Jaguares seguram os Waratahs. Foto: David Neilson/Jaguares

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Restam somente mais 3 rodadas para o fim da temporada regular do Super Rugby e duas equipes já estão garantidas no mata-mata: Crusaders e Hurricanes, os gigantes da Nova Zelândia. Já a briga pelas demais vagas está totalmente aberta e quem está sorrindo no momento é o rugby argentinos, com os Jaguares assumindo a 3ª colocação geral e a liderança da Conferência Sul-Africana/Argentina após afirmativa vitória na Austrália sobre os Waratahs.

A vitória argentina em Sydney – no recém inaugurado Western Sydney Stadium – foi construída com amplo domínio no primeiro tempo. Os Jaguares controlaram posse e território e marcaram o primeiro try aos 25′ com Ramiro Moyano após longa pressão. Miotti e Foley trocaram penais ainda antes do intervalo, mas os Jaguares eram superiores e conquistaram um precioso segundo try aos 48′, novamente com Moyano disparando na ponta, em jogada construída após turnover. Os ‘Tahs reagiram, arrancaram um penal try de maul aos 55′ e cruzaram o in-goal aos 65’ com Curtis Rona na ponta, mas o empate não veio e no fim os australianos cederam à pressão e entregaram 2 penais para Bonilla chutar com precisar e dar os 23 x 15 para os visitantes.

Os Jaguares ultrapassaram os Bulls no topo de sua conferência por conta da derrota dos sul-africanos na Austrália diante dos Brumbies, que seguem como os melhores australianos do momento. 22 x 10 em Canberra, com Tevita Kuridrani roubando a cena com 3 tries para o time da casa.

O segundo lugar na África do Sul/Argentina é dos Sharks, que venceram dérbi sul-africano crucial contra os Lions, concorrentes diretos, por 27 x 17. Foi um começo afirmativo do time de Durban em casa com tries de Curwin Bosch (em interceptação) e Dan Du Preez (em maul) logo no começo. Mapoe deu a resposta ao time de Joanesburgo com try aos 31′ e Cyle Brink, aos 49′, igualou o marcador com o segundo try dos Lions. Porém, Mapimpi interceptou passe nas 22 de defesa e disparou para try aos 59′ que se provou decisivo para os Sharks.

Enquanto isso, o Stormers se manteve no páreo pela classificação ao vencer na Cidade do Cabo os neozelandeses dos Highlanders por 34 x 22. Jogão de 4 tries a 3 para os sul-africanos, com direito a try crucial do capitão Kolisi ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o try de Naholo aos 67′ colocava os Highlanders de vez no trilho da virada, mas Jean-Luc Du Plessis marcou o try da vitória dos Stormers logo na sequência. O resultado classificou matematicamente os Hurricanes (que folgaram na rodada) aos playoffs.

Já na Nova Zelândia, no clássico da rodada, os Crusaders venceram os Blues por placar apertado, provando a evolução do time de Auckland, que ainda sonha com o mata-mata. 19 x 11 apenas, com Bryn Hall marcando o único try dos ‘Saders, logo aos 11’, enquanto Mo’unga chutou os penais decisivos. No fim, Rieko Ioane fez o try dos Blues que manteve o jogo em aberto até o fim.

Os Chiefs, por sua vez, se mantiveram também sonhando com vitória vitral sobre os Reds por 19 x 13. O triunfo, porém, não foi convincente, com os australianos flertando com a virada no fim.

Por fim, os Rebels seguiram na cola dos Brumbies na luta pelo topo da Austrália ao atropelarem em Tóquio os japoneses do Sunwolves por 52 x 07, em jogo de 8 tries para a equipe de Melbourne, incluindo 2 de Koroibete e 2 de Maddocks.

Super Rugby 2019

- Continua depois da publicidade -

Chiefs 19 x 13 Reds

Brumbies 22 x 10 Bulls

Sunwolves 07 x 52 Rebels

Crusaders 19 x 11 Blues

Waratahs 15 x 23 Jaguares

Stormers 34 x 22 Highlanders

Sharks 27 x 17 Lions

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;