Tempo de leitura: 4 minutos

Domingão largou em festa em Deodoro, pois o Brasil conquistou sua primeira vitória olímpica! No jogo tão aguardado contra o Japão, o Brasil se impôs e assegurou um triunfo muito festejado por 26 x 10, mas que acabou não rendendo classificação às quartas de final para as brasileiras. O Brasil terminou como o pior terceiro colocado 0 por conta do saldo de pontos – e terá pela frente a Colômbia nas semifinais pela disputa do 9º lugar, enquanto o Japão irá encarar o Quênia, sendo que a equipe que garantir o 9º lugar ficará com a vaga de seleção central da Série Mundial de Sevens 2016-17.

 

Ciente de que a vitória por 30 pontos de diferença o colocaria nas quartas, o Brasil foi para cima do Japão e inaugurou o marcador com Paulinha, que fez o primeiro try brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Ela bateu penal com rapidez e aproveitou o espaço na defesa asiática para cravar o try das Yaras. Porém, o Brasil sofreu um revés ainda no primeiro tempo. Cedendo a posse às japonesas por penal ofensivo, o Brasil levo o contra golpe, com Raquel detendo o avanço em lindo tackle. Mas, na sequência, Luiza cometeu penal nas 22 e recebeu amarelo. O Japão não perdoou e Kuwai caiu para o try de empate, 5 x 5, antes do intervalo.

- Continua depois da publicidade -

 

Em desvantagem no início do segundo tempo, o Brasil não conseguiu deter o jogo de passes velozes das japonesas e Yamaguchi virou o marcador. Contudo, assim que as Yaras voltaram a ser 7 o try do empate veio. Edna achou o espaço e Baby arrancou para o try do 10 x 10, com Raquel convertendo para dar a frente às Tupis, 12 x 10. O Brasil ganhou embalo e afirmou sua superioridade em campo. Com um chute para a lateral nas 22, as Tupis trabalharam bem a bola até Tatá deixar de offload para Amanda fazer o try crucial do jogo. E o melhor ainda estava por vir. No fim, Edna desferiu um chute cruzado para Baby apanhar e correr para seu segundo try na partida, fechando a contagem com estilo, 26 x 10.

 

“Era o jogo que precisávamos ganhar e conseguimos fazer isso. Não deu para chegarmos às quartas, mas agora é encarar a Colômbia para chegarmos na melhor colocação possível no torneio”, disse Edninha, após a partida. “Foi um jogo muito duro, nos complicamos um pouco, mas conseguimos pressionar o Japão na defesa, atacar bastante e buscar a vitória”, complementou Amanda Araújo, autora do terceiro try brasileiro.

 

“É um sentimento de gratidão e respeito que tenho pelo rugby, um esporte que me ensinou muitas coisas. Aprendi a explorar um lado meu que nem sabia que existia, da garra, de não desistir nunca e acreditar sempre. Fico muito feliz de ter ajudado o Brasil e ter anotado nosso primeiro try nas Olimpíadas”, resumiu Paulinha.

 

Antes das Tupis jogarem, no entanto, a Espanha já havia colocado o Brasil em situação difícil. As Leoas venceram em seu grupo o Quênia por 19 x 10. A partida começou difícil para as ibéricas, que viram as quenianas segurarem um empate em  5 x 5 na primeira etapa. Mas, no segundo tempo, com 2 tries, a Espanha fechou sua vitória em 19 x 10, que acabou lhe rendendo a classificação às quartas de final pelo saldo. O outro jogo que interessava ao Brasil opôs Fiji e Colômbia. Mas, a vitória improvável das colombianas não ocorreu, com Fiji carimbando sua classificação ao correr para 36 x 0 esperados.

 

Nos duelos mais aguardados, Austrália e Estados Unidos protagonizaram o único empate da rodada, com um jogo emocionante que valeu o primeiro lugar às australianas e jogou as estadunidenses para o terceiro posto. A Austrália começou forte abrindo 5 x 0 com a artilheira Tonegato, mas com erros em excesso as australianas viram dois contra golpes de Javelet resultarem na virada americana. Apenas na última bola do jogo Tonegato recebeu de Cherry, se esticou e fez o try do empate.

 

No grupo do Brasil, o leve favoritismo do Canadá sobre a Grã Bretanha de nada valeu. As britânicas fizeram um jogo monumental, confirmaram-se como a única seleção da primeira fase a simplesmente não sofrer nenhum try, provando uma defesa sólida, e derrotaram as Canucks por expressivos 22 x 0, cujo momento decisivo foi o primeiro cartão amarelo recebido pelas canadenses. Richardson e Wilson Hardy fizeram os primeiro tries na primeira etapa, enquanto Scarratt atropelou para os dois tries finais, que embalam as britânicas para o mata-mata.

 

Já a Nova Zelândia foi a única das favoritas que não escorregou, derrotando a França por 26 x 7. Huriana Manuel deu as cartas logo no início atropelando a defesa das Bleues, enquanto Kayla McAlister e Portia Woodman seguiram fazendo tries, um cada, na luta pela artilharia. A França chegou a ver uma luz na partida quando Grassineau disparou para o try de honra, mas as Ferns garantiram sem sustos o primeiro lugar. Portia Woodman é até aqui a maior anotadora de tries do torneio, com 5.

 

Nas quartas de final, jogarão Austrália x Espanha, Canadá x França, Grã-Bretanha x Fiji e Nova Zelândia x EUA.

 

rio 2016

Rio 2016 – Jogos Olímpicos – Torneio de Rugby Sevens

Torneio Feminino

DiaHoraLocalCasa vs Adversário
23/04/201616h00Old Georgians - Santiago, ChileChile68X07Paraguai
23/04/201616h15Allianz Parque - São PauloBrasil14X36Uruguai
30/04/201616h15Estádio do Pacaembu - São Paulo, SPBrasil20X20Chile
30/04/201616h30Estadio Héroes de Curupayty - AssunçãoParaguai15X60Uruguai
07/05/201615h30Estadio Héroes de Curupayty - AssunçãoParaguai21X32Brasil
07/05/201616h00Estadio Charrua - MontevidéuUruguai39X14Chile
SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Samoa215
Fiji210
Uruguai207
Zimbábue200
Grupo B
Espanha214
Namíbia210
Estados Unidos208
Hong Kong200

 

Foto: Luiz Pires/Fotojump