Tempo de leitura: 2 minutos

A expectativa para o próximo jogo do XV do Brasil – nessa sexta-feira, dia 17, contra o Quênia, em Macapá, às 17h00 – é grande, mas o horizonte do restante do ano já está em perspectiva. Na reunião estratégica promovida pela CBRu no começo deste mês foi confirmado que a Seleção Brasileira de XV jogará na Europa em novembro.

 

Com adversários, locais e datas ainda a serem oficializados, os Tupis farão a primeira gira na história da seleção de XV masculina à Europa. Os possíveis adversários listados são Espanha, Portugal, Alemanha e Bélgica, isto é, oponentes ranqueados atualmente entre o 22º e 0 30º lugares, isto é, acima do Brasil.

- Continua depois da publicidade -

 

Viagens à Europa já são corriqueiras para outras seleções que disputam o Americas Rugby Championship. O Uruguai, que está no momento na Romênia jogando a Copa das Nações, também irá em novembro ao Velho Continente para enfrentar Tonga (em sede neutra), Romênia e Alemanha. Já o Canadá confirmou que fará um importante test match com a Irlanda, em Dublin, no dia 12 de novembro.

 

A Seleção Brasileira Masculina de XV fez apenas uma viagem para fora das Américas em sua história. Foi em 2011, para Dubai, onde encarou Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Quênia pela Copa das Nações. No entanto, a Seleção Feminina de XV jogou na Holanda em 2008, em sua curta e breve história, enquanto a Seleção Brasileira Juvenil jogou as divisões inferiores do Mundial Juvenil da FIRA na Europa em 1995 (na Romênia), 1996 (na Itália), 1998 (na França) e 1999 (em Gales). Tanto a Seleção Masculina como a Feminina de Sevens já estiveram em todos os continentes.

 

CBRu irá criar um segundo XV nacional

Também foi comentada na reunião a criação de um XV de desenvolvimento para o Brasil, também seguindo prática que já acontece nas principais nações do mundo – e também das Américas. A equipe ainda não tem nome nem calendário, mas foi informalmente chamada de Academias XV, em alusão ao fato de estar atrelada ao programa de alto rendimento da CBRu. O Uruguai, por exemplo, jogará o Campeonato Argentino de Seleções Provinciais (a terceira divisão) com seu XV de desenvolvimento, apelidado de Charruas XV.

 

Foto: Brasil x Alemanha 2015 – João Neto/Fotojump