Grande fim de semana de seleções nacionais pelo mundo, com destaque, além do Sul-Americano, para o grande duelo entre Bélgica e Portugal, que valia vaga no Rugby Europe Championship (o “Six Nations B”) do ano que vem.

 

Jogando em casa, a Bélgica se impôs sobre Portugal e garantiu sua permanência na elite da Rugby Europe. Os belgas deram o cartão de visitas logo no começo com dois tries em 15 minutos, do segunda linha Benoy e do ponta Renaert, mas os Lobos reagiram ainda no primeiro tempo do oitavo Fragoso Mendes e do fullback Vilela, indo ao intervalo em vantagem de 15 x 14. A Bélgica virou logo no começo do segundo tempo com o hooker Dienst e, aos 67′, com os Lobos jogando com um homem a menos, os belgas deram o golpe fatal novamente com try de Reynaert. 29 x 18, números finais que deixará Portugal por mais um ano no terceiro escalão europeu.

 

- Continua depois da publicidade -

Mas não foi só isso pelo Velho Continente. Em Praga, a República Tcheca conquistou o título da terceira divisão da Rugby Europeu (o quarto escalão europeu), a Conference 1, atropelando Malta por 48 x 14, para assegurar sua volta ao Rugby Europe Trophy e sua continuidade nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

 

Já na final da Conference 2, a Hungria falou mais alto contra a Bósnia, triunfando por 19 x 17. As duas seleções já estavam promovidas à Conference 1 e a vitória deu aos húngaros a chance de visitarem os tchecos no mata-mata da repescagem europeias das Eliminatórias para 2019. Quem vencer esse jogo irá pegar Portugal, valendo vaga no duelo final contra uma equipe do “Six Nations B”.

 

Por fim, ainda teve a decisão da quinta divisão europeia, com Montenegro trucidando a afundando a Bulgária por 42 x 19. O resultado negou aos búlgaros o retorno à Conference 2 e deu o título e a promoção à Eslováquia, que apenas esperava pelo placar no sofá.

 

Na Ásia, também teve ação sábado, com a decisão da segunda divisão do continente, com o jogo entre Malásia e Sri Lanka, em solo malaio. Os visitantes largaram na frente e chegaram a ir ao intervalo vencendo por 09 x 08, mas a vitória foi da Malásia, 22 x 09, garantindo a promoção à primeira divisão do ano que vem a sua sequência nas Eliminatórias para 2019. Já as Filipinas venceram os Emirados Árabes Unidos por 34 x 26 e rebaixaram os emiratis.

 

Enquanto isso, na segunda divisão do Caribe, as Ilhas Turks e Caicos venceram a vizinha Bahamas por 26 x 19 e garantiram o título da divisão.

 

Por fim, na quarta divisão da Copa da África Mali estreou com derrota para Burkina Faso, 14 x 08.

 

rugby europe

Rugby Europe Championship – 1ª divisão da Rugby Europe

Repescagem Promoção/Rebaixamento

29versus copiar18

Bélgica 29 x 18 Portugal, em Bruxelas – Bélgica permanece no Championship e Portugal fica no Trophy

Clique aqui para assistir ao jogo na íntegra

 

Rugby Europe Conference 1 – 3ª divisão da Rugby Europe

FINAL

República Tcheca 48 x 14 Malta, em Praga – República Tcheca campeã e promovida

 

Rugby Europe Conference 2 – 4ª divisão da Rugby Europe

FINAL

Hungria 19 x 17 Bósnia-Herzegóvina, em Ezstergom – Hungria campeão (ambos promovidos)

 

Rugby Europe Development Cup – 5ª divisão da Rugby Europe

Montenegro 42 x 19 Bulgária, em Podgorica

 

Classificação final: 1 Eslováquia (campeã e promovida), 5 pontos; 2 Montenegro, 5 pontos; 3 Bulgária, 4 pontos;

 

Asia Rugby Division 1 – 2ª divisão da Ásia – em Ipoh, Malásia

Malásia 22 x 09 Sri Lanka

Emirados Árabes Unidos 26 x 34 Filipinas

 

Classificação final: 1 Malásia (promovida), 2 Sri Lanka, 3 Filipinas, 4 Emirados Árabes Unidos (rebaixado);

 

Rugby Americas North Cup – 2ª divisão do Campeonato da América do Norte e Caribe

Bahamas 19 x 26 Ilhas Turks e Caicos, em Nassau

 

Classificação: 1 Ilhas Turks e Caicos, 8 pontos; 2 Bahamas, 1 ponto; 3 República Dominicana, 0 pontos;

 

rugby afrique copy

Copa da África – 4ª divisão – Grupo Oeste 2 – em Nimei, Níger

Mali 08 x 14 Burkina Faso

 

Foto: Belgium Rugby