Tempo de leitura: 1 minuto

O Rugby de Cadeira de Rodas também está em contagem regressiva para o Rio 2016. Em setembro, os Jogos Paralímpicos vão dominar o Rio de Janeiro e o Rugby de Cadeira de Rodas estará presente, com seu torneio rolando na Arena Carioca de 14 a 18 de setembro.

 

Ontem, os últimos dois classificados para o torneio foram conhecidos, com França e Estados Unidos conquistando suas vagas pelo Torneio Qualificatório Mundial. Brasil, como país sede; Austrália, campeã do mundo de 2014; Canadá, campeão dos Jogos Parapan-Americanos de 2015; Grã-Bretanha e Suécia, campeão e vice do Campeonato Europeu de 2015; e o Japão, classificado pelo Campeonato da Ásia e Oceania, já tinham suas vagas no torneio. Apenas o continente africano não foi representado nas disputas pelas vagas no Rio 2016.

- Continua depois da publicidade -

 

O torneio paralímpico terá 8 times, mistos (abertos a homens e mulheres), divididos em 2 grupos com 4 equipes cada. O sorteio ainda não foi realizado.

 

Qualificatório agitou Paris

As duas últimas vagas nos Jogos Paralímpicos foram definidas com um Torneio Qualificatório realizado em Paris, entre os últimos dias 18 e 21, com seis seleções que se enfrentaram no sistema de todas contra todas. Os Estados Unidos, medalhistas de bronze nos Jogos Paralímpicos de 2012, foram impecáveis e justificaram o favoritismo, vencendo todos os seus 7 jogos. Na grande final, os EUA venceram a França por 54 x 45.

 

A disputa das semifinais foi intensa e decisiva, com os Estados Unidos despachando a Dinamarca e com a França fazendo a festa da torcida ao derrotar a Nova Zelândia por dramáticos 51 x 48.

 

Classificação: 1 Estados Unidos, 2 França, 3 Dinamarca, 4 Nova Zelândia, 5 Alemanha, 6 Finlândia