Tempo de leitura: 3 minutos

A segunda rodada do Super 8 aconteceu no último sábado (11/07) e surpresas não faltaram para os espectadores, que viram o atual campeão do antigo Super 10, o Curitiba, perder em casa para o Pasteur. Mas em São José dos Campos a surpresa boa veio para os Gaúchos do Farrapos que fizeram história ao vencer pela primeira vez a equipe do São José, e não bastaram lances incríveis dos dois lados após o placar apertado em 20 a 15.

 

 

- Continua depois da publicidade -

O jogo começou com o kick off da equipe da casa, mas o equilíbrio foi a palavra chave pra resumir a partida, que teve início na base dos chutes e tackles duros, algo que gerou diversos penais para ambos os lados, mas a primeira chance de pontuar foi para o Farrapos que errou a conversão do penal e logo em seguida viu Gabriel “Caixa” Assunção abrir o placar para os joseenses após um penal. Durante todo o primeiro tempo o excesso de penais começou a pesar para as equipes, porém o São José teve de arcar com a reincidência de infrações e passar dez minutos sem Pedro Lopes, além de ver o Farrapos tentar iniciar seu lado do marcador com outro penal, mas sem sucesso.

 

Próximo dez minutos finais da primeira etapa, o São José perdeu dois atletas substituídos por lesões, algo que atrapalhou sua defesa que por erros permitiu uma bela escapada do alviverde Jonatan Gobatto em direção ao ingoal para anotar o primeiro try da partida junto a conversão de Leonardo Scopel e a liderança na partida, algo que não durou muito tempo depois da linda roubada de bola de Nelsinho, do São José, que atravessou meio campo até o centro do ingoal gaúcho, e garantiu a conversão de Gabriel. O tempo regulamentar já havia acabado quando um penal dos atletas de Bento Gonçalves custou um amarelo para Leonardo Scopel e uma tentativa frustrada dos joseenses de ampliarem o placar com um penal não convertido, fechando o primeiro tempo em 10 a 7 para o São José.

 

Marcados pelo jogo mais fechado na primeira etapa, ambas as equipes buscaram abusar de seus pontas e de jogadas abertas, algo que fez os dois lados avançarem bastante, mas foi na base da força que os “caipiras” se distanciaram um pouco no placar, após um try anulado por bola presa, Diogo Borges conseguiu perfurar a muralha gaúcha com um pick in goal e fazer seu try, infelizmente para a equipe da casa não convertido. A respiração tranquila durou pouco, após o chutador do Farrapos, Leonardo Scopel, guardar outra conversão de penal. Eufóricos com a partida, os atletas do São José voltaram a pecar em seus atos, principalmente o atleta Carlos Oliveira recém colocado em jogo, que pisoteou um atleta do Farrapos em um ruck e recebeu cartão amarelo, algo que custou caro para os joseenses que pecaram na defesa após a cobrança rápida de um penal dos gaúchos que marcaram outro try, também convertido.

 

Antes do termino da partida, os visitantes puderam ampliar o placar com outro penal convertido por Leonardo Scopel, mas a equipe da casa mostrou buscar o placar até os instantes finais, batalhando metro a metro e observaram que seu scrum estava superior, optando diversas vezes pela escolha para avançar, até chegarem na linha de 5 metros gaúcha, que novamente formou uma muralha para defender o placar, porém custou a pecar em detalhes e viu a equipe joseense atravessa-la, entretanto o dia estava claro para o Farrapos que conseguiu prender a bola e anular o possível try, além de afastar o perigo e garantir a vitória em 20 a 15 sobre o São José.

 

O portal do Rugby elegeu Leonardo Scopel como atleta destaque da partida.

 

EquipeApelidoPJVED4+-7PPPCSP
UruguaiTeros153300301135756
ChileCóndores9320110924448
BrasilTupis6310211946232
ParaguaiYakarés030030032168-136

 

Dia 11/07/2015 às 15h30 – São José (SP) 15 x 20 Farrapos (RS)

Local: ADC Panasonic – Rua Estácio José Nascimento, No 1139, Saída KM 155 Via Dutra – São José dos Campos, SP

Árbitro: Mariano de Goycoechea

 

 

Farrapos Rugby

Tries: Jonatan Gobatto, Mauricio Frizon

Conversões: Leonardo Scopel(2)

Penais: Leonardo Scopel(2)

 

São josé Rugby

Penais: Gabriel Assunção

Tries: Nelson Santos, Diogo Borges

Conversão: Gabriel Assunção