Tempo de leitura: 1 minuto

É oficial. O World Rugby anunciou hoje que a próxima edição da Copa do Mundo de Rugby de Sevens, em 2018, será nos Estados Unidos. E com uma novidade. Em 2018, o Mundial de Seven-a-side será disputado em duas cidades distintas, mas ainda assim muito próximas. As principais partidas do torneio acontecerão em São Francisco, no estádio do time de beisebol San Francisco Giants, para 40 mil pessoas, ao passo que o segundo estádio da competição será o Avaya Stadium, com 18 mil lugares, na cidade vizinha de San Jose, no Vale do Silício.

 

Em 2013, na última edição, em Moscou, também foram usados dois estádios, mas ambos eram localizados no Parque Olímpico. O World Rugby confirmou ainda que o número de times participantes será mantido, com 24 seleções no masculino e 16 no feminino.

- Continua depois da publicidade -

 

A principal mudança na Copa do Mundo de Sevens é o seu ano de disputa. Realizado de quatro em quatro anos, o próximo Mundial deveria ser em 2017, porém, a fim de deixar a Copa do Mundo de Sevens exatos dois anos depois dos Jogos Olímpicos, o World Rugby optou por marcar o torneio para 2018.

 

Lista de torneio e campeões

Ano – sede – campeão

1993 – Edimburgo (Escócia) – Inglaterra campeã

1997 – Hong Kong (Hong Kong) – Fiji campeão

2001 – Mar del Plata (Argentina) – Nova Zelândia campeã

2005 – Hong Kong (Hong Kong, China) – Fiji campeão

2009 – Dubai (Emirados Árabes) – Gales campeão (masculino) – Austrália – campeã (feminino)*

2013 – Moscou (Rússia) – Nova Zelândia campeã (masculino e feminino)*

 

*O torneio feminino foi introduzido em 2009, enquanto o masculino é disputado desde 1993.