Tempo de leitura: 4 minutos

O Brasil irá a campo nesse domingo! A Seleção Brasileira Masculina M19 disputará entre os dias 11 e 17 deste mês o Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2016, que será realizado inteiramente no Old Grangonian Club, em Santiago, no Chile (Av. Del Valle 11.300, Colina), valendo vaga no Troféu Mundial M20 de 2017, a segunda divisão do Mundial Juvenil.

 

O torneio terá formato simples, com Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai se enfrentando no sistema de todos contra todos, tendo a segunda rodada na quarta-feira, 14, e a última rodada no sábado, 17. Quem se sagrar campeão garantirá vaga na segunda divisão mundial e também na Sudamérica Rugby Cup de 2017, o desafio anual contra a Argentina, valendo o máximo troféu do continente. Entretanto, com o Uruguai sendo candidato a receber o Troféu Mundial M20 de 2017, uma segunda vaga na competição poderá ser aberta à América do Sul caso os uruguaios sejam confirmados como sede do ano que vem. O anúncio deverá ser feito em breve. Já o último colocado do Sul-Americano M19 terá que enfrentar a Colômbia, campeã da segunda divisão de 2016, na repescagem para permanecer na elite continental em 2017.

- Continua depois da publicidade -

 

Assim como o Sul-Americano adulto, o Sul-Americano M19 confere na classificação 3 pontos para a vitória e 1 ponto para o empate, não adotando sistema de ponto bônus. A competição não deverá ter transmissão.

 

O que esperar do Brasil?

Nesta semana, o Portal do Rugby entrevistou o treinador da seleção brasileira, o argentino Damian Rotondo, que esteve conduzindo atividades no Sul do país, e comentou sobre o desenvolvimento de novos talentos e a importância do torneio, já pensando no próximos anos.

 

Em 2015, o Brasil terminou o torneio – realizado no Paraguai – no terceiro lugar, vencendo os paraguaios por 32 x 12 (foto), mas caindo diante de uruguaios (que se sagraram campeões), por 27 x 12, e chilenos, por 32 x 3. O desafio para os comandados de Rotondo está no fato de jamais em jogos oficiais pelo Sul-Americano Juvenil o Brasil ter vencido Uruguai e Chile.

 

Quando os Curumins entrarem em campo nesse domingo contra os donos da casa, o desafio brasileiro estará em repetir o que a seleção adulta já logrou e quebrar o tabu diante dos Condoritos. No Sul-Americano Juvenil, já foram 15 duelos entre brasileiros e chilenos, com 15 triunfos dos andinos. A categoria de base chilena merece todo o respeito, tendo logrado inclusive uma vitória sobre o Japão no Troféu Mundial M20 de 2013. Porém, o Brasil já conseguiu derrotas muito apertadas recentemente, como o 9 x 0 de 2009, o 18 x 7 de 2013 (em São José) e o 18 x 0 de 2014, mostrando que também entre os juvenis o Brasil já encostou nos chilenos.

 

O jogo de 2016 entre Brasil e Chile poderá ter valor redobrado por conta da candidatura uruguaia a receber o Troféu Mundial. Por todos os resultados que vem obtendo, inclusive no Mundial M20 (que incluíram um 4º lugar em 2014, um 3º lugar em 2015, com direito a vitórias sobre Tonga e Fiji, e um 6º lugar em 2016, com derrotas por menos de um penal de diferença para Fiji e Estados Unidos), a categoria de base vitoriosa do Uruguai credencia os Teritos como os grandes favoritos ao título desta edição do torneio continental.

 

Com relação ao time brasileiro de 2015, 8 atletas seguem no time e garantem experiência ao grupo que vai ao torneio no Chile. São eles Arthur Etlin, Douglas Rauth, Felipe Rosa, Igor de Campos, Leonardo Ceccarelli, Matheus Cláudio, Pedro Vinícius Franco e Thiago Evaristo. Vivendo intensamente o novo sistema de academias de alto rendimento implementados pela CBRu, os Curumins de 2016 têm tudo para serem os mais competitivos que o Brasil já colocou no Sul-Americano M19. Agora, é ter paciência para colher os frutos, sem esquecer que o trabalho na base é contínuo e tem muito ainda a evoluir no Brasil.

 

Tabela de jogos do Sul-Americano M19

Domingo, 11 de setembro

chile logoversus(14)tupi logo

14h00 – Chile x Brasil

 

uru novo copy copyversus(14)paraguai copy

16h00 – Uruguai x Paraguai

 

Quarta-feira, 14 de setembro

14h00 – Vencedor Uruguai/Paraguai x Perdedor Chile/Brasil

16h00 – Vencedor Chile/Brasil x Perdedor Uruguai/Paraguai

 

Sábado, 17 de setembro

14h00 – Perdedor Chile/Brasil x Perdedor Uruguai/Paraguai

16h00 – Vencedor Chile/Brasil x Vencedor Uruguai/Paraguai

 

Convocados do Brasil

ARIEL RODRIGUES DA SILVA – Jacareí (SP)

ARTHUR ERIC MICHEL ETLIN – Pasteur (SP)

BRENDON ALVES PINHEIRO – Pasteur (SP)

DANIEL LIMA DA SILVA – Rio Branco (SP)

DAVID MULLER DAGIVA DA PASCOA – BH Rugby (MG)

DEVON VINCENT MULLER – Sharks Academy (África do Sul)

DOUGLAS TIAGO RAUTH – Curitiba (PR)

FEDERICO DE TOMI PADILLA – Curitiba (PR)

FELIPE GOMES ROSA – São José (SP)

FELIPE GONÇALVES CUNHA – Pasteur (SP)

FREDERICO DALLIGNA PASQUALI – Charrua (RS)

IGOR DE CAMPOS – São José (SP)

JOÃO VICTOR PEREIRA DA SILVA – São José (SP)

LEONARDO VILLEN CECCARELLI – Jacareí (SP)

LEVY MARINHO DA SILVA – São José (SP)

LUCAS FERRER SPAGO – Pasteur (SP)

LUIZ EDUARDO TRINDADE – SPAC (SP)

LUKAS ESTRELA MILLER TAVARES – Niterói (RJ)

MATHEUS AUGUSTO DE SOUZA CLAUDIO – Jacareí (SP)

MATHEUS RODRIGUES ROCHA – Jacareí (SP)

MICHAEL OLIMPIO GOMES DE OLIVEIRA – Iguanas (SP)

PEDRO VINICIUS BEDIN FRANCO – Tornados Indaiatuba (SP)

PIERO SALVATORE POZZI – Jacareí (SP)

RAFAEL HENRIQUE DOS SANTOS – São José (SP)

THIAGO HENRIQUE EVARISTO – Curitiba (PR)

VICTOR GUILHERME SOUZA SILVA – São José (SP)