Tempo de leitura: 2 minutos

O rugby sevens masculino tradicionalmente abre o ano e em janeiro o Circuito Sul-Americano valerá como classificatório para a Copa do Mundo de Sevens e para o Hong Kong Sevens (a 2ª divisão mundial) de 2018.

Nesse ano, o Sul-Americano será novamente composto por 2 etapas: a primeira em Punta del Este, no Uruguai, nos dias 6 e 7 de janeiro, e a segunda em Viña del Mar, no Chile, nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

A novidade é a expansão do número de participantes, com 6 seleções sul-americanas e outras 6 convidadas. Entre os sul-americanos, jogarão os torneios, Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Colômbia e o campeão dos Jogos Bolivarianos de 2017 (competição que terá a participação das demais seleções, nos dias 20 e 21 de novembro, na Colômbia). Já os convidados serão Estados Unidos, Canadá, África do Sul, França, Irlanda e Alemanha.

- Continua depois da publicidade -

 

Vagas na Copa do Mundo e em Hong Kong

Os argentinos não competirão por vagas na Copa do Mundo (por já estarem garantidos) e no Hong Kong Sevens (por já serem da primeira divisão mundial), o que significa que apenas Brasil, Uruguai, Chile, Colômbia e o campeão dos Jogos Bolivarianos lutarão pelas duas vagas sul-americanas em cada uma dessas competições.

O Hong Kong Sevens é o torneio da segunda divisão da Série Mundial de Sevens (o circuito mundial). Cada continente tem direito a 2 vagas nele, dadas aos 2 melhores de cada continente entre as equipes que não estão já na elite mundial. O torneio ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2018.

Já a Copa do Mundo de Sevens é a segunda máxima competição do sevens mundial, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos. Ela é disputa de 4 em 4 anos, em sede única, diferentemente da Série Mundal de Sevens, que acontece anualmente com torneios em 10 países. A Copa do Mundo de Sevens de 2018 será realizada em São Francisco, nos Estados Unidos, de 20 a 22 de julho, e a América do Sul terá duas vagas, além da Argentina.

 

Jogos Bolivarianos em novembro

Os Jogos Bolivarianos são realizados a cada 4 anos como uma olimpíada dos países da parte norte da América do Sul, que tiveram suas independências no século XIX como parte das ações de Simón Bolívar. Os Jogos foram criados em 1938 e não têm relação com o chavismo venezuelano. O rugby sevens estará na edição deste ano, em Santa Marta, na Colômbia, e contará com participação de países convidados apenas para o sevens.

Entre os homens, jogarão o sevens os Jogos Bolivarianos 8 países: Colômbia, Chile, República Dominicana, Paraguai, Peru, Venezuela, Equador e El Salvador. Entre eles, chilenos, colombianos e dominicanos não concorrem às vagas no Sul-Americano, pois Chile e Colômbia já estão garantidos e a República Dominicana não é membro da Sudamérica Rugby.

 

Datas

Jogos Bolivarianos 2017 – Santa Marta (Colômbia) – 20 e 21 e novembro de 2017

Sul-Americano de Sevens – 1ª etapa Punta del Este (Uruguai) – 6 e 7 de janeiro de 2018

Sul-Americano de Sevens – 2ª etapa Viña del Mar (Chile) – 13 e 14 de janeiro de 2018