Toulouse vence em Paris. Foto: AFP\Kenzo Tribouillard

Tempo de leitura: 3 minutos

No descanso do Six Nations todos os olhos se voltam para o Top 14. O Toulouse (1º) venceu o clássico diante do Stade Français (8º) em Paris engatando a décima-segunda partida sem perder no Top 14. O Clermont (2º) segue no encalço do líder superando em casa o Grenoble (13º) enquanto a briga pelas ultimas vagas nas finais continua a pegar fogo.

O Toulouse continua invencível. Os occitanos bateram o Stade Français, um dos clássicos mais importantes do rugby francês, em Paris, por 28 a 9 e mantém o recorde de 12 partidas sem perder no Top 14, tudo isso sem contar com suas principais estrelas, que estão no Six Nations. Sem os grandes nomes o Toulouse apostou em uma mistura de veteranos com jovens promessas, com destaque para ponta Lucas Tauzin, que anotou seu primeiro try, e o hooker Guillaume Marchand ambos de 20 anos. A combinação tem dado certo e a equipe venceu sem grandes problemas não tendo sido ameaçada em nenhum momento pelo time de rosa.

- Continua depois da publicidade -

O Clermont fez a lição de casa, batendo o combalido Grenoble por 52 a 17 e conquistando o ponto bônus ofensivo, que mantém a equipe no encalço do Toulouse. A equipe colocou em campo algumas de suas estrelas internacionais, como o abertura Camille Lopez, que não está bem na seleção francesa, mas não era necessário já que o time do Grenoble não conseguiu apresentar perigo.

Demorou mas o Castres (5º) finalmente fez uma partida digna do atual campeão francês batendo fora de casa o Lyon (3º), que não perdia em seus domínios há mais de um ano, por 23 a 15. A partida teve todos os elementos clássicos do jogo do Castres chutes táticos além de um jogo de rucks focado em diminuir o ritmo, algo que pode não ser muito bonito mas é extremamente eficiente. A vitória é um passo gigante na luta pela classificação.

O Racing (7º) teve um começo de ano ruim, a equipe que disputava a liderança da competição engatou três derrotas seguidas e agora briga por uma vaga nas finais. O time recebeu o La Rochelle (4º) precisando de um bom resultado e não decepcionou, atropelando os atlânticos por 50 a 14, anotando oito tries, com destaque para um triplo do ponta Teddy Thomas, e espantando a crise.

O Montpellier (9º) recebeu o Bordeaux (6º) muito pressionado, depois da série de resultados ruins, mas conseguiu finalmente fazer uma boa partida batendo o time da terra dos vinhos por 37 a 10. A pesar do placar elástico, com direito a ponto bônus, os donos da casa não jogaram um rugby vistoso, apostando no pragmatismo para construir o resultado.

O Toulon (10º) continua a experimentar uma pequena evolução no campeonato, depois do início de ano tumultuado, a equipe viajou e não teve dificuldade para bater o Perpignan (14º) por 24 a 11. Os catalães por outro lado perdem a décima partida seguida em casa e continuam com apenas uma vitória na competição, prometem esmagar todos os recordes negativos do Top 14.

No único duelo entre duas equipes que lutam contra o rebaixamento a Section Paloise (11º) levou a melhor vencendo em casa o Agen (12º) por 27 a 17. O jogo porém teve como destaque o extra campo, um caso que começou no início do ano com os jogadores se organizando para derrubar o então técnico Carl Hayman e que culminou com a demissão do presidente da equipe indignado com a atitude de seus jogadores, apesar disso o time respondeu em campo fazendo uma excelente partida.

 

 

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Racing 50 x 14 La Rochelle

Montpellier 37 x 10 Bordeaux

Clermont 52 x 17 Grenoble

Pau 27 x 17 Agen

Lyon 15 x 23 Castres

Perpignan 11 x 24 Toulon

Stade Français 9 x 28 Toulouse

 

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto