Foto: Laura Orgambide/Tucanos RC

Tempo de leitura: 3 minutos

A Série B do Campeonato Paulista de Rugby tem 4 jogos e clima de decisão com o início da penúltima rodada. Em jogo nesse fim de semana, as duas últimas vagas para a semifinal com Piratas, Tucanos, Rio Branco, Urutu e Lechuza, sendo que este último que ainda se encontra na curiosa posição de também fugir da ameaça de rebaixamento, ao lado de São Bento e Jaguars.

No único duelo direto pela classificação, o Urutu precisa de uma boa vitória diante do Piratas para levar a disputa pela classificação para a rodada final. A equipe vem de uma sequência de duas vitórias contra clubes mais fracos mas está devendo na luta contra adversários diretos (duas derrotas e uma vitória). Jadson e Italo, responsáveis por mais de metade dos pontos do clube grená na temporada são as armas para furar a defesa do clube de Americana, que vem no mesmo retrospecto nas últimas rodadas mas volta a viajar para fora de seus domínios depois de 4 meses, onde tem um desempelo de 50% até aqui. No entanto, o melhor ataque e defesa dos Piratas e a dupla Fábio Lopes e João Correa não deixam dúvidas que a equipe vem para assegurar a vaga antecipadamente, que depende de tropeços de adversários diretos.

Com apenas um trinufo nos últimos quatro jogos, o Rio Branco precisa reencontrar o caminho da vitória para não colocar sua classificação em risco depois de despencar para a quarta colocação. A situação ainda é favorável, mas para evitar um confronto contra o Piratas na rodada final, superar o ameaçado Jaguars em casa será fundamental. O scrumhalf Will Viana estacionou nos 50 pontos mas ainda é um dos destaques ofensivos do clube e sua participação pode ser decisiva na busca pea vitória. Para o Jaguars, é tudo ou nada. Única equipe a não vencer no ano, o representante de Jaguariúna já não depende apenas de seus esforços para se manter na divisão, e se no setor ofensivo as equipes quase se equivalem (com ligeira superioridade para os Pelicanos) a defesa do clube do interior tem sido o calcanhar de aquiles, com mais que o dobro de pontos sofridos que o rival desse fim de semana, e nem o poderio de Flávio Henrique (9 tries) e Igor Correa (53 pontos) poderá salvar a equipe do rebaixamento apenas um ano após o acesso.

- Continua depois da publicidade -

A situação é similar entre Tucanos e São Bento. Antes ameaçado de rebaixamento, o Tucanos engatou 3 vitórias seguidas, alcançou a quinta colocação geral e tem a sequência final de jogos mais fácil em teoria, o que pode favorecer sua classificação. Curiosamente, seu retrospecto em casa é negativo até aqui e dá um alento para o São Bento, penúltimo colocado e que ainda busca a vitória para fugir da incômoda posição, vivendo cenário similar ao da última temporada, quando escapou por pouco. Em comum, dois ataques que produziram pouco até aqui, (156 para os Tucanos e 147 para o São Bento, 3º e 2º piores marcas do ano). O momento é melhor para o time de São João da Boa Vista, mas a pressão sobre o São Bento pode ser o ingrediente que falta para a equipe se manter na divisão.

Na última partida da rodada, o Lechuza recebe a Engenharia Mackenzie e apesar de ter remotas chances matemáticas de classificação, sua briga maior é para se manter na divisão, estando ao alcance de São Bento e Jaguars na tabela. O jogo é em casa, mas o retrospecto de apenas uma vitória em três jogos até aqui, e as Corujas terão pela frente o atual líder da competição, a Engenharia Mackenzie, que luta para manter a invencibilidade na temporada para tentar igualar a campanha de 2018, quando passou para a fase final sem derrotas. O confronto é inédito mas os números dão o favoritismo ao atual líder, que possui o melhor ataque e o vice-artilheiro Josué Bennati, que pode atingir os 100 pontos na temporada.

 

Campeonato Paulista B – Semana 16
Dia 24/08/2019 às 13h30 – Urutu X Piratas
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares de linha: Murilo Bragotto e Regis Dantsd
4º árbitro: Bárbara Boadas
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

Dia 24/08/2019 às 15h – Rio Branco X Jaguars
Árbitro: Richard Mine
Auxiliares de linha: Luciano Sampaio e Guilherme Queiroz
4º árbitro: Bárbara Boadas
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

Dia 24/08/2019 às 16h30 – Tucanos X São Bento
Árbitro: João Pantano
Auxiliares de linha: Guilherme Zaparoli e Rafael Nichioka
4º árbitro: Bárbara Martins
Local: CSU Durval – São João da Boa Vista, SP

Dia 25/08/2019 às 15h – Lechuza X Engenharia Mackenzie
Árbitro: Rafael Nichioka
Auxiliares de linha: Otávio Costa e Guilherme Wadt
4º árbitro: João Freire
Local: Parque das Águas – Sorocaba, SP

Foto: Laura Orgambide/Tucanos RC