Tempo de leitura: 9 minutos

brasil australia houston

Nas próximas madrugadas de sexta para sábado e sábado para domingo, o Brasil estará novamente em campo nos gramados internacionais! Desta vez, as atenções irão para a seleção feminina, que disputará o Guangzhou Sevens, a 3ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina, na cidade chinesa de Cantão!

A fórmula de disputa segue a dos demais torneios, com 12 seleções divididas em 3 grupos com 4 equipes, sendo que as duas primeiras colocadas de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas avançam às quartas-de-final.

- Continua depois da publicidade -

O torneio terá transmissão ao vivo via internet no site oficial da Série Mundial de Sevens Feminina (clique aqui)!

Na quinta-feira, a lista de atletas do Brasil será liberada oficialmente.

 

Brasil quer vencer as grandes

As Amazonas caíram no Grupo A do torneio, e enfrentarão Nova Zelândia, Holanda e Tunísia. O objetivo é claro: chegar finalmente às quartas-de-final, após ter conquistado um 12º lugar em Dubai e um 9º lugar em Houston. A missão não é fácil, mas é claramente possível, sendo este o primeiro desafio brasileiro após o eniacampeonato sul-americano. 

O Brasil travará um duelo particular com a seleção da Tunísia, para garantir ao menos o terceiro lugar do grupo. Uma contundente vitória sobre as africanas colocará o Brasil em boa situação para brigar pela vaga. Credenciadas pelo título sul-americano, as brasileiras ainda almejam uma vitórias sobre as holandesas, que as garantiria nas quartas-de-final sem depender de quaisquer outros resultados. “Todas estão muito confiantes no novo sistema de jogo que estamos implementando com o nosso treinador, Youssef Driss. Vimos que se entrarmos concentradas e continuarmos aplicando tudo o que fazemos nos treinos, podemos ter ótimos resultados”, afirmou Julia Sardá, capitã da Seleção. Paulinha Ishibashia e Maíra ficaram de fora por lesão.

As holandesas – que receberão a última etapa do circuito – não fizeram até aqui nenhuma grande campanha, mas têm uma equipe profissional e que fez alguns bons jogos contra as principais potências do mundo até aqui, incluindo uma vitória por 19 x 5 sobre o Canadá em Houston.

Já contra a Nova Zelândia, o objetivo é perder de pouco, para que o saldo de pontos seja suficiente para garantir, ao menos, uma das vagas destinadas aos terceiros colocados. As neozelandesas são as favoritas absolutas ao primeiro lugar do grupo e o ao título. Com apenas 4 pontos de frente sobre a vice-líder da temporada Austrália, a Nova Zelândia joga suas fichas em Guangzhou para chegar à última etapa como virtual campeã.

 

Austrália e Inglaterra miram as Black Ferns

Australianas e inglesas são as grandes adversárias das neozelandesas na luta pelo título da temporada. A Austrália caiu no Grupo B, e terá como principal concorrente ao primeiro lugar a forte seleção do Canadá, que vem decepcionando no circuito, ocupando a humilde sétima posição. Completam o grupo Irlanda e Japão. As japonesas tiveram uma fraca, porém esperada, campanha em Houston, vencendo o Brasil uma vez e perdendo na segunda partida. As irlandesas, por sua vez, se destacaram no Europeu Feminino de Sevens, garantindo vaga na Copa do Mundo e no Guangzhou Sevens. As irlandesas têm tudo para surpreender no torneio, ainda mais após sua seleção de XV se sagrar ineditamente campeã do Six Nations, passando pela favorita Inglaterra com folga. Aproveitando algumas das atletas campeãs, a Irlanda terá grandes possibilidades de brigar inclusive com australianas e canadenses. Tudo vai depender de como farão a trasição do sucesso no XV para o sevens.

Por fim, o Grupo C tem como principal força a Inglaterra, terceira colocada na temporada. As inglesas precisam de qualquer maneira do título na China para seguirem sonhando com a conquista do circuito, que apagaria um pouco o vexame no rugby XV da perda do Six Nations. Pela frente, as inglesas terão os Estados Unidos, que vem fazendo campanha irregular até aqui, mas que não deixa de ser uma real força. China e Fiji completam o grupo e brigam pela terceira posição. As fijianas são uma incógnita, mas se jogarem algo próximo do que o time masculino joga já serão fortes candidatas a surpresa. A China, por sua vez, joga em casa e apoiada pela torcida, e espera se superar em campo. As chinesas têm resultados muito próximos daqueles obtidos pelo Brasil internacionalmente, estando em situação semelhante em termos de ambição.

 

guangzhou sevensWSWS

Guangzhou Sevens – 3ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina – em Cantão, China

Grupo A: Nova Zelândia, Holanda, Brasil e Tunísia

Grupo B: Austrália, Canadá, Japão e Irlanda

Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, China e Fiji

 

Integram a seleção brasileira:

Angélica Gevaerd – Binha – SPAC
Bárbara Santiago – Niterói
Beatriz Futuro – Baby – Niterói
Carla Barbosa – São José
Edna Santini – Edninha – São José
Julia Sardá – Desterro
Juliana Esteves – Xoxa- Bandeirantes
Maria Gabriela Avila – Gabi – SPAC
Mariana Ramalho – Mari – SPAC
Taís Balconi – Tatá – Desterro
Thais Cruz – Xuxu – SPAC
Thamara Rangel – Vitória

 

Guangzhou Uni Town Stadium

Sede: Guangzhou Uni Town Stadium (capacidade: 50,000 espectadores), em Cantão, China

 

Sexta, dia 29 de março / Sábado, dia 30 de março

Das 23h00 às 6h15 (horários de Brasília)

Inglaterra x China

Estados Unidos x Fiji

Nova Zelândia x Brasilàs 23h44

Holanda x Tunísia

Austrália x Japão

Canadá x Irlanda

Inglaterra x Fiji

Estados Unidos x China

Nova Zelândia x Tunísia

Holanda x Brasilàs 2h28

Austrália x Irlanda

Canadá x Japão

Inglaterra x Estados Unidos

China x Fiji

Brasil x Tunísia – às 5h10

Austrália x Canadá

Japão x Irlanda

 

Sábado, dia 30 de março / Domingo, dia 31 de março

Das 23h00 às 6h30 (horários de Brasília)

Finais

 

 

Melhores momentos da Série Mundial de Sevens Feminina