Semifinal de 2018. Foto: Fábio Lapa

Hora de decisão! O Campeonato Paulista Série A, o mais forte dos estaduais brasileiros, terá sua grande final nesse sábado, 11h00, com transmissão ao vivo da TV NSports. O Vale do Sol, em São José dos Campos, vai ferver com o time da casa, o São José, recebendo um histórico rival, o Pasteur, da capital paulista.

Rivalidade densa, que vem dos tantos confrontos nas categorias de base. Mas também pela irmandade nas origens, ambos com sangue francês nas veias. E por isso mesmo, em homenagem a Ange Guimera, francês tão importante à história dos dois clubes, o jogo terá também em disputa o Troféu Ange Guimera, uma iniciativa do programa Mesa Oval.

Em campo estarão dois clubes que buscam voltar às glórias estaduais. O São José não levanta a taça desde 2016 e o Pasteur desde 2015. Entre 2012 e 2016, os dois clubes venceram todos os títulos, no a auge da rivalidade, e em 2019 revivem o encontro da primeira final a contar mata-mata, que na ocasião terminou com triunfo joseense em casa.

- Continua depois da publicidade -

O São José é até aqui o único invicto do campeonato, tendo derrotado o Pasteur na primeira fase por 35 x 31, na casa dos Galos, em jogo de arrepiar. O histórico é favorável aos joseenses, que nos últimos 4 anos, venceram 6 dos 7 encontros, incluindo a decisão de 2016 (os Galos levaram o título de 2015 em cima dos Caipiras), e mais uma vez o fator casa foi importante: apenas uma dessas vitórias ocorreu na capital. Mas o Vale do Paraíba também guarda boas recordações para a torcida do Pasteur, que teve sua última vitória sobre o rival em 2017, na casa do adversário por um 22 a 21 de tirar o fôlego.

Cruciais durante todo o campeonato, os chutes poderão ser mais uma vez decisivos, e o confronto entre Francisco Sanchis, artilheiro do campeonato com 122 pontos e Raj Spago, 112, será muito aguardado, principalmente depois dos 14 anotados na semifinal contra a Poli pelo jovem abertura dos Galos, que se mostrou mais efetivo na fase final. O ataque e a defesa joseense tem melhores números no geral, com foco na coletividade e na rotatividade do elenco, e enquanto o Pasteur também tem bons talentos no seu grupo, o poder de fogo ficou mais centrado em algumas peças-chave como Ronaldo, tryman com 10 tries até aqui, além de Pedro di Pilla e Varejão, com 7 cada.

No quesito desfalques, os joseenses não poderão contar mais uma vez com os irmãos Sancery e Duque, além de Vanzinha, enquanto o Pasteur deverá perder Henrique, lesionado. No entanto, a Fênix já voou baixo no Paulista mesmo sem seus Tupis, conquistando dessa forma a vitória na semifinal sobre o rival regional Jacareí, por 12 x 06 e no confronto de dois dos maiores formadores de jogadores do país, a base vai mais uma vez falar alto.

Façam suas apostas, porque clássico é clássico, e vice-versa, como diz o ditado.

 

Campeonato Paulista Série A – FINAL

versus copiar

Dia 15/06/2019 às 11h00 – São José x Pasteur TV NSports AO VIVO

Árbitro: Victor Hugo Barboza / Assistentes: Cauã Ricardo e Renato Scalércio / 4º árbitro: Roger Santesso

Local: Vale do Sol – São José dos Campos, SP