Lions venceram batalha cheia de tries contra Jaguares, Foto: Lions

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Uma dilúvio de tries nesse fim de semana no Super Rugby, com uma rodada recheada de jogos de muitos pontos. Após 4 semanas, apenas 2 times estão invictos: Crusaders e Rebels.

O Crusaders fizeram dérbi neozelandês contra o irreconhecível Chiefs, que ocupa incrivelmente a lanterna da competição, sofrendo atropelo atrás de atropelo. 57 x 28, na maior vitória da história dos ‘Saders sobre os Chiefs. 9 tries para os rubronegros, com o fullback Will Jordan e o hooker Codie Taylor marcando 2 tries cada. Destaque também para o primeiro try, de Ennor, recebendo lindo offload de Goodhue.

Os Hurricanes também venceram dérbi na Nova Zelândia, mas mais apertado: 25 x 22 em casa contra o Highlanders. Aaron Smith abriu o placar para os visitantes, mas Ngani Laumape segue imparável e fez 2 tries para os ‘Canes. Os Highlanders responderam no segundo tempo com tries de Tomkinson e Coltman, virando o placar. A vitória do time de Wellington saiu somente no apagar das luzes de forma dramática, com Ben Lam marcando try de empate aos 71’ e, com o tempo esgotando, Beauden Barrett chutou o penal da vitória.

Ainda na Nova Zelândia, o Blues celebrou sua primeira vitória na competição, fazendo 28 x 20 nos japoneses do Sunwolves. Um show de Rieko Ioane, que simplesmente marcou todos os 4 tries dos Blues.

Invicto, o Rebels vai dominando a Conferência Australiana neste início, com vitória na sexta em dérbi contra o Brumbies. Dramáticos 29 x 26, com todos os tries do time de Melbourne saindo no primeiro tempo. Koroibete, Maddocks, Genia e Maddocks de novo já aos 71′ selaram o triunfo dos Rebels.

No sábado, a Austrália parou para o maior clássico do país, entre Waratahs e Reds, jogado no Sydney Cricket Ground, estádio mais antigo de Sydney. Os Waratahs venceram pela 10ª vez seguida o arquirrival e seguiram perseguindo os Rebels. 28 x 17, com Alex Newsome fazendo o try decisivo aos 70′.

Na África do Sul, a liderança é dos Bulls, que venceram duelo direto pela ponta contra os Sharks. 37 x 14, com Jesse Kriel marcando o primeiro try e Rosko Specman brilhando com mais 2 tries, além de 5 penais certeiros de Handré Pollard.
Já em Joanesburgo, os vice-campeões Lions, pressionados pela falta de bons resultados, receberam os Jaguares argentinos e triunfaram em um jogo doido de 7 tries a 6, fechado em 47 x 39 para os sul-africanos. Os Lions começaram atropelando com tries de Herbst, Jantjies e Kwagga Smith. Moyano reduziu para os argentinos aos 32′, apanhando chute de Bofelli, mas Simelane em contra-ataque deu o troco com o quarto try. Antes do intervalo, Montoya cravou o segundo try argentino e o jogo foi ao intervalo promissor em Lions 26 x 13. O segundo tempo começou com mais atropelo sul-africano, com tries de Schoeman e Skosan 2 vezes em questão de apenas 10 minutos. Mas os Jaguares estavam vivos, Montoya descontou e no fim os Jaguares deram um gás final de 3 tries nos 10 minutos finais, com Baldunciel, Moroni e Tuculet, arrancando um improvável bônus.

Os Stormers folgaram na rodada.

- Continua depois da publicidade -

Super Rugby 2019

Hurricanes 25 x 22 Highlanders

Rebels 29 x 26 Brumbies

Crusaders 57 x 28 Chiefs

Blues 28 x 20 Sunwolves

Waratahs 28 x 17 Reds

Lions 47 x 39 Jaguares

Bulls 37 x 14 Sharks

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;