Tempo de leitura: 2 minutos

A Sudamérica Rugby, a confederação sul-americana, anunciou oficialmente os formatos das competições de seleções masculinas de XV do ano que vem. Em 2018, como já antecipado, o Sul-Americano da primeira divisão passará a contar com 6 seleções, com a volta da Argentina e a promoção da Colômbia, porém o formato não será de todos contra todos.

Em 2018, as seis seleções serão divididas em 2 grupos com 3 seleções cada, mas cada seleção enfrentará somente as equipes do outro grupo, em um total de 3 jogos. Ao final das 3 rodadas, será declarada campeã a equipe que mais pontos tiver somado, sem que todos os times tenham se enfrentado. Assim, a Sudamérica Rugby transformará o Sul-Americano em um campeonato de 6 seleções, mas com somente 3 rodadas, sem que todos os times se enfrentem e sem final.

Cada equipe fará um ou dois jogos em casa e um ou dois jogos fora de casa, a definir. Os jogos serão em maio de 2018 e o Brasil enfrentará Argentina, Chile e Colômbia e não jogará contra Uruguai e Paraguai. Ainda não foi anunciado qual desses oponentes os Tupis receberão em casa.

- Continua depois da publicidade -

A segunda divisão seguirá com 4 seleções – Venezuela, Peru, Costa Rica e Guatemala – ao passo que a terceira divisão terá também 4 equipes – Panamá, Nicarágua, El Salvador e o debutante Honduras. O Equador não participará do XV em 2018.

Já o Sul-Americano Juvenil será mesmo M20 para os países da primeira divisão, com Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai se enfrentando na segunda metade de março, em local a confirmar. A segunda divisão juvenil seguirá sendo M20, ao passo que será criada ainda uma terceira divisão M18 no formato de 10-a-side.

 

Competições Sudamérica Rugby 2018 – XV masculino

Sul-Americano A (maio de 2018)

Grupo Oeste: Argentina, Chile e Colômbia

Grupo Leste: Uruguai, Brasil e Paraguai

Sede: jogos em todos os países, com cada um recebendo 1 ou 2 partidas;

*jogos apenas entre equipes de grupos diferentes, sem jogos dentro do grupo

 

Sul-Americano B (setembro/outubro de 2018)

Venezuela, Peru, Costa Rica e Guatemala

 

Sul-Americano C (agosto de 2018)

Nicarágua, Panamá, El Salvador e Honduras

 

Sul-Americano M20 – 1ª divisão (março de 2018)

Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai

 

Sul-Americano M19 – 2ª divisão (outubro de 2018)

Colômbia, Peru, Venezuela

 

Sul-Americano M18 – 3ª divisão – ten-a-side (outubro de 2018)

Países da América Central (a definir)