Foto: Rodrigo Vergara/UAR

Times escalados! O sábado de Mundial terá como o grande jogo All Blacks e Springboks, mas a emoção não vai faltar com outros dois confrontos que apesar do favoritismo destacado nas casas de aposta pelo país que apontam triunfos dos homens de preto, franceses e australianos, existem muitas alternativas para você utilizar hoje o seu código promocional betmotion e torcer pelo vencedor em duelos que no papel, está cercado de incertezas para os grupos B, C e D.

Wallabies e Flying Fijians prometem ESPETÁCULO

Austrália e Fiji duelaram também na Copa do Mundo de 2015, com vitória australiana por 28 x 13. O jogo deste sábado é crucial para os dois lados, por ser já decisivo na luta por um lugar nas quartas de final. Jamais na história os Wallabies ficaram de foram do mata-mata de um Mundial, mas o ano de 2018 terrível do rugby australiano colocou os Wallabies longe da lista de maiores favoritos do Mundial – enquanto Gales, a outra grande força do Grupo D, foi campeão do Six Nations em 2019. Este ano, no entanto, não vem sendo ruim para a Austrália, que mexeu em seu elenco e conseguiu em agosto uma preciosa vitória sobre os All Blacks. Fiji, por sua vez, vem numa crescente e celebrou poder contar com um longo período de preparação para o Mundial. Os fijianos são a terceira força de um grupo parelho, que ainda tem a Geórgia no páreo.

- Continua depois da publicidade -

Para o jogo de sábado, o técnico australiano Michael Cheika contará com o retorno de David Pocock ao time na terceira linha para jogar ao lado do capitão Michael Hooper e de Naisarani. Na linha, James O’Connor foi confirmado no centro como titular e Nic White é o scrum-half preferido, deixando Will Genia no banco. O centro Kerevi e o ponta Koroibete, assim como Naisarani, terão uma situação diferente para encararem: os três nasceram em Fiji, mas defendem a Austrália. Mais forte que Fiji nas formações fixas, a Austrália vem mostrando que sabe jogar bem após formações e certamente poderá usar scrums e laterais para criar suas oportunidades e sepultar a pressão.

Fiji não derrota a Austrália desde 1954, mas o técnico John McKee conta com um dos melhores elencos da história do XV do país. O pack fijiano evoluiu demais, com o excelente – medalhista de ouro no Rio 2016 – Leone Nakarawa na segunda linha, além de uma terceira linha de classe internacional com Waqaniburotu, Peceli Yato e Viliame Mata (também medalhista de ouro de 2016). O scrum-half será Lomani, que ganhou a vaga do mais experiente Matawalu (ainda não em sua melhor forma), ao passo que o fundo do campo será galático, com Radradra, Tuisova (outro campeão do Rio 2016), Botia, Nayacalevu e Murimurivalu. O abertura (posição que vinha sendo um problema) será Volavola, que ganhou experiência valiosa com o Racing, na França.

A pressão estará toda sobre a Austrália, o que preocupa o torcedor dos Wallabies, pela qualidade fijiana. Um desempenho australiano igual o primeiro do ano contra os All Blacks será certeza de vitória. No entanto, sem jogarem seu máximo, os Wallabies correrão riscos em Sapporo.

Você já viu antes pegando fogo em Mundiais: Les Bleus e Pumas!

Em Tóquio, no dia seguinte à abertura do Mundial, França e Argentina farão um duelo de arrepiar que será absolutamente decisivo para ambos no Grupo C. Quem vencer poderá se sentir quase classificado e quem perder terá que jogar sua sorte contra a poderosa Inglaterra, favorita da chave. A história dos confrontos de Mundial entre França e Argentina é famosa – e conta com alguns dos maiores feitos da história dos Pumas, com 2 vitórias sobre os franceses em 2007. Desde então, os dois países não se reencontraram no Mundial.

A França chega mais confiante ao Mundial, após uma preparação com desempenho superior ao argentino. O técnico francês Jacques Brunel mesclou jovens e veteranos em seu XV titular e apostou em Romain Ntamack (que segue os passes de seu pai, que também defendeu a França no Mundial) como o camisa 10, jogando ao lado de Antoine Dupont, ambos do Toulouse – com o parceiro deles de clube, Thomas Ramos, começando no banco. Os veteranos Huget e Médard também começarão jogando, enquanto os olhares estarão sobre o jovem ponta do Clermont, Damian Penaud, artilheiro nato. Vakatawa é a novidade atuando como primeiro centro – já prometendo potência para cima da linha argentina. No pack, o jovem Alldritt assegurou a camisa 8 (deixando Picamoles no banco), mas a primeira linha segue de veteranos, com Guirado de hooker, Poirot (capitão) e Slimani de pilares.

A Argentina do técnico Mario Ledesma terá a missão de se reerguer, o que é curioso, uma vez que a campanha dos Jaguares foi histórica no Super Rugby. Porém, com a camisa dos Pumas, os argentinos perderam rendimento no Rugby Championship e carregam dúvidas para o Mundial. O abertura será Nicolás Sánchez, o grande nome do time, mas que ainda precisa encaixar no grupo. Juan Figallo, como pilar, é o outro nome que atua na Europa. A segunda linha argentina chama a atenção com os excelentes Petti e Lavanini, ao passo que Matera é o capitão e referência da terceira linha. Na linha, Boffelli carrega confiança com a camisa 15, com Moroni e Moyano sendo os homens de perigo nas pontas.

Os Pumas terão a missão de evoluir no scrum, que vem sendo um ponto de fragilidade na equipe – contra sua história – enquanto a França conta com uma formação fixa forte. Os Bleus ainda têm mais que o dobro de metros ganhos em média que os argentinos (neste ano). Os franceses, por sua vez, precisam ainda dar o passo adiante em termos de resultados para a reconstrução de sua anteriormente vitoriosa seleção. Os dois lados entrarão no Mundial com um grande peso nas costas.

Copa do Mundo de Rugby – Japão 2019

Sábado, dia 21 de setembro (Horário de Brasília)

GRUPO C

versus copiar

01h45 – Austrália x Fiji, em Sapporo – ESPN AO VIVO

Árbitro: Ben O’Keefe (Nova Zelândia)

Assistentes: Luke Pearce (Inglaterra) e Andrew Brace (Irlanda) / TMO: Rowan Kitt (Inglaterra)

Histórico: 21 jogos, 18 vitórias da Austrália, 2 vitórias de Fiji e 1 empate. Último jogo: Austrália 37 x 14 Fiji, em 2017 (amistoso);

Austrália: 15 Kurtley Beale, 14 Reece Hodge, 13 James O’Connor, 12 Samu Kerevi, 11 Marika Koroibete, 10 Christian Lealiifano, 9 Nic White, 8 Isi Naisarani, 7 Michael Hooper (c), 6 David Pocock, 5 Rory Arnold, 4 Izack Rodda, 3 Allan Alaalatoa, 2 Tolu Latu, 1 Scott Sio;

Suplentes: 16 Jordan Uelese, 17 James Slipper, 18 Sekope Kepu, 19 Adam Coleman, 20 Lukhan Salakaia-Loto, 21 Will Genia, 22 Matt To’omua, 23 Dane Haylett-Petty;

Fiji: 15 Kini Murimurivalu, 14 Josua Tuisova, 13 Waisea Nayacalevu, 12 Levani Botia, 11 Semi Radradra, 10 Ben Volavola, 9 Frank Lomani, 8 Viliame Mata, 7 Peceli Yato, 6 Dominiko Waqaniburotu (c), 5 Leone Nakarawa, 4 Tevita Cavubati, 3 Peni Ravai, 2 Samuel Matavesi, 1 Campese Ma’afu;

Suplentes: 16 Tuvere Vugakoto, 17 Eroni Mawi, 18 Manasa Saulo, 19 Tevita Ratuva, 20 Mosese Voka, 21 Nikola Matawalu, 22 Alivereti Veitokani, 23 Vereniki Goneva;

 

GRUPO D

versus copiar

04h15 – França x Argentina, em Tóquio – ESPN AO VIVO

Árbitro: Angus Gardner (Austrália)

Assistentes: Jaco Peyper (África do Sul) e Brendon Pickerill (Nova Zelândia) / TMO: Marius Jonker (África do Sul)

Histórico: 51 jogos, 36 vitórias da França, 14 vitórias da Argentina e 1 empate. Último jogo: França 28 x 13 Argentina, em 2018 (amistoso);

França: 15 Maxime Médard, 14 Damian Penaud, 13 Gael Fickou, 12 Virimi Vakatawa, 11 Yoann Huget, 10 Romain Ntamack, 9 Antoine Dupont, 8 Gregory Alldritt, 7 Charles Ollivon, 6 Wenceslas Lauret, 5 Sebastien Vahaamahina, 4 Arthur Iturria, 3 Rabah Slimani, 2 Guilhem Guirado (c), 1 Jefferson Poirot;

Suplentes: 16 Camille Chat, 17 Cyril Baille, 18 Demba Bamba, 19 Bernard le Roux, 20 Louis Picamoles, 21 Maxime Machenaud, 22 Camille Lopez, 23 Thomas Ramos;

Argentina: 15 Emiliano Boffelli, 14 Matias Moroni, 13 Matias Orlando, 12 Jeronimo de la Fuente, 11 Ramiro Moyano, 10 Nicolas Sanchez, 9 Tomas Cubelli, 8 Javier Ortega Desio, 7 Marcos Kremer, 6 Pablo Matera (c), 5 Tomas Lavanini, 4 Guido Petti, 3 Juan Figallo, 2 Agustin Creevy, 1 Nahuel Tetaz Chaparro;

Suplentes: 16 Julian Montoya, 17 Mayco Vivas, 18 Santiago Medrano, 19 Matias Alemanno, 20 Tomas Lezana, 21 Felipe Ezcurra, 22 Benjamin Urdapilleta, 23 Santiago Carreras;

 

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília