Leinster segue implacável. Foto: PRO14/INPHO

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Jornada de decisões na Europa! Entre sexta e sábado, o PRO14, a liga que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul, viveu suas semifinais, com Scarlets e Leinster carimbando suas vagas para a grande final, com vitórias sobre Glasgow Warriors e Munster, respectivamente. Já no domingo, na Repescagem valendo a última vaga da liga na Champions Cup europeia, o Ulster venceu os Ospreys no domingo.

A grande final será disputada no Aviva Stadium, em Dublin, no dia 26.

 

- Continua depois da publicidade -

Gigante escarlate na Escócia

Em Glasgow, na Escócia, os Warriors receberam os galeses do Scarlets, atuais campeões do PRO14, e foram atropelados por 28 x 13, em partida que provou o grande momentos dos vermelhos e desapontou os escoceses, que eram os donos da melhor campanha até então da competição.

O primeiro tempo foi de completo domínio do time de Llanelli, que abriram o placar com Rhys Patchell marcando o try logo aos 3′. Aos 16′, a qualidade do ataque galês novamente funcionou, Scott Williams furou com facilidade a linha defensiva e o scrum-half Gareth Davies marcou o segundo try. Os Warriors sentiram a pressão, conseguiram controlar o jogo territorialmente, mas foram incapazes de criarem. E, aos 31′, os Warriors afastaram mal o perigo e o ataque de galês foi fatal, com McNicholl e Steff Evans mostrando facilidade para passar pela defesa escocesa na base dos side steps e dummies até Rob Evans finaliza o terceiro try.

O triunfo foi selado logo no início do segundo tempo. Grigg recebeu amarelo e dexou Glasgow com um a menos, o que foi prontamente aproveitado pelos visitantes, com Ken Owens cravando em maul o quarto try. Os Warriors ainda reagiram com tries de Jonny Gray e Nick Grigg, mas sem tempo de reação. 28 x 13, números finais.

Com o triunfo, os Scarlets seguem na luta por defenderem seu título do ano passado.

 

Glasgow Warriors13versus copiar28

Glasgow Warriors 13 x 28 Scarlets, em Glasgow

Alguém segura o Leinster?

No sábado passado o Leinster se sagrou campeão europeu e já entrou em campo novamente para fazer o superclássico irlandês contra o Munster. O resultado foi que o poderoso time de Dublin segue imbatível e triunfou sobre o rival para chegar a mais uma decisão. Porém, a vitória foi árdua, com um suado 16 x 15 sobre o Red Army.

Logo no começo do jogo, o ponta neozelandês James Lowe brilhou para o Leinster, rompendo a defesa e desferindo um lindo offload para Jack Conan cravar o primeiro try da partida para os azuis, que se davam ao luxo de pouparem vários titulares em plena semifinal de PRO14. Por isso mesmo, o Munster não tardou a apresentar volume de jogo. Os dois times trocaram penais no primeiro tempo, mas na segunda etapa, logo no início, o Munster foi recompensado com seu try, de Keith Earls, trombando na ponta para finalizar bela troca de passes dos vermelhos. A conversão não veio e o 10 x 08 persistia a favor do Leinster. O fim de jogo acabou sendo dramático, com Carbery, aos 76′, chutando penal precioso para os donos da casa. Contudo, logo na sequência, Gorbler fez o try da esperança para o Munster, deixando o placar em 16 x 15 para o Leinster. Era tarde. O Leinster aguentou os instantes finais e assegurou uma sufocante vitória.

O Leinster busca agora o que jamais conseguiu: a dobradinha, isto é, vencer PRO14 e Champions Cup no mesmo ano.

Leinster16versus copiar15Munster copy

Leinster 16 x 15 Munster, em Dublin

 

FINAL

Dia 26/05 – Leinster x Scarlets, em Dublin

 

Ulster conquista última vaga na Champions Cup europeia

No domingo, as atenções se voltaram à Irlanda do Norte, onde o Ulster recebeu os Ospreys na decisão da 7ª vaga do PRO14 na Champions Cup europeia. Os galeses batalharam e até largaram em vantagem com try de Alun Wyn Jones os 15′, e ao longo de todo o jogo tiveram maior volume e posse de bola. Porém, os irlandeses foram muito mais clínicos, com Craig Gilroy marcando 2 tries, Treadwell e Stockdale deixando os seus. 35 x 17.

 

Ulster 35 x 17 Ospreys, em Belfast