Sipi Tau de Tonga! Os tonganeses tiveram seus momentos contra os ingleses. Foto: World Rugby - Handout/World Rugby via Getty Images)

Tempo de leitura: 3 minutos

O jogo que abre o sábado de Copa do Mundo é decisivo para as duas seleções em campo. Argentina e Tonga foram derrotadas em suas estreias pelo Grupo C, por França e Inglaterra, respectivamente, e precisam de todo modo de uma vitória nesse sábado para manterem esperanças de se classificarem às quartas de final.

A Argentina trocou somente 4 nomes com relação ao último jogo em seu XV titular, ciente da dificuldade do duelo com Tonga. Julian Montoya, Tomas Lezana, Benjamin Urdapilleta e Santiago Carreras são as novidades e muito importantes. Montoya entrará no lugar de Creevy com a camisa 2, mostrando que o hooker e ex capitão não estava em seu melhor momento, ao passo que Urdapilleta assumirá a camisa 10 no lugar de um pouco inspirado Nico Sánchez. Tomás Lezana pegou a camisa 8 de Ortega Desio, que também não vinha bem, e Carreras, que vem agradando, estará na ponta que era de Moyano.

A pressão em cima do técnico Mario Ledesma é óbvia, com os Pumas precisando de um desempenho mais inspirado. Conta Tonga, a batalha no pack de forwards é crucial e a Argentina sabe que seu jogo de chutes e, sobretudo, a qualidade em abrir a bola contra um time mais lento e pesado será crucial para criar os espaços.

- Continua depois da publicidade -

Tonga deu trabalho defensivamente contra a Inglaterra, mostrando combatividade física que preocupa os Pumas. O técnico Toutai Kefu celebrou o retornou de Telusa Veainu, seu jogador mais perigoso e veloz na linha, o que tornará os ‘Ikale Tahi mais perigosos com a bola em mãos do que foram diante dos ingleses. A perda principal com relação ao jogo passado foi a lesão do abertura Kurt Morath, fazendo Tonga apostar em James Faiva, que atua no rugby de clubes espanhol. Desafio imenso para um atleta de pouca experiência em jogos desse nível.

O pack tonganês tem gigantes do calibre de Kalamafoni e Vaipulu na terceira linha, Lousi na segunda linha, Tameifuna e Fisi’ihoi na primeira linha, enquanto a Argentina hoje conta com uma segunda linha funcionando muito bem, com Lavanini e Petti, mas o restante do time precisará evoluir muito para oferecer um jogo tranquilo aos Pumas. O favoritismo é todo argentino, mas o desafio não será simples.

Copa do Mundo de Rugby – Japão 2019

Sábado, dia 28 de setembro (Horário de Brasília)

GRUPO C

versus copiar

01h45 – Argentina x Tonga, em Osaka – ESPN AO VIVO

Árbitro: Jaco Peyper (África do Sul)

Assistentes: Ben O’Keefe (Nova Zelândia) e Brendon Pickerill (Nova Zelândia) / TMO: Rowan Kitt (Inglaterra)

Histórico: 1 jogo e 1 vitória da Argentina, 45 x 16, em 2015 (Copa do Mundo);

Argentina: 15 Emiliano Boffelli, 14 Matías Moroni, 13 Matias Orlando, 12 Jeronimo De La Fuente, 11 Santiago Carreras, 10 Benjamin Urdapilleta, 9 Tomas Cubelli, 8 Tomás Lezana, 7 Marcos Kremer, 6 Pablo Matera (c), 5 Tomas Lavanini, 4 Guido Petti, 3 Juan Figallo, 2 Julian Montoya, 1 Nahuel Tetaz Chaparro;

Suplentes: 16 Agustín Creevy, 17 Mayco Vivas, 18 Santiago Medrano, 19 Matias Alemanno, 20 Javier Ortega Desio, 21 Felipe Ezcurra, 22 Nicolás Sanchez, 23 Bautista Delguy;

Tonga: 15 Telusa Veainu, 14 Viliami Lolohea, 13 Malietoa Hingano, 12 Siale Piutau (c), 11 David Halaifonua, 10 James Faiva, 9 Sonatane Takulua, 8 Maama Vaipulu, 7 Zane Kapeli, 6 Sione Kalamafoni, 5 Halaleva Fifita, 4 Sam Lousi, 3 Ben Tameifuna, 2 Paula Ngauamo, 1 Siegfried Fisi’ihoi;

Suplentes: 16 Sosefo Sakalia, 17 Vunipola Fifita, 18 Ma’afu Fia, 19 Sitiveni Mafi, 20 Nasi Manu, 21 Leon Fukofuka, 22 Latiume Fosita, 23 Cooper Vuna;

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44