Tempo de leitura: 3 minutos

Punta del Este, no Uruguai, viveu uma jornada de gala nesta quarta-feira com a rodada final da fase de grupos do Troféu Mundial M20, a segunda divisão mundial, que vale uma vaga na elite da categoria de 2018. E com apenas o campeão de cada grupo prosseguindo para a grande final, a briga pela ponta de cada chave se acirrou e teve um desfecho de arrepiar. Enquanto no Grupo A o Japão levou a melhor e confirmou seu favoritismo, no Grupo B Portugal assombrou o mundo derrotando Fiji para carimbar sua vaga à finalíssima!

O dia começou na verdade com outra surpresa importante: uma vitória acachapante do Chile sobre o Canadá, 45 x 28. Os chilenos fizeram um jogo épico, largando em vantagem no primeiro tempo, mas sofrendo a virada antes do intervalo, com 14 x 10 para os canadenses. O segundo tempo largou com o Chile atropelando com 3 tries em questão de 15 minutos, que nocautearam os jovens Canucks. O try da reação do Canadá saiu somente aos 59′, mas os Condoritos liquidaram a fatura com personalidade com um try de Escobar Alvarez aos 69′. Os times ainda trocaram tries no fim e o placar foi um majestoso 45 x 28 para os andinos, que deixa o Canadá ainda mais preocupado com seu futuro.

Na sequência, o Uruguai, ainda sonhando com a vaga na final, fez a alegria da torcida atropelando Hong Kong por 66 x 10. Foram 10 tries para os Teritos. O jogo começou duro para os donos da casa, que abriram apenas 14 x 03 no primeiro tempo, mas a volta dos vestiários foi de imposição uruguaia.

- Continua depois da publicidade -

Depois, veio o embate decisivo entre Portugal e Fiji. Para o Uruguai, apenas uma vitória magra de Fiji interessava, mas os Lobitos rosnaram forte e morderam para abocanharam uma histórica vitória por 16 x 13. Com 2 penais do excelente abertura Abecassis e um try crucial do centro Louro Vassalo Santos, Portugal foi ao intervalo vencendo por 13 x 00. Fiji sucumbiu diante das formações portuguesas e não conseguiu ter a bola em boas situações para sua linha brilhar. No segundo tempo, contudo, veio a reação, com o centro Savou correndo para o primeiro try fijiano e 2 penais de Kotz empatando a peleja em questão de 12 minutos. Parecia que Fiji seria avassalador, mas Portugal efetuou trocas importantes no XV, mostrou ter profundidade no elenco, manteve a disciplina defensiva e, aos 70′, Abecassis chutou o penal da vitória fenomenal dos lusos, que selaram o triunfo roubando um lateral em momento derradeiro da partida. 16 x 13 e uma primeira final de Mundial M20 para os patrícios.

No jogo final, o Japão decidiu o Grupo A em uma dura batalha com a Namíbia, que fez os japoneses suarem frio no primeiro tempo, equilibrando por completo as ações. Os japoneses foram à pausa na frente por apenas 14 x 13, mas cresceram no segundo tempo e fizeram mais 3 tries sem resposta para fecharem a vitória em 33 x 13. Destaque para o asa Makisi, autor de hat-trick (3 tries).

 

Troféu Mundial M20 – World Rugby U20s Trophy

Quarta-feira, dia 06 de setembro

Canadá 28 x 45 Chile

Uruguai 66 x 10 Hong Kong

Fiji 13 x 16 Portugal

Japão 33 x 13 Namíbia

SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Japão314
Namíbia310
Chile37
Canadá31
Grupo B
Portugal312
Uruguai311
Fiji36
Hong Kong31

 

Domingo, dia 10 de setembro

10h00 – Hong Kong x Canadá – Disputa de 7º lugar

12h00 – Fiji x Chile – Disputa de 5º lugar

14h00 – Uruguai x Namíbia – Disputa de 3º lugar

16h00 – Portugal x Japão – Final

 

Foto: World Rugby – Portugal x Fiji

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpe, mas são os Lobinhos, não? Lobitos seria se fossem M20 de um país de língua espanhola e o mascote fosse um lobo, não? Abraço.

    Olhei uma publicação da Federação Portuguesa de Rugby.

    “Federação Portuguesa de Rugby (Página Oficial)
    há 44 minutos
    Mesmo à distância, a Seleção Nacional Sub-20 não quis deixar de desejar boa sorte aos Lobinhos Sub-18 no Rugby Europe Sevens U18 Championship.
    #LobinhosaLobos #PortugalRugby”

    Fonte: https://www.facebook.com/fpr.pt/