La Rochelle contra Toulouse. Foto;Twitter @infosportplus

Tempo de leitura: 3 minutos

O Campeonato Francês está chegando à reta final e com seis rodadas para o final da primeira fase muita coisa pode mudar. Toulouse (1º) e Clermont (2º) seguem dominando a competição batendo fora de casa La Rochelle (7º) e Agen (12º) respectivamente enquanto cinco equipes disputam as quatro vagas remanescentes nas finais. Na parte de baixo o Perpignan (14º) venceu a segunda na competição, batendo em casa o Grenoble (13º) resultado que que praticamente rebaixa os alpinos.

O Toulouse segue sem perder e agora mais líder que nunca. O time colocou em campo todas as suas estrelas batendo fora de casa o La Rochelle, que é sempre muito forte quando joga na costa atlântica, por 23 a 19. O time continua a encantar colocando em campo uma mistura entre experiência e juventude, que tem dado muito certo como é o caso do jovem ponta Lucas Tauzin, de apenas 21 anos, que anotou mais um try e começa a se colocar como um possível selecionável para os Blues.


O Clermont volta a vencer fora de casa, fato que não acontecia desde dezembro, batendo a frágil equipe do Agen por 28 a 13. Os donos da casa entraram em campo jogando um rugby desprentecioso e focado no ataque, o que acabou por confundir os amarelos, mas que com o passar do tempo fizeram valer a maior capacidade técnica controlando as ações na segunda etapa, com a liderança do veterano scrum-half da seleção francesa Morgan Parra, que continua a ser um dos pilares da equipe.

- Continua depois da publicidade -

O Lyon (3º) jogou em casa esse final de semana, pressionado pela derrota avassaladora sofrida semana passada para um time remendado do Toulouse, respondendo a altura. Mesmo não jogando bem a equipe bateu o Toulon (10º) por 42 a 33, um jogo muito disputado em que os visitantes pressionaram muito, principalmente na segunda etapa. O resultado mantém o Lyon na terceira posição e devolve um pouco do moral da equipe , o Toulon segue jogando para cumprir tabela.

A série invicta de seis jogos do Castres (5º) chegou ao fim depois de um primeiro tempo ruim em Paris diante do Stade Français (8º), com os visitantes perdendo por 32 a 16. Os donos da começaram o jogo impondo um ritmo intensos, se aproveitando dos penais da desorganização dos adversários, para anotar quatro tries ainda na primeira etapa e praticamente definir a partida. O resultado mantém os parisienses na disputa por uma vaga nas finais e impede o Castres de se consolidar nas primeiras posições

O Racing (4º) entrou em campo pensando na partida da semana que vem pela Champions Cup contra o Toulouse, precisando de uma vitória contundente para se manter na briga por uma vaga nas finais e aumentar o moral da equipe, e cumpriu seu papel, vencendo o Bordeaux (6º) por 45 a 27, com direito a ponto bônus. Os donos da casa fizeram um primeiro tempo ruim, mas uma performance dominante na segunda etapa garantiu o resultado, o único destaque negativo vai para o fullback reserva Teddy Iribaren, expulso por um soco no seu rival de posição e que dever perder a partida contra o Toulouse.

O Montpellier (9º) conquistou uma vitória fundamental para o futuro da equipe, jogando fora de casa, diante da Section Paloise (11º) por 24 a 15. Os comandados do lendário técnico neozelandês, Vern Cotter, finalmente fizeram uma apresentação de gala, principalmente no primeiro tempo quando anotaram cinco tries. O resultado mantém vivas as chances do Montpellier se classificar paras as finais, mesmo que o time, na prática, não possa perder mais nenhum jogo


Forma necessárias vinte rodada mas torcida catalã finalmente pode ver o time do Perpignan vencer em casa, batendo o Grenoble por 22 a 16. Vitória é um tributo ao espírito indomável dos catalães, que mesmo com o time praticamente rebaixado continuam a lotar o estádio e acreditar na equipe, o destaque vai para o fullback Enzo Selponi que converteu cinco penais e foi essencial para a vitória. O resultado é desastroso para os alpinos que perdem a partida perdem pontos importantes e afundam na zona de rebaixamento, ficando 9 pontos atrás do 12º colocado, uma longa distância com apenas seis rodadas para serem disputadas.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Lyon 42 x 33 Toulon

Stade Français 32 x 16 Castres

Perpignan 22 x 16 Grenoble

Pau 15 x 24 Montpellier

Agen 13 x 28 Clermont

Racing 45 x 27 Bordeaux

La Rochelle 19 x 23 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto