Bordeaux se mantém na liderança com vitória diante do Bayonne. Foto:divulgação

Tempo de leitura: 4 minutos

Ano novo e o Top 14 continua com tudo. O Bordeaux (1º) não teve dificuldade para bater em casa o Bayonne (11º) se mantendo isolado na liderança, seguido de perto pelo Lyon (2º) que venceu fora de casa o Agen (14º). O destaque da rodada porém vai para o Stade Français (13º) que em Paris venceu o clássico diante do Toulouse (7º) fazendo a melhor partida em muitos anos e deixando a última colocação.

O Bordeaux segue dominando a competição e continua sem ser ameaçado. A vítima dessa semana foi o Bayonne, que viajou para a terra dos vinhos e acabou derrotado por 22 a 3. Com estádio cheio os donos da casa não foram ameaçados, jogando o suficiente para conquistar o ponto bônus ofensivo e se manter a 11 pontos do terceiro colocado. Os bascos perderam o gás e começam a ver a zona de rebaixamento cada vez mais perto.

- Continua depois da publicidade -

Pressionado e sem jogar bem o Lyon conquistou uma vitória épica fora de casa contra o Agen por 13 a 12. Os visitantes não conseguiram manter o ritmo depois do final da copa do mundo e uma série de resultados ruins aproximou o time da terceira colocação. Nesse final de semana mais uma vez a equipe vinha jogando mal, indo para o intervalo perdendo por 12 a 0 diante do fraco Agen. Na segunda etapa, porém os Lobos conseguiram encontrar o ritmo dominando a partida e virando o jogo nos minutos finais, o resultado é fundamental para o moral da equipe e mantém o time firme na segunda colocação, o Agen por outro lado cai para a lanterna com o risco de ser o novo Perpignan.

Esse foi final de semana de Clássico. Stade Français e Toulouse mais uma vez entram em campo em Paris para uma das partidas mais tradicionais do rugby francês com os donos da casa vencendo por 30 a 18. Um torcedor desavisado não acreditaria que estava vendo uma partida entre o lanterna e o atual campeão, o time da cidade luz dominou do começo ao fim com um rugby ágil aproveitando as extremidades do campo, o Toulouse não encontrou maneira de reagir e anotou o primeiro try apenas aos 26’ da segunda etapa. Com o resultado o Stade Français saiu da lanterna e mais importante não perde a três jogos e pela primeira vez em muito tempo tem uma atuação que empolga a torcida. Os occitanos, que vinham de uma sequência quase perfeita tanto no Top 14 quanto no europeu, foram surpreendidos pela vontade e eficiência dos donos da casa e caem para o meio da tabela deixando Lyon e Toulon se distanciarem.

O Castres (12º) é o pior visitante do Top 14 e nesse final de semana manteve a sina. A equipe viajou para enfrentar o Toulon (3º) entregando o resultado de bandeja para os donos da casa, os visitantes receberam quatro cartões amarelos na primeira etapa e foram para o intervalo já com a derrota assegurada. O time da Provence, que vem embalado, não teve dificuldades para dominar os adversários, indo para o intervalo com uma vantagem de 26 pontos no placar e encerrando a partida em 43 a 3. O Toulon se beneficia da derrota do Toulouse para assumir a terceira colocação e mantém no encalço do Lyon.

O final de semana foi bom para os times de Paris e, assim como o Stade Français, o Racing (5º) não teve dificuldades para bater, jogando na cidade luz, o Clermont (8º) por 27 a 19. Os visitantes fizeram uma partida atípica, muito ineficientes dando diversas chances para time azul e brando. O resultado mantém ambas as equipes no pelotão do meio, segurando o Clermont que tinha a chance de encostar nos líderes.

A Section Paloise (10º) é uma das equipes mais humildes do Top 14 e que tradicionalmente tem como objetivo não cair. Esse ano, porém a equipe começou confiante, buscando algo a mais, o sonho caiu por terra e o time de lutar contra o rebaixamento. O time foi derrotado pelo La Rochelle (4º) em casa por 44 a 13, acumulando o quarto resultado negativo em casa da temporada, algo desastroso para um time que tradicionalmente é muito difícil de ser batido em seus domínios. Os atlânticos conquistam a primeira vitória fora de casa da temporada e não são mais o pior visitante, assumindo a quarta colocação. O time é tradicionalmente o melhor mandante da França, mas se quiser algo a mais precisa somar pontos fora de casa.

O Montpellier (6º), depois do empate semana passada, bateu em casa o Brive (9º) por 29 a 26. O resultado não reflete o que foi a partida com os donos da casa dominando a maior parte do jogo e deixando escapar o ponto bônus ofensivo. Mais uma vez todos os olhares se voltaram para o abertura Handre Pollard contratação estelar da temporada, que vem jogando bem mais ainda distante de ser a estrela que se espera.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Agen 12 x 13 Lyon
Racing 27 x 19 Clermont
Bordeaux 22 x 3 Bayonne
Pau 13 x 44 La Rochelle
Montpellier 29 x 26 Brive
Toulon 43 x 3 Castres
Stade Français 30 x 18 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;