Portugal pelo Troféu Mundial 2019. Foto: Bruno Ruas

Tempo de leitura: 2 minutos

A Seleção Portuguesa está vindo ao Brasil para enfrentar a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV pela quarta vez na história. O jogo será no Estádio do Nacional, em São Paulo, nesse sábado, dia 9, às 14h30, e os Lobos portugueses já têm seu elenco para a viagem.

O técnico de Portugal, o francês Patrice Lagisquet, que jogou como ponta pela França os Mundiais de 1987 (sendo vice campeão) e 1991 e foi treinador de linha da seleção francesa entre 2012 e 2015, escolheu 28 jogadores para iniciar seu trabalho com os Lobos, dos quais apenas 5 atuam fora do rugby português de clubes: Helano Alberto (do Nevers, da 2ª divisão profissional da França), Lionel Rodrigues (que joga pelo Anglet, da 3ª divisão francesa), Kevin Batista (do Bassin D’Arcachon, também da 3ª divisão francesa), José Rebelo de Andrade (que atua no rugby universitário inglês) e Diogo Ferreira (que joga no rugby espanhol, pelo bom time de Burgos).

Lagisquet após na renovação do elenco luso, após a promoção ao “Six Nations B”. No elenco estão alguns nomes que foram importantes na boa campanha portuguesa no World Rugby U20s Trophy (Troféu Mundial M20), disputado em julho em São José dos Campos. Entre eles estão o excelente ponta Raffaele Storti e o abertura Jerónimo Portela.

- Continua depois da publicidade -

Do elenco selecionado, apenas o fullback Manuel Cardoso Pinto, o centro Tomás Appleton, os segundas linhas João Granate e José Andrade, os pilares José Conde e Nuno Mascarenhas enfrentaram o Brasil no último encontro, no Pacaembu, em 2017, que acabou com vitória brasileira (a única na história do confronto) por 25 x 21. Nos dois confrontos anteriores, em 2013 e 2016, os Lobos venceram os Tupis. João Belo, com passagem pela seleção brasileira juvenil, também está no time luso.

 

Portugal:

Manuel Picão – Académica de Coimbra
João Tavares – Académica de Coimbra
João Moreira – Agronomia
José Mariade Alte – Agronomia
João Lima – Agronomia
Tomás Cabral – Agronomia
Manuel Cardoso Pinto – Agronomia
Pedro Lucas – Técnico
Raffaele Storti – Técnico
Simão Bento – Técnico
Lionel Rodrigues – Anglet (França, 3ª divisão)
José Conde – CDUL
João Belo – CDUL
José Rodrigues – CDUL
Tomás Appleton – CDUL
José Madeira – Belenenses
David Wallis – Belenenses
Duarte Azevedo – Belenenses
David Costa – Direito
Francisco Bruno – Direito
Vasco Fragoso Mendes – Direito
João Granate – Direito
Jerónimo Portela – Direito
Nuno Mascarenhas – Cascais
António Vidinha – Cascais
José Rebelo de Andrade – Nottingham Trent University (Inglaterra, universitário)
Diogo Hasse Ferreira – Burgos (Espanha)
Helano Alberto – Nevers (França, 2ª divisão)
Kevin Batista – Bassin D’Arcachon (França, 3ª divisão)
Frederico Couto – Benfica