Tempo de leitura: 2 minutos

Principal foco dos times masculino e feminino do Brasil será o Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro, em fevereiro

A temporada 2013 promete ser bem movimentada para as seleções brasileiras masculina e feminina de rugby sevens. Depois de passar um período de treinamento intensivo na Nova Zelândia, aproveitando a experiência dos profissionais do Crusaders, a geração olímpica inicia o ciclo 2013-2016 com um calendário cheio logo no primeiro semestre.

- Continua depois da publicidade -

A Seleção masculina terá duas disputas de alto nível já no mês de janeiro. O primeiro desafio será o Seven de Punta del Este, disputado de 12 a 13 de janeiro, no Uruguai. A competição é uma das mais prestigiadas do continente e contará com a participação de Brasil, Uruguai, Paraguai e Peru. Argentina e outros combinados, como o da África do Sul, ainda podem confirmar presença. Entre os dias 17 e 25 de janeiro, os tupis encaram o Seven Internacional de Viña, torneio tradicional sediado em Viña del Mar, no Chile. Estão confirmadas as seleções brasileira, argentina, uruguaia e chilena, além de dois clubes do país-sede e mais dois times da Argentina. Quatro vagas ainda estão em aberto para equipes do continente.

“Os dois torneios têm um nível técnico muito forte e isso é bom para ganhar ritmo de jogo e entrosamento, já pensando no Sul-Americano de Sevens. Apesar de ser uma rotina puxada, é uma boa oportunidade para melhorar a parte técnica e tática”, comenta o capitão da Seleção masculina, Daniel Gregg.

No início de fevereiro, a equipe feminina entra em campo para a disputa da segunda etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens do IRB (WSWS), uma competição que reúne as melhores equipes do mundo na modalidade. O torneio será realizado em Houston, nos Estados Unidos, de 2 a 3 de fevereiro. Um bom desempenho das brasileiras pode garantir vaga nas etapas de Guangzhou (China), de 30 a 31 de março, e Amsterdam (Holanda), entre 17 e 18 de maio.

 

Sul-Americano e Mundial na Rússia

A competição mais aguardada de 2013 será o Sul-Americano de Rugby Sevens, agendado para o Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 24 de fevereiro. A Seleção feminina irá defender uma hegemonia de nove anos contra as equipes do continente. Já a equipe masculina, que terminou em quinto lugar em 2012, quer presentear a torcida local com o título inédito.

Além do título continental, os campeões do torneio masculino e feminino garantem uma vaga na Copa do Mundo de Rugby Sevens (RWCS), que será realizada em Moscou (Rússia), entre os dias 28 e 30 de junho. Ao todo, 24 equipes masculinas e 16 femininas participam da principal competição da modalidade.

“Para garantir a vaga temos que entrar ainda mais fortes do que nos campeonatos anteriores. O favoritismo é nosso, são oito títulos desde 2004, mas nada disso será suficiente se não focarmos e fizermos a nossa parte. As outras equipes também estão crescendo, Uruguai e Colômbia aos poucos estão chegando ao nosso nível técnico e, assim, não podemos relaxar”, lembra Paula Ishibashi, jogadora da Seleção Brasileira.