Tempo de leitura: 4 minutos

Preparado para domingo? Blumenau será o centro das atenções do rugby brasileiro no próximo dia 23, quando Jacareí e Farrapos se enfrentarão em uma final inédita do Super 8, o Campeonato Brasileiro de Rugby!

O duelo coloca frente a frente equipes jovens, com trabalho de gestão e desenvolvimento sólido, que começam a colher os frutos na atual temporada. De um lado o Jacareí, time do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, que teve sua primeira equipe adulta somente em 2013, foi evoluindo rapidamente e em seu segundo ano na elite nacional já chega a primeira final de Super 8. Do outro o Farrapos, equipe gaúcha que busca o título como “presente” pelo aniversário de 10 anos de fundação, que será comemorado em novembro deste ano.

Mesmo tendo apenas 4 anos de equipe adulta, o Jacareí já coleciona uma série invejável de títulos, que incluem o bicampeonato da Taça Tupi, a segunda divisão nacional (2014 e 2016). “O próximo domingo será mais um dia histórico para os Jacarés. Se antes chegar na final parecia tão longe, agora é simplesmente a nossa melhor realidade”, ressalta Júlio César Carmo Faria dos Santos, coordenador técnico e treinador do Jacareí. Atual campeão brasileiro masculino de seven, os Jacarés partirão para Santa Catarina na busca por “unificar” os títulos nacionais de sevens e XV.

- Continua depois da publicidade -

“Quanto tempo leva um sonho para se realizar? Aliás, quanto tempo leva um sonho para ser construído? 1 dia? 1 ano? 10? Em 2003 isso era apenas uma sementinha, projeto desenhado na cabeça de gente sonhadora”, indaga Júlio. “Em 2006 começou a tomar forma o Jacareí Rugby. Primeiro era um projeto, depois passou a ser um time, virou então uma Associação e hoje é uma verdadeira família. Referência nacional dentro e fora de campo, onde se ensina rugby, mas você também aprende sobre respeito e disciplina, sobre valores e princípios, esportivos e sociais”.

Já o adversário de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, já é uma das referências do rugby na região Sul. Octacampeão Gaúcho de Rugby XV e Campeão da Copa do Brasil de 2010, o Farrapos deu um passo adiante em 2017 e conquistou a Liga Sul pela primeira vez. O título neste domingo significaria uma “tríplice coroa” para o alviverde da Serra Gaúcha. “A gestão atual do Farrapos busca trabalhar de maneira profissional, com planejamento de ações e avaliação de resultados em cada passo dado, contando com a ajuda de gestões anteriores que formam um grande conselho dentro do clube”, afirma Bruno Barreto, diretor técnico do clube, que complementa: “somos uma equipe jovem que teve um crescimento rápido, e com um trabalho sólido conseguimos conquistar a excelente estrutura que o clube usufrui hoje. Estamos agora colhendo os frutos de nossa categoria de base, que investimos mais incisivamente nos últimos 5 anos”, finaliza Barreto.

Jacareí e Farrapos colecionaram até aqui as melhores campanhas do Super 8, com ambos somando 7 vitórias em 9 compromissos. No duelo direto entre os dois, a vitória ficou com os Jacarés, 35 x 30, no Vale do Paraíba, em um jogão de 8 tries (4 para cada lado) pela segunda rodada da competição. Naquela oportunidade, os paulistas selaram a vitória com um penal aos 68′ de Leo Ilha e um drop goal decisivo de Matheus Cruz aos 71′.

Os dois times estão no topo das estatísticas do Super 8. Com ambos igualados com 25 pontos na primeira colocação da temporada regular, a melhor campanha foi do Jacareí por conta do confronto direto, mas os gaúchos tiveram números superiores. O Farrapos contou com o melhor ataque do certame, com 261 pontos marcados, contra 241 dos Jacarés, que têm no momento o terceiro ataque da competição. A defesa gaúcha também foi superior, com 177 pontos sofridos, contra 196 sofridos pelos valeparaibanos.

Atletas decisivos não faltarão em campo. Artilheiro do campeonato, o argentino Facundo Flores, que já somou 109 pontos pelos alviverdes no atual Super 8, é uma arma e tanto, atuando de scrum-half ou abertura e conduzindo o time de Bento com maestria. A capacidade definidora do jogador é bem conhecida já, sempre letal com os pés. A batalha de camisas 9 será talvez o ponto alto do duelo, pois do lado paulista estará o jovem valor dos Tupis, Matheus Cruz, condutor hábil dos Jacarés e também atleta decisivo. Facundo e Cruz despontaram no Super 8 com seus drop goals, liderando a estatística. Facundo chutou nada menos que 4 drops certeiros, ao passo que Cruz guardou 2. O jogo promete quando o espaço de frente para o H clarear.

Outro embate que promete é nas duas de 10 e 12, com Josh Reeves, neozelandês dos Tupis e dos Jacarés, aclamado por sua visão de jogo e qualidade nos chutes táticos, e Leo “Ilha” Ceccarelli, abertura vice artilheiro do campeonato, duelando com o argentino Javi Cardoso e Frison, do lado gaúcho, que vem dando grande qualidade ao passe dos alviverdes. Se o Jacareí já tinha uma linha jovem e promissora, certamente uma das mais temidas do país, o Farrapos mostrou grande evolução ao longo do campeonato com a bola em mãos. A tradição gaúcho, no entanto, sempre esteve no seu poderoso pack de forwards e o Jacareí oferecerá um embate de gala nos homens de frente. Olhos na batalha das terceiras linhas, com destaque para Matias, dos Tupis e dos Jacarés, batendo de frente com Angelo, asa argentino do Farrapos que é o maior fazedor de tries entre todos os forwards do Super 8, com nada menos que 6 até o momento.

Quem vai levar? A entrada no estádio do SESI é gratuita e o jogo será mostrado ao vivo no SporTV 3. Portanto, não perca de forma alguma esta batalha, pois saberemos quem é o melhor time do país nesse domingo!

 

versus copiar

13h00 – Jacareí x Farrapos – SporTV 3 AO VIVO

Árbitro: Xavier Vouga

Auxiliares de linha: Murilo Bragotto e Cauã Ricardo

Local: Estádio do SESI – Blumenau, SC

Entrada Franca