Foto: Super Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O último invicto caiu no Super Rugby! O Crusaders foi a Sydney e foi derrotado pelo Waratahs, que agora é o melhor time da Austrália.

O time neozelandês, poderoso campeão, viveu uma semana emotiva, uma vez que o Crusaders é de Christchurch, cidade assolada pelo atentado terrorista que matou 50 pessoas.

O jogo começou com homenagem às vítimas e, em campo, os Crusaders não conseguiram render no começo, vendo os Waratahs marcarem 2 tries em 11 minutos, com Holloway e Clark. Ainda no primeiro tempo, Bridge marcou o primeiro try dos visitantes e o jogo pegou fogo, com os ‘Tahs se defendendo bem e segurando a vantagem até os instantes finais do segundo tempo, quando Bernard Foley chutou cruzado para Israel Folau aparecer e decidir o jogo com o terceiro try australiano. O try tornou Folau o maior artilheiro de tries da história do Super Rugby, com 95. No fim, Jordan fez um último try para o Crusaders, colocando números finais: Waratahs 20 x 12.

Com a derrota do Crusaders, o Hurricanes encostou na briga pela ponta da Conferência Neozelandesa, vencendo em casa os sul-africanos do Stormers, em um jogão apertado até o fim. Ben May e Jordie Barrett (recebendo chute rasteiro do scrum-half Richard Judd) marcaram os primeiros tries do jogo, ao passo que Siya Kolisi e Mbonambi marcaram os tries da reação e virada sul-africana antes do intervalo, na força do maul. Lá e cá, Wes Goosen virou para os ‘Canes aos 52′, Jaco Coetzee deu o troco para os Stormers e Goosen novamente deixou os anfitriões em vantagem. E, aos 70’, Beauden Barrett decidiu o duelo com o try final da vitória neozelandesa. 34 x 28 com emoção até o fim.

Ainda na Nova Zelândia, os Blues levantaram a cabeça vencendo o clássico da rodada contra os Highlanders. Outro jogão de 33 x 26, com a bala Rieko Ioane marcando 2 vezes para o time de Auckland e Nanai e Tuipulotu decidindo o jogo no segundo tempo com os tries cruciais no Eden Park.

Já o Chiefs, que vivia inferno, conseguiu vencer seu primeiro jogo na temporada e foi fora de casa, na África do Sul, contra os Bulls. 56 x 20 com estilo, em uma avalanche de tries do time neozelandês, com 7 tries a 2. Alaimalo, Nankivell e Retallick marcaram 2 tries cada em partida de domínio completo.

A liderança na África do Sul é do Lions, que foi a Singapura e venceu o Sunwolves (que viveu dura semana com o anúncio de seu fim após 2020) por 37 x 24. O time japonês não facilitou nada a vida dos sul-africanos, abrindo o placar com um penal try, por um tapa na bola ilegal de Mahuza. Mas Malcolm Marx liderou a virada no primeiro tempo com 2 tries e a segunda etapa teve 3 tries seguidos matadores dos Lions, com Groom, Jantjies e Mapoe. Warren-Vosayaco (com 2 tries para os Sunwolves) e Dayimani (marcando para os Lions) fecharam o placar.

Na vice liderança da África do Sul está o Sharks, que derrubou o bom time australiano do Rebels, com vitória em Durban por 28 x 14. Daniel Du Preez fez o primeiro try do jogo para os donos da casa, mas os australianos viraram com tries de English e Maddocks ainda no primeiro tempo. Foi só na segunda etapa que o Sharks assegurou o triunfo com tries de Robert Du Preez e Mapimpi.

Por fim, Reds e Brumbies fizeram dérbi australiano em Brisbane, com o Queensland Reds triunfando por 36 x 14. Higginbothan fez o único try paras vermelhos na primeira etapa e o segundo tempo pegou fogo, com mais 4 tries a 2 a favor do Reds. Mas destaque para Jahrome Brown, do Brumbies, que debutou no Super Rugby e marcou try com 6 segundos em campo.

- Continua depois da publicidade -

Os Jaguares argentinos folgaram na rodada.

 

Super Rugby 2019

Blues 33 x 26 Highlanders

Hurricanes 34 x 28 Stormers

Waratahs 20 x 12 Crusaders

Sunwolves 24 x 37 Lions

Bulls 20 x 56 Chiefs

Sharks 28 x 14 Rebels

Reds 36 x 14 Brumbies

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;