Tempo de leitura: 2 minutos

Está confirmado! A Seleção Brasileira de Rugby jogará mesmo em Macapá, capital do Amapá, em junho. Ontem foi assinado acordo entre a CBRu e o Governo do Estado do Amapá, com apoio da empresa Total, patrocinadora da Confederação, formalizando que no dia 18 de junho Macapá receberá o amistoso internacional entre Brasil e Quênia de Rugby XV, tendo como preliminar um triangular de seven-a-side masculino entre Brasil, Guiana e o clube carioca Guanabara, também patrocinado pela Total.

 

“Temos orgulho de apoiar essa nova iniciativa que vai ajudar a disseminar no Amapá a cultura desse esporte que prega o respeito, a disciplina e a solidariedade, valores que praticamos na Total”, afirma Maxime Rabilloud, Diretor-geral da Total E&P do Brasil – subsidiária da Total que atua no setor de óleo e gás nacional e está iniciando atividades na região Norte do país.

- Continua depois da publicidade -

 

Palco do evento, o Estádio Milton Corrêa, o Zerão, comporta 10 mil torcedores e tem como particularidade ser cortado pela Linha do Equador, que passa exatamente sobre a linha de meio campo de seu gramado. Por esse motivo, o duelo entre Brasil e Quênia valerá a “Taça dos Hemisférios”, sendo que, assim como o Brasil, o Quênia também tem seu território cortado pelo Equador.

 

“Nossa raiz indígena, nosso estádio Zerão que está na única capital do país cortada pela linha imaginaria do Equador e receber a Seleção Brasileira, do Quênia, certamente mostra que o Governo do Estado, este empenhado em desenvolver todas as modalidades esportivas, sem distinção. Sabemos da nossa responsabilidade e acredito que vamos contribuir com o desenvolvimento do rugby no Brasil e especialmente no Amapá. Em breve, quem sabe vamos ter o primeiro time amapaense”, disse Edinoelson Trindade, secretário de Estado, Desporto e Lazer (Sedel) do Governo do Estado do Amapá (GEA).

 

As ações no norte do país começarão já no dia 17 de junho. Haverá um festival de rugby para crianças visando à disseminação do esporte na região. Às margens do Rio Amazonas, a CBRu planeja uma partida de rugby na lama, local em que o “futelama” é bastante tradicional.

 

No dia 18, o público poderá acompanhar a preliminar de sevens e o jogo principal de XV.  Em 2011, Brasil e Quênia já se enfrentaram, em Dubai. No confronto bastante apertado, a nação africana faturou a vitória por 27 a 25. Já Brasil e Guiana se enfrentaram no sevens masculino duas vezes, ambas pelos Jogos Pan-Americanos, com duas vitórias brasileiras: em 2011, em Guadalajara, por 26 x 7, e em 2015, em Toronto, por 31 x 5.