Tempo de leitura: 2 minutos

Agora é oficial. O Super Rugby sofrerá nova redução para sua temporada 2021. A competição que hoje conta com 15 times (5 da Nova Zelândia, 4 da Austrália, 4 da África do Sul, 1 da Argentina e 1 do Japão) manterá seu formato para a temporada 2020, marcada para ser a última da franquia japonesa, o Sunwolves, que terá suas atividades encerradas ao final do ano que vem.

Com isso, o Super Rugby retornará em 2021 a seu formato de Super 14, que vigorou de 2006 a 2010, quando a competição era disputada no sistema de todos contra todos em turno único, com um total de 13 partidas por equipe, seguidas de mata-mata.

Com a expansão da liga em 2011 para 15 times, o formato foi modificado, com as equipes passando a serem divididas em conferências. Uma nova expansão ocorreu em 2016, para 18 times, mas o projeto expansionista se provou um fracasso financeiro e obrigou em 2018 à redução da liga para 15 equipes novamente, com a exclusão dos australianos do Force e dos sul-africanos de Cheetahs e Kings, mas mantendo o sistema de conferências.

- Continua depois da publicidade -

Cheetahs e Kings optaram por migrarem para o PRO14 europeu, ao passo que o Force está liderando a criação de uma liga profissional da Ásia-Pacífico, a Global Rapid Rugby (GRR), marcada para começar em 2021. Porém, com o anúncio da exclusão dos Sunwolves, a SANZAAR (entidade responsável pelo Super Rugby) declarou que ainda seguirá trabalhando com a JRFU, com o objetivo de fazer evoluir a Top League japonesa (o campeonato local), e que estuda o estabelecimento de uma competição na Ásia (entretanto, sua possível relação com a GRR não foi esclarecida).

As decisões de retornar ao sistema de todos contra todos e de cortar o time japonês vieram com o anúncio da JRFU (a federação japonesa) de que não conseguiria seguir financiando os Sunwolves para o futuro. Com isso, o Super Rugby deixará de ser o estágio mais alto para o desenvolvimento dos atletas da seleção do Japão.

 

Histórico do Super Rugby:

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;