Tempo de leitura: 3 minutos

A quarta-feira de Rio 2016 começou com o rugby masculino definindo seus classificados às quartas de final! Mas, a definição dos 8 melhores não foi nada previsível nem tranquila, com emoção até o fim e com a potência mundial Nova Zelândia passando muito perto de uma histórica eliminação ainda na primeira fase, garantindo sua classificação por ínfimo 1 ponto de saldo.

 

E todo o sofrimento neozelandês começou com a vitória do Japão sobre o Quênia por largos 31 x 5, em jogo que confirmou a grande fase dos japoneses e eliminou os quenianos, que pareciam promissores antes do Rio. O tryman Injera fez o try de honra dos africanos, mas com um jogo taticamente perfeito o Japão correu para 5 tries, sendo 2 do tonganês-neozelandês Lemeki.

- Continua depois da publicidade -

 

O resultado jogou pressão sobre os All Blacks, que tiveram verdadeiro “blackout” no primeiro tempo contra a Grã-Bretanha. Os britânicos não perdoaram os erros atipicamente em excesso dos neozelandeses e o escocês Mark Bennett, o galês James Davies e o inglês artilheiro Dan Norton correram para abrirem 21 x 0 sobre os neozelandeses. Mas, a Nova Zelândia se encheu de orgulho e foi para cima no segundo tempo, com Rieko Ioane, Ware e Ormond cruzando o in-goal para os preciosos tries. No entanto, uma conversão perdida fez toda a diferença e no fim os All Blacks não conseguiram a virada. 21 x 19, que colocou a Nova Zelândia na situação de avançar no máximo como a segunda terceira colocada.

 

O jogo que definiu a sorte neozelandesa foi o último da jornada, com Fiji, já classificado, enfrentando os Estados Unidos. A vitória dos EUA, o empate ou mesmo uma vitória fijiana por no máximo 3 pontos de diferença classificariam os americanos e eliminariam os neozelandeses. Caso Fiji vencesse por 4 ou mais pontos teria nas quartas de final pela frente justamente a Nova Zelândia. Mesmo assim, como prega a moral do rugby, não houve “corpo mole” fijiano. E o que se viu foi um jogão de alternâncias. Danny Barrett rompeu para o primeiro try dos estadunidenses no começo do jogo, mas a resposta veio em contra golpe de Kolinisau. A situação parecia se complicar para os neozelandeses quando Fiji foi reduzido antes do intervalo a 6 homens por amarelo, mas foi Ravouvou que cruzou o in-goal, colocando Fiji na frente, 12 x 7. Os EUA abriram o segundo tempo com Perry Baker arrancando para o try da virada, 14 x 12, mas Mata e Kunatani devolveram o time da Oceania à liderança. No fim, Ebner em contra ataque fulminante fez o try americano que reduziu para 5 pontos a diferença, mas a conversão foi perdida e a Nova Zelândia sobreviveu. 24 x 19.

 

Já o Brasil terminou com o último lugar da primeira fase ao cair contra a Argentina por 31 x 00. O jogo foi de domínio completo dos Pumas, que abriram 3 tries de frente aproveitando os erros brasileiros. Muller, Revol (aproveitando o scrum nas 5 desguarnecido) e Alvarez cruzaram o in-goal antes do intervalo para abrirem 19 x 0, enquanto Schulz e Bruzzone deram números finais na segunda etapa.

 

No Grupo B, África do Sul, França e Austrália terminaram igualadas em pontos e classificadas. A França fez o esperado e derrotou a Espanha por 26 x 5, com Vakatawa cravando dois dos tries dos Bleus. Já a África do Sul não empolgou e perdeu para a Austrália que jogava sua vida. Parahi e Cussack abriram 12 x 0 para os australianos, enquanto Senatla descontou no segundo tempo, 12 x 5.

 

Duelarão nas quartas de final: Fiji x Nova Zelândia, Japão x França, Grã-Bretanha x Argentina e África do Sul x Austrália. Já pelo 9º lugar as semifinais serão Estados Unidos x Brasil e Espanha x Quênia.

 

rio 2016

Rio 2016 – Jogos Olímpicos – Torneio de Rugby Sevens

Torneio Masculino

SeleçãoPJVEDPPPCSP
Uruguai933001354392
Chile431111026636
Brasil431116677-11
Paraguai0300343160-117
- Vitória = 3 pontos;
- Empate = 1 ponto;
- Derrota = 0 pontos;

- Os 2 primeiros colocados garantem vaga para enfrentar a Argentina na Sudamérica Rugby Cup de 2017

SeleçãoJogosPontos
Grupo Norte
México314
Ilhas Cayman310
Bermuda305
Bahamas300
Grupo Sul
Guiana313
Trinidad e Tobago311
Barbados305
Jamaica300

 
Foto: Fotojump