitado. O cartão branco, que foi rejeitado após um ano de teste, significava que um jogador deveria ter uma infração revista após o jogo, podendo ser suspenso por ela após a partida.

O árbitro galês Nigel Owens, considerado por muitos o melhor do mundo, defendeu publicamente o cartão laranja, entendendo que o novo cartão ajudará os árbitros no julgamento mais justo com relação aos tackles altos, permitindo a maior punição de jogadas perigosas.

- Continua depois da publicidade -

No último Ovalcast, o Portal do Rugby conversou com o árbitro Cauã Ricardo sobre o tema.